Nos acompanhe

Paraíba

Projetos estruturantes para Campina Grande são destaques durante Audiência Pública da LDO 2024

Publicado

em

A Secretaria de Planejamento de Campina Grande (Seplan) foi representada pelo secretário da pasta, Felix Araújo Neto, na audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2024, que aconteceu nesta quarta-feira (24), na Câmara Municipal. Na ocasião, o secretário respondeu às demandas apresentadas pelos delegados do Orçamento Participativo (OP) e destacou os principais projetos desenvolvidos na Secretaria, ressaltando o empenho do prefeito Bruno Cunha Lima para solucionar demandas históricas.

Felix Neto falou sobre a importância da audiência pública para o desenvolvimento da cidade e adiantou que a Seplan está com a equipe pronta para a retomada da revisão do Plano Diretor após a divulgação dos dados do Censo 2022 do IBGE, como orientado pelo prefeito Bruno. Ele também abordou outras atividades importantes, como a organização dos conselhos municipais, a expectativa de novos investimentos em habitação na cidade e os projetos que estão avançando para execução, entre eles: a requalificação do Parque Evaldo Cruz; do Cine Capitólio e da Feira Central; e os projetos das avenidas Plínio Lemos, Brasília e Félix de Souza Araújo.

“Estamos trabalhando muito na elaboração de projetos e nos orgulhamos em dizer que temos projetos importantes e estruturantes, prontos para execução. Já entregamos alguns ao secretário Joab, da Secretaria de Obras, entre eles o do Parque Evaldo Cruz, que está em processo de licitação. Conseguimos concluir os projetos do Cine Capitólio, das avenidas Felix de Souza Araújo, Brasília e Plínio Lemos. Além de outro grande avanço para a nossa cidade, que é a requalificação da Feira Central, que ganhou um projeto arquitetônico e urbanístico impactante e bonito, e seguirá um cronograma de cinco etapas para sua total requalificação. Estamos em um momento muito feliz, pois os primeiros anos da gestão do prefeito Bruno foram de planejamento e organização e, agora, temos um cenário positivo e uma gestão que vai transformar esta cidade em um canteiro de obras”, declarou Felix Neto, durante a audiência.

A LDO 2024 está sendo discutida, durante toda esta semana, na Câmara Municipal, com a participação da população, dos delegados do Orçamento Participativo, de vereadores e dos representantes de cada secretaria e de cada órgão da Prefeitura de Campina Grande. Ainda nesta quarta-feira se apresentaram os secretários Renato Gadelha (Agricultura); Joab Machado (Obras); Carlos Dunga Júnior (Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos); João Batista (diretor da Urbema) e Márcia Madalena, representando a Secretaria de Finanças.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias tem o objetivo de estabelecer normas e diretrizes para o fechamento da Lei Orçamentária Anual (LOA), compreendendo metas e prioridades administrativas; estrutura orçamentária; dívidas públicas e despesas com o pessoal de cada pasta da administração pública. Ela é elaborada anualmente, apontando as prioridades do governo para o próximo ano.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Sessão Especial na Assembleia discute estrutura dos trabalhadores ambulantes no Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) terá nesta segunda-feira (06/05) uma Sessão Especial para debater a organização e estrutura dos trabalhadores ambulantes no Estado.

A audiência é de propositura do deputado estadual, Hervázio Bezerra (PSB), e tem por objetivo ouvir demandas dos profissionais e promover através do poder público melhores condições para os profissionais comercializarem seus produtos.

O debate tem início às 14h no Plenário Deputado José Mariz e pode ser acompanhado pelo canal da Assembleia no YouTube.

Continue Lendo

Paraíba

Saúde: Hospital Geral de Taperoá receberá dez novos leitos de UTI

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Gervásio Maia (PSB), anunciou em suas redes sociais a destinação de emendas parlamentares para a Saúde de Taperoá, cidade localizada no Cariri paraibano.

A ação é fruto de uma reunião entre o parlamentar e o governador João Azevêdo (PSB), que garantirá a aquisição de dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ao Hospital Geral de Taperoá, além do primeiro tomógrafo público da cidade. O investimento é de aproximadamente R$ 3,2 milhões.

“Quero nesse momento mais uma vez agradecer a importante parceria com o governador João Azevêdo fazendo com que hospitais distritais e regionais da nossa Paraíba tenham investimentos sonhados de uma vida inteira. Tenho certeza que Taperoá e região receberão essa notícia com muita alegria”, celebrou Gervásio.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Meme “Luiza, que está no Canadá” volta à tona para lembrar show da Madonna no Brasil em 2012; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba entrou na lista de acontecimentos “marcantes” para identificar o período exato do show da Madonna realizado em 2012 no Brasil, o último antes do mais recente, realizado no sábado, dia 04 de maio de 2024, nas areias da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

A lembrança veio por meio do jornalista de Cultura, Flávio Pinto, do Estadão que, dentre outros acontecimentos listados para relembrar como era o Brasil em 2012, época do show da maior popstar do planeta ainda viva, relembrou um dos fatos mais engraçados da história dos comerciais vistos na televisão aberta paraibana.

Ao detalhar o ‘meme’, Flávio lembrou que a Luiza havia sido citada pelo pai, o colunista Gerardo Rabelo, em um comercial para uma construtora e que ela aparecia apenas num porta-retratos.

Uma frase dita por um colunista social da Paraíba se tornou um dos maiores memes da rede social anteriormente conhecida como Twitter (hoje, a plataforma é X) e rompia a bolha da internet. Em um comercial para uma construtora, Gerardo Rabello aparecia reunindo a família para recomendar um novo empreendimento residencial, mas fazia a ressalva de que havia gente faltando. No caso, era Luiza, sua filha, que estava no Canadá.

Mesmo aparecendo somente por meio de uma imagem em um porta-retrato [sic], a garota ajudou a fazer uma frase ser repetida à exaustão. O meme ainda rendeu a hashtag #LuizaEstanoCanadá no Twitter com mais de 1,5 milhões [sic] de menções. Anos depois, a propaganda, ou pelo menos a expressão, é lembrada – e até comemorada pela internet afora“.

À época, o comercial virou ‘meme’ porque a Luiza havia sido citada pelo pai como se toda a família fosse, assim como ele, conhecidíssima pelo público de todas as classes sociais, embora fosse apenas pela ‘bolha’ da alta sociedade paraibana. E, depois, pela surpresa dele estar se referindo a imagem num porta-retratos.

Confira o vídeo que originou o ‘meme’:

Continue Lendo