Nos acompanhe

Paraíba

Defensoria volta a reunir órgãos públicos para discutir problemas da comunidade do Aratu

Publicado

em

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) recebeu mais uma vez na manhã desta terça-feira (23) moradores da comunidade do Aratu, órgãos municipais, estaduais e federais, além da concessionária de água do estado, para tratar da falta de abastecimento de água enfrentada pelos habitantes da localidade. A reunião aconteceu na Sede da DPE-PB, no bairro de Tambiá.

A audiência foi conduzida pela coordenadora do Núcleo Especial de Cidadania e Direitos Humanos (NECIDH) da DPE-PB, Fernanda Peres, e pelo procurador dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF), José Godoy. Na pauta, a continuidade das tratativas referentes ao fornecimento – em caráter provisório – de água para os moradores da Comunidade Aratu que residem na área da Embrapa e se encontram sem acesso à água desde outubro de 2022.

Estiveram presentes na reunião, representantes da Cagepa, Procuradoria-Geral do Estado, Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB), Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb) e Secretaria Executiva da Participação Popular (Sepp).

O encontro faz parte de uma série de iniciativas promovidas pela Defensoria Pública para garantir direitos básicos aos habitantes daquela área. Os residentes da comunidade vêm enfrentando dificuldades como a falta de abastecimento de água, energia e problemas de regularização fundiária há anos.

“Não se pode admitir que cidadãos que já sofrem em razão da pobreza sejam expostos a ainda mais descaso pelo Estado, que se vale de sua própria omissão para continuar negando direitos constitucionais essenciais e fundamentais. Essas tratativas visam a possibilitar a garantia do mínimo existencial, a que os moradores não estão tendo acesso”, explicou a defensora pública Fernanda Peres.

Na oportunidade, foi solicitado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) que realize a perfuração de poços ou o fornecimento de carros-pipa ao Aratu, para uma solução imediata de abastecimento de água, enquanto a regularização fundiária da região não acontece. A ausência da regularização é a justificativa para a negativa de fornecimento de serviços essenciais pelos órgãos, como energia, água e esgoto.

À Cagepa, foi solicitado o cálculo de litros de água para a localidade, bem como um estudo para garantia de reservatório nas áreas em que possam ser realizadas as perfurações.

ENCAMINHAMENTOS 
– Com a reunião, ficou estabelecido um diálogo entre a Sedurb e a Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) para verificar a possibilidade do fornecimento de carros-pipa e instalação dos poços. E também com a Procuradoria Geral do Município de João Pessoa, para a resolução das questões legais.

A Cagepa se comprometeu a realizar o estudo para o abastecimento dos reservatórios dos poços, bem como verificar as questões burocráticas para efetivar o fornecimento.

Já a Procuradoria-Geral do Estado ressaltou que irá atuar com maior proximidade nos problemas da comunidade do Aratu. A ARPB acrescentou que regula a Cagepa e a Energisa e fiscaliza o cumprimento de Resoluções.

Uma nova reunião está marcada na sede da Seinfra para que sejam discutidas e aprofundadas as soluções para a localidade. Também está prevista uma visita à comunidade para o reconhecimento do terreno e da situação geral do Aratu.

Continue Lendo

Paraíba

Mapa turístico facilita a experiência dos visitantes n’O Maior São João do Mundo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE) e a empresa Arte Produções, continua investindo no turismo durante o Maior São João do Mundo. Com o objetivo de proporcionar uma experiência ainda mais completa aos visitantes foi disponibilizado um mapa turístico online, em formato de mini outdoor, localizado estrategicamente na entrada do Parque do Povo, na rua João Moura.

O mapa turístico é uma iniciativa que visa auxiliar turistas a explorarem e conhecerem melhor a cidade de Campina Grande, durante o período junino. A ferramenta possui informações sobre os principais pontos turísticos da região, indicando locais de interesse cultural, histórico e gastronômico. Além disso, o mapa também disponibiliza um QR Code, que direciona os visitantes ao site oficial do evento, onde podem obter mais detalhes sobre as festividades do São João.

Outro destaque do mapa é a inclusão de telefones úteis para emergências. Essa medida visa garantir a segurança e o bem-estar dos turistas, proporcionando acesso rápido aos serviços essenciais, caso seja necessário. Com essas informações à disposição, os visitantes podem aproveitar o São João de Campina Grande com mais tranquilidade e se sentirem amparados em qualquer eventualidade.

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Município, Laryssa Almeida, ressaltou a importância dessa iniciativa para fortalecer o turismo na região. ’Estamos empenhados em tornar a experiência dos turistas em Campina Grande ainda mais enriquecedora. Com o mapa turístico, eles terão acesso a informações precisas e relevantes, podendo explorar a cidade de forma mais eficiente e aproveitar ao máximo tudo o que o São João tem a oferecer’, afirmou.

A localização estratégica do mapa, na entrada do Parque do Povo, permite que os visitantes tenham acesso fácil e rápido às informações necessárias para desfrutar da festa junina. A iniciativa demonstra o compromisso em oferecer um ambiente turístico acolhedor e de qualidade, garantindo que os visitantes se sintam bem-vindos e tenham uma experiência memorável durante o evento.

