Nos acompanhe

Paraíba

Promotoria de Pombal será entregue nesta segunda; reforma incluiu sistema de energia solar

Publicado

em

Nos últimos meses, a sede da Promotoria de Justiça de Pombal esteve em reforma. Novos ambientes foram instalados no prédio, que ganhou ainda acessibilidade nos seus 233 metros quadrados, novos equipamentos, mobiliário adequado e um sistema de geração de energia solar com capacidade para manter a edificação e mais a sede da Promotoria de Justiça de Catolé do Rocha, também na região do Sertão paraibano. A entrega da obra – que custou R$ 783 mil – deverá ser feita às 11h da próxima segunda-feira, 5 de junho, pela Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), com a presença de membros e servidores da instituição, autoridades e moradores da região.

O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha, explicou que a reforma objetivou manter a integridade e a preservação do imóvel da Promotoria de Justiça, que havia sofrido um desgaste natural do tempo, ampliado pela exposição às intempéries, à poluição atmosférica, entre outros problemas, que resultaram na deterioração da estrutura física da edificação, ficando perceptível esta situação nas informações apresentadas em relatório resultante da vistoria técnica realizada pelo Departamento de Engenharia da instituição.

A ordem de serviço foi assinada em dezembro do ano passado Durante a reforma, membros e servidores trabalharam em uma sede temporária para que o atendimento ao público não fosse prejudicado. Os integrantes da promotoria estão ocupando as instalações reformadas, esta semana, com ambientes reestruturados, mobiliários e equipamentos novos. “Quando fazemos um investimento em estrutura física, nosso intuito é garantir aos servidores, membros e demais colaboradores da instituição, ambientes dignos, seguros e salubres, como também um melhor atendimento à população que busca seus direitos por meio do órgão ministerial”, destacou Antônio Hortêncio.

Reforma e ambientes
As principais intervenções promovidas pela reforma foram: restauração total dos revestimentos – pisos, paredes e calçadas (internos e externos); renovação completa de todos os sistemas: elétrico, rede estruturada e hidrossanitário; implantação de um sistema de geração de energia solar com painéis fotovoltaicos; substituição total das esquadrias (portas e janelas); instalação de forro termoacústico; melhorias na estrutura física (acessibilidade em geral); implantação de acesso privativo para membros e servidores; criações do auditório e sala de notícia de fato; construção de garagens cobertas, de abrigos para gás, reservatório inferior e bombas; urbanização completa da área externa e pintura geral.

Hoje, o prédio da Promotoria de Justiça de Pombal tem a seguinte estrutura: recepção, três gabinetes de promotor, cartório/secretaria, sala para assessores, sala para registro de notícia de fato, um auditório com 20 lugares mais assento para cadeirante, sala para rack, bateria de banheiros (incluindo ambiente para pessoa com deficiência), copa/área de serviço, dois estacionamento (privativo e público), com um total de sete vagas para carros e praça de bandeiras.

Continue Lendo

Paraíba

CMJP poderá instalar CPI para apurar responsabilidades de empresas que poluem orla da Capital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) poderá ser palco de uma ação de investigação para apurar responsabilidades acerca do lançamento de resíduos de esgotos na Orla da Capital paraibana.

A iniciativa é do vereador Mikika Leitão (Republicanos) que apresentará, já na próxima Sessão da Casa Legislativa, um Requerimento para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para tratar sobre o assunto.

A discussão sobre o problema voltou à tona nesta sexta-feira (10/05) após a operação conjunta ‘Água Limpa’ realizada entre a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e Cagepa.

Leia também: Bar do Cuscuz é flagrado em operação da Sudema despejando esgoto na orla da Capital

Na ocasião, foram flagradas ligações clandestinas originadas do Bar do Cuscuz e de outros estabelecimentos comerciais despejando esgoto no mar da praia do Cabo Branco, um dos principais atrativos turísticos da cidade.

Continue Lendo

Paraíba

Impasse: presidente do PT vê prejuízo à sigla com indecisão e desistências de pré-candidatos em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente do PT em João Pessoa, Marcos Túlio, revelou nesta sexta-feira (10/05) que já tem pré-candidato na cidade desistindo da disputa por conta da indefinição do partido a respeito do pleito.

Para o dirigente, o impasse sobre o posicionamento da sigla na chapa majoritária das eleições causa prejuízo ao partido devido ao tempo que sobra para se trabalhar em determinado projeto.

“Tem pré-candidatura já desistindo. A cada semana que essa questão se adia sem previsão de resolução, isso vai causando prejuízo não só na chapa proporcional. Independente da decisão que for tomada, se for candidatura própria, causa prejuízo porque a gente já poderia estar trabalhando nisso há 60 dias e se for aliança a mesma forma, porque à medida que você cria possibilidade de anunciar uma aliança e essa se consolida às vésperas das convenções… de que forma isso vai ser benéfico ao partido?! Fica cada vez mais difícil de se construir algo concreto que venha fortalecer a partir dessa decisão que se adia cada vez mais”, declarou durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM.

Ouça:

 

Marcos também falou sobre as reuniões do Grupo de Trabalho Eleitoral da sigla realizadas esta semana. Segundo ele, João Pessoa não foi tema de discussão das oitivas e que a decisão poderá ser tomada no fim do mês com encontro do diretório nacional.

“Eu não sei porque estão colocando essas informações de forma tão assoldada, porque não está na pauta. João Pessoa não está na pauta. O que está tendo são reuniões do GTE nacional para tratar de 200 cidades, não tem uma reunião específica marcada para tratar de João Pessoa. A informação que eu tenho é que no final do mês vai ter uma reunião do diretório nacional, aí sim, a reunião vai entrar na pauta João Pessoa, Curitiba, Rio e Recife, que foram as quatro capitais que a direção nacional chamou para si de forma muito objetiva”, concluiu.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

“Sigo Romero na decisão que ele tomar”, diz Tovar após vazamento de áudio polêmico

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual campinense Tovar Correia Lima (PSDB) afirmou nesta sexta-feira (10/05) que seguirá o deputado federal e ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD/Podemos), tome ele a decisão que tomar em se tratando ao destino político que trilhará em relação às Eleições 2024.

Sigo Romero na decisão que ele tomar“, enfatizou Tovar.

A declaração do parlamentar veio após vazamento de um áudio através do qual Tovar teria, supostamente, revelado que a candidatura de Pedro Cunha Lima (PSDB), em 2022, teria sido “fabricada” e que Romero teria prejudicado o grupo de oposição.

O áudio de Tovar teria sido gravado ainda durante o período de campanha eleitoral para Governo do Estado, em 2022 e, segundo ele, estaria editada e fora de contexto.

Confira o áudio:

Tovar Correia Lima, que cumpre agenda oficial nos Estados Unidos (EUA), disse que o áudio estaria cortado e alterado de modo a dar “uma conotação diferenciada do que está acontecendo“.

Os comentários do parlamentar foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (10/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo