Nos acompanhe

Paraíba

Abertura oficial da Semana Estadual do Meio Ambiente na Paraíba será nesta terça-feira

Publicado

em

Palestras, mesas redondas, distribuição e plantio de mudas, apresentação teatral, exposições e realização de trilhas. Estas são algumas das atrações da Semana Estadual do Meio Ambiente, que está sendo realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A abertura, antes prevista para esta segunda-feira (5), será realizada nesta terça-feira (6), a partir das 15h, no Jardim Botânico Benjamin Maranhão, em João Pessoa. A programação vai se estender até 11 de junho.

A secretária da Semas, Rafaela Camaraense, destacou que a programação conta com o apoio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e Batalhão de Policiamento Ambiental, além de diversos órgãos estaduais e instituições parceiras. “Nós pensamos em uma programação diversa para envolver instituições, pesquisadores e a população neste debate tão importante que é a preservação e o cuidado com o nosso planeta”, destacou, lembrando que durante a atividade será feita a apresentação de políticas públicas adotadas pelo Governo do Estado na preservação do meio ambiente.

Durante a abertura da Semana Estadual do Meio Ambiente será realizada a assinatura de Termos de Cooperação e Cartas de Intenção entre o Governo do Estado e instituições de Ensino Superior. Entre as atrações, está a palestra “Soluções para Poluição Plástica, ministrada por Cláudia de Oliveira Cunha, professora da UFPB, coordenadora do projeto de extensão Mares sem Plástico com ações de combate ao lixo no mar.

Na terça-feira (6), a programação tem início às 8h30, em João Pessoa, com a Superintendência do Meio Ambiente (Sudema) promovendo a mesa redonda Logística Reversa e suas Representações — Sudema, entidade gestora e cooperativa, na sede da Escola do Serviço Público (Espep), além de uma trilha temática, a partir das 9h, no Jardim Botânico Benjamin Maranhão. Na parte da tarde, a programação segue com a Solenidade de abertura, assinatura do protocolo de intensões entre Instituições de Ensino Superior e Governo do Estado, entre outras ações.

Já no dia 7 de Junho, a programação contempla os municípios de João Pessoa, Cuité, Campina Grande e Cajazeiras, com palestras e exposição. Em Cajazeiras, a Superintendência do Meio Ambiente (Sudema) promoverá, às 8h30, a mesa redonda Logística Reversa e suas Representações — Sudema, entidade gestora e cooperativa, na sede da Escola do Serviço Público (Espep).

Às 9h, em João Pessoa, a programação também integra uma trilha temática no Jardim Botânico Benjamin Maranhão. Já em Campina Grande, a programação começa com a mesa redonda “O Rural Sustentável e o Futuro do Campo”. Instrumentos de regularização do campo e a descarbonização da matriz energética e de transportes estão entre os temas abordados durante a Semana Estadual do Meio Ambiente na Rainha da Borborema, cuja programação será encerrada com plantio de mudas.

No dia 8 de junho, a programação da Semana Estadual do Meio Ambiente se concentra em João Pessoa, com entrega de mudas de árvores no Jardim Botânico e com exposição de taxidermia, entre outras ações. Já no dia 9, terá trilhas temáticas e panfletagem no Busto de Tamandaré sobre poluição sonora.  No sábado (10), também na Capital, haverá trilhas temática e poética, distribuição de mudas e visita guiada ao viveiro. A programação termina no domingo (11), às 6h com o Projeto Praia Limpa.