A ação, em benefício do turismo, reforça o compromisso em promover o desenvolvimento econômico da região, aproveitando o potencial turístico do Maior São João do Mundo para atrair visitantes e impulsionar a economia local.

Continue Lendo

Paraíba

Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito, coordenado pela STTP, é finalista de premiação nacional

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), idealizado e coordenado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), é finalista de mais um prêmio nacional. Trata-se do Prêmio Parque Mobilidade Urbana (PMU), promovido pelo evento que leva o mesmo nome.

O NEAT é finalista na categoria “Iniciativas em favor da segurança viária”, concorrendo com ações das cidades de Fortaleza (CE), Campinas (SP), Jacareí (RJ) e São Paulo (SP). O resultado será divulgado dia 23 de junho, durante a realização do evento que é realizado pelo Connected Smart Cities (Cidades Inteligentes Conectadas) e pelo Mobilidade Estadão.

Segundo o site do PMU, o objetivo do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana é reconhecer e premiar iniciativas (públicas e privadas) e pessoas que promovam a mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva. Além do reconhecimento pela ousadia, inovação e capacidade de liderar e implementar, o prêmio vai proporcionar visibilidade e, o mais importante, oferecer a possibilidade de escalabilidade dos projetos e iniciativas, assim como inspirar potenciais líderes a se espelharem em carreiras inspiradoras.

Além disso, o superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, participará de uma mesa redonda, no dia 22 de junho, intitulada “E se tivéssemos dados abertos dos meios de transporte em todas as cidades brasileiras?”, que vai discutir a disponibilização dos dados do transporte público para a população por meio de tecnologias digitais.

Dunga Júnior vai debater o assunto com Marco Littig, Sócio-Diretor da Mobilibus; Cesar Olmos, CEO da Cittamobi; e Roberto Speicys Cardoso, CEO/Fundador da Scipopulis.

“Mais uma vez o NEAT, na luta para salvar vidas no trânsito, é reconhecido nacionalmente. Estamos concorrendo com iniciativas de grandes cidades e só em estarmos indicados já atesta a relevância do trabalho feito pelo núcleo. É um reconhecimento para todos que integram o NEAT, membros internos da STTP e os parceiros do SAMU, CPtran, Bombeiros, PRF e Hospital de Traumas”, comemorou Dunga.

Em 2022, o Núcleo recebeu, em Brasília, o certificado pela 2ª colocação na categoria “Educação realizada por órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT)”, no Prêmio Senatran, da Secretaria Nacional de Trânsito.

NEAT

As reuniões do órgão acontecem semanalmente, quando são analisados casos de acidentes na cidade. A partir daí, são discutidas soluções, nas áreas de sinalização, educação e fiscalização, para que diminuam os riscos de os sinistros acontecerem novamente.

Um dos principais resultados do NEAT é a parceria entre a STTP e o SAMU para o atendimento às vítimas de acidentes de trânsito. Pelos termos do acordo, os dois órgãos estão conectados permanentemente via rádio, aplicativo de mensagens e o sistema interno de comunicação.

Quando há um sinistro de trânsito com vítima, os Agentes de Trânsito vão ao local no menor tempo possível, para prestar apoio e garantir segurança viária durante os atendimentos do SAMU.

Durante os atendimentos, os profissionais da STTP também coletam dados sobre os acidentes, para alimentar o setor de estatística do NEAT, que levanta as causas dos sinistros e encaminha os casos para serem estudados, possibilitando, assim, a definição sobre que medidas devem ser tomadas para evitar que as ocorrências se repitam.

Continue Lendo

Paraíba

Governo do Estado lança, em Campina Grande, 36ª edição do Salão do Artesanato de Paraibano

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde)/Programa do Artesanato Paraibano (PAP), realizou na manhã desta segunda-feira (5), em Campina Grande, o lançamento do 36° Salão do Artesanato Paraibano, que será aberto na próxima quinta-feira (8) e prosseguirá até o dia 2 de julho, com o tema “Tudo Vira Arte na Feira de Campina”, homenagem a um dos ícones da Rainha da Borborema — a Feira Central. A solenidade de lançamento da 36ª edição do Salão do Artesanato, que tem ainda o Sebrae em sua realização, contou com a presença da primeira-dama do Estado e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins.

Na ocasião, foram apresentadas as novidades desta edição, como uma vasta programação cultural, com o cantor Capilé abrilhantando a abertura, e o lançamento do livro sobre o 36° Salão. A obra, que tem ilustração do artista plástico FlávioTavares e texto de Chico Alencar, é uma homenagem à Feira Central de Campina Grande por meio da ilustração.

Na solenidade de lançamento, Ana Maria Lins ressaltou a importância de mais este movimento para o artesanato paraibano. “É um momento muito esperado pelos nossos artesãos e artesãs, pois é a oportunidade de eles mostrarem o seu trabalho, se sentirem valorizados. É, sobretudo, uma oportunidade de geração de renda”, disse.

