Nos acompanhe

Paraíba

Enfermeiros da rede municipal oferecem cuidados de Atenção Básica até assistência hospitalar

Publicado

em

Cuidar do paciente é a principal função dos profissionais de Enfermagem, essenciais na assistência à saúde das pessoas. Em João Pessoa, a rede municipal conta com enfermeiros e técnicos em enfermagem nos diversos serviços de saúde, seja na Atenção Básica, Especializada, hospitalar ou pré-hospitalar, diariamente dedicados a oferecer cuidados à população da Capital.

Danielle Vasconcelos é enfermeira e atua na Unidade de Saúde da Família (USF) Mangabeira Integrada. Para ela, o diferencial de sua profissão é conseguir promover o autocuidado do usuário. “O cuidado na Enfermagem é essencial, mas o vínculo e educação em saúde é um grande diferencial do enfermeiro, fazer com que a pessoa consiga mudar seus hábitos para ter mais qualidade de vida e se ver como sujeito ativo em seu processo de saúde”, disse.

Em sua rotina de trabalho, lida com várias linhas de cuidado dentro do contexto da Atenção Básica, a exemplo de saúde da mulher, da criança e do idoso, além de atendimentos voltados a hipertensos, diabéticos e vacinação. Mas relembra que os momentos mais marcantes em sua carreira foram os atendimentos durante o período mais crítico da Covid-19.

“Foi muito chocante, porque nós lutávamos contra o desconhecido enquanto estávamos perdendo nossos colegas e familiares, mas tínhamos que continuar atendendo as pessoas. Foi muito difícil e acho que, neste momento, foi quando a Enfermagem começou a mostrar a sua importância, principalmente, na vacinação”, recordou Danielle.

Assim como Danielle, Eda Carla Cavalcanti também é enfermeira da Atenção Básica e trabalha na USF Matinha I, no bairro de Jaguaribe. Para ela, ser profissional de Enfermagem é amor e vocação em cuidar do outro. “Vários momentos marcaram a minha vida profissional e uma delas foi atuar e participar de um parto normal humanizado. Lembro daquela mãe jovem com aquele olhar apreensivo, mas que sentia confiança em mim, como profissional, não soltou a minha mão e dizia sempre: ‘eu confio em você enfermeira’. O bebê nasceu saudável, ficou com a mãe em contato pele a pele, mamou e ela agradeceu imensamente a mim por estar ao lado dela e passar confiança e paz. Isso é gratificante”, afirmou.

Já a enfermeira Gisele Falcão atua na Atenção Hospitalar, mais especificamente na ala amarela do Complexo Hospitalar de Mangabeira. Todos os dias, quando chega ao trabalho pela manhã, faz as visitas nas enfermarias e se ocupa também do serviço burocrático como atualizar prontuário, verificar se o paciente tem exames pendentes e solicitação de material. “Normalmente não trabalho na assistência, mas como é um hospital com uma grande demanda, muitas vezes é necessário que eu atue na assistência junto com as outras enfermeiras”, explicou.

Gisele se considera uma profissional realizada, pois sempre sonhou em atuar na área da Saúde para prestar assistência às pessoas. “Eu me emociono com o caso de um paciente que passou cerca de seis meses internado, em decorrência da Covid-19, passando por sala vermelha, UTI e clínica médica até receber alta e voltar para os braços da família”, contou.

Valorização – No último mês de abril, o prefeito Cícero Lucena anunciou que o pagamento do piso salarial para os profissionais da Enfermagem poderá ocorrer já neste mês de maio, a partir do repasse do Governo Federal, que já assegurou o interesse em garantir a fonte para possibilitar o pagamento da categoria e já encaminhou a matéria ao Congresso Nacional.

12 de maio – A data é lembrada em homenagem a Florence Nightingale, marco da Enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 1940, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Continue Lendo

Paraíba

Governo lança calendário 2024 das audiências do Orçamento Democrático Estadual na próxima segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão, lançará na próxima segunda-feira (29) o calendário das Audiências Públicas Regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) – Ciclo 2024. O evento acontecerá na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 10h.

No programa semanal “Conversa com o Governador”, o governador João Azevêdo adiantou que as audiências serão iniciadas no dia 3 de maio e todas as demais datas e municípios, que sediarão as plenárias do ODE, serão divulgados nesta segunda-feira.

“Nós faremos, mais uma vez, uma grande festa da democracia participativa, ouvindo o povo, dando respostas rápidas às demandas. O Orçamento Democrático vem, ao longo dos anos, aumentando o número de participantes por conta da sua credibilidade porque o governo apresenta um nível de resolutividade muito alto”, frisou o gestor.

A solenidade de lançamento do Ciclo 2024 será aberta ao público e abrirá o calendário de 16 grandes plenárias que devem acontecer nas 14 regiões geoadministrativas do Estado, envolvendo a população dos 223 municípios paraibanos.

Saiba mais – O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio Maia reforça alianças em Casserengue e participa de entrega de ações e investimentos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Casserengue, localizada no interior do Estado, recebeu importantes investimentos através de emendas parlamentares do deputado federal Gervásio Maia na noite dessa sexta-feira (26/04).

Os recursos destinados visam melhorias significativas na qualidade de vida dos moradores da cidade em obras e custeio da administração.

Ao lado do prefeito Vandegalega, do vice-prefeito Leandro Neixa, além dos vereadores Wellington, Francinaldo e Millian, secretários, líderes comunitários e os cidadãos locais, o deputado detalhou as ações e agradeceu as parcerias no município.

“É uma alegria muito grande pode contribuir por meio das nossas emendas parlamentares para melhorar a qualidade de vida do povo de Casserenge.
Vamos juntos, minha gente”, ressaltou.

Confira:

Continue Lendo