“O Governo do Estado tem investido muito no São João da Paraíba, com 18 milhões de reais investidos. Desse total, metade será destinada a Campina Grande, agraciando inclusive o próprio Salão”, continuou Ana Maria Lins, chamando a atenção da população para o lado solidário do Salão do Artesanato, no qual as pessoas terão a oportunidade de doar um quilo de alimento não perecível e cuja arrecadação será dividida com entidades que trabalham com pessoas em vulnerabilidade social na Rainha da Borborema.

Já a secretária do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, chamou a atenção para a grandiosidade do 36° Salão do Artesanato. “São cerca de 500 expositores em uma área de mil metros quadrados maior que a da edição anterior, fazendo do Salão do Artesanato de Campina Grande um local mais que propício para se conhecer toda a nossa riqueza artesanal, genuinamente paraibana”, disse, agradecendo ao governador João Azevêdo a homenagem dada à Feira Central de Campina Grande nesta edição do evento. “Aqui, a cidade começou. Portanto, é uma homenagem a todos os campinenses e aos paraibanos e turistas que amam esta cidade”, acrescentou.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, disse que fatores como “ótima localização” e o período do ano, o São João”, fazem com que as expectativas sejam as melhores possíveis. “Quando se acaba um Salão, começamos a planejar o Salão da edição seguinte, já que temos duas edições ao ano. Esse momento é muito importante, de realização para todos nós que fazemos o Programa do Artesanato Paraibano. Sob a orientação do governador João Azevêdo e da nossa presidente de Honra, Ana Maria Lins, trabalhamos para fazer o melhor Salão. A partir de quinta-feira, é com a população”, comentou.

O gerente do Sebrae regional de Campina Grande, João Alberto Miranda, fez um balanço positivo de mais esta parceria com o Governo do Estado na realização do Salão do Artesanato. “Acreditamos plenamente na força do empreendedorismo. Ainda mais quando este empreendedorismo tem suas raízes culturais, como é o Salão do Artesanato. Que nossos artesãos e artesãs vendam muito bem”, externou.

A solenidade de lançamento do 36° Salão do Artesanato Paraibano foi prestigiada pela vereadora Eva Gouveia e por outras lideranças municipais de Campina Grande, pelo deputado estadual Inácio Falcão, assim como por diversos auxiliares do Governo do Estado, a exemplo do secretário executivo do Desenvolvimento Humano, João Paulo.

Em sua fala, Eva Gouveia destacou os investimentos do Governo do Estado em Campina Grande. “Eu me sinto muito feliz pela sensibilidade do governador João Azevêdo e da primeira-dama, Ana Maria Lins, com o artesanato paraibano, com homenagem a nossa Feira Central, uma de nossas riquezas”, disse.

O evento — A 36ª edição do Salão do Artesanato Paraibano terá a participação de aproximadamente 500 artesãos, que vão levar aos campinenses e turistas uma das mais autênticas produções artesanais do País, com certificação internacional.

Em uma localização privilegiada, a avenida Severino Cabral (logo na entrada de Campina Grande), a expectativa é que o Salão seja visitado por um público de 85 mil pessoas e que gere um volume de negócios em torno de R$ 1 milhão — entre vendas diretas e encomendas.

Além do artesanato genuíno, quem visitar o evento vai encontrar produtos criativos e uma Praça de Alimentação, com um palco em funcionamento todos os dias, onde se apresentarão diversas atrações musicais, quadrilhas juninas e grupos folclóricos. Comidas típicas e a Bodega Paraibana também estão entre as atrações.

A entrada para o 36° Salão do Artesanato é gratuita. No entanto, assim como nas edições anteriores, a gestão do evento conta com a solidariedade da população, que poderá doar um quilo de alimento não perecível. Tudo o que for arrecadado será distribuído com entidades de Campina Grande que trabalham com pessoas em vulnerabilidade social — pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano em parceria com o Hospital Padre Zé.

Entidades parceiras — Além do Sebrae, que divide com o Governo do Estado a realização do Salão do Artesanato Paraibano, o evento conta ainda com importantes parcerias: Detran-PB, Cagepa, Procon-PB, Jucep, Programa Empreender-PB, Funesc, PBTur, Paqtc-PB, UEPB, Corpo de Bombeiros Militares, Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Colégio Lurdinas de Campina Grande, Hospital Padre Zé e Azul Cargo.

“Essas parcerias são muito importantes, pois o Salão é um evento que exige muitas frentes de atuação. Sem esses parceiros, do Governo do Estado e de outros entes privados, obter esse sucesso seria praticamente impossível”, agradeceu Marielza Rodriguez.

Serviço :
36° Salão do Artesanato
Onde: Rua Severino Cabral (Campina Grande)
Período: 8 de junho a 2 de julho
Horário: das 15h às 22h (todos os dias da semana)
Entrada: Franca (organização pede para levar um quilo de alimento não perecível)

Continue Lendo