Sobre a data – O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Confira a programação:

06/06:
Manhã
Mesa Redonda: Logística Reversa e suas representações
Horário: 8h30
Convidados: Sudema, Entidade Gestora (Ambipar Viraser) e Cooperativas e Catadores
Local: ESPEP – Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba, em João Pessoa

Trilha temática com grupos agendados e visitantes espontâneos
Horário: 9h
Local: Jardim Botânico Benjamim Maranhão, em João Pessoa

Tarde:
Exposição Taxidermia do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) / Credenciamento e Coffee Break
Horário: 15h

Solenidade de Abertura da Semana Estadual do Meio Ambiente
Horário: 15h30

Assinaturas dos Termos de cooperação e cartas de intenção entre Instituições de ensino superior e o Governo do Estado
Horário: 16h

Palestra: “Soluções para Poluição Plástica”
Horário: 16h30
Convidado: Cláudia de Oliveira Cunha (Engenheira química)

Encerramento: 17h

07/06:
João Pessoa
Manhã:
Plantio de Mudas
Horário: 8h
Local: Parque Parahyba II

Trilha temática com grupos agendados e visitantes espontâneos
Horário: 9h
Local: Jardim Botânico Benjamim Maranhão, em João Pessoa

Tarde
Trilha temática com grupos agendados e visitantes espontâneos
Horário: 14h
Local: Jardim Botânico Benjamim Maranhão, em João Pessoa

Cuité
Manhã:
Exposição Taxidermia
Horário: 8h
Local: Ginásio Esportivo da Escola Estadual Vidal de Negreiros

Instrução: Biologia e manejo de animais silvestres (répteis)
Horário: 10h
Convidados: Cabo Ricardo Soares Pereira de Souza e Soldado Victor Vinicius Ferreira de Queiroz

Palestra: Fauna e conservação da Caatinga
Horário: 11h
Convidado: Prof° Márcio Frazão – UFCG/ CES
Local: Centro de Convivência da Criança e do Adolescente

Cajazeiras
Mesa Redonda: Logística Reversa e suas representações
Horário: 8h30
Convidados: Sudema, Entidade Gestora (Ambipar Viraser) e Cooperativas (Recicleiros)
Local: Instituto Federal da Paraíba, campus Cajazeiras

Campina Grande
Local: Instituto do Semiárido (INSA)
Manhã:
Mesa redonda: “O rural sustentável e o futuro do campo”
Horário: 8h/ 12h45

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA) como instrumentos de adequação e regularização no campo
Horário: 8h10/ 8h50

O Plano de Recuperação ou Recomposição de Área Degradada ou Alterada (PRADA) nas ações de acompanhamento ou monitoramento da recuperação ambiental e o caso do Projeto Nascente Viva
Horário: 8h55/ 9h35

Biocombustível, o caso do Etanol, uma concepção de solução acessível para a descarbonização da matriz energética e de transportes
Horário: 9h40/ 10h20

Os SAFs (Sistema agroflorestais) como modelo de produção estratégico de desenvolvimento rural sustentável
Horário: 11h/ 11h40

O Crédito de Carbono ou Redução Certificada de Emissões (RCE) como moeda e oportunidade de negócio para o homem do campo
Horário: 11h45/ 12h25

Plantio de mudas em Campina Grande
Horário: 16h

08/06:
João Pessoa
Tarde:
• Entrega de mudas de árvores
• Exposição Taxidermia
• Trilha Temática;
• Percurso auto guiado no bosque do Pau-Brasil; Distribuição de mudas e visita guiada ao viveiro;
• Exposição “Solução para poluições plásticas do projeto Mares Sem Plástico”, coordenada pela Profª Dr.ª Cláudia de Oliveira Cunha, do Departamento de Química e CCEN da Universidade Federal da Paraíba.
Horário: 13h às 16h30
Local: Jardim Botânico Benjamim Maranhão, em João Pessoa

09/06:
Manhã:
Trilha temática com grupos agendados e visitantes espontâneos
Horário: 9h
Local: Jardim Botânico Benjamim Maranhão, em João Pessoa

Tarde:
Trilha temática com grupos agendados e visitantes espontâneos
Horário: 14h
Local: Jardim Botânico Benjamim Maranhão, em João Pessoa

Panfletagem na Orla sobre Poluição Sonora / Exposição Taxidermia
Horário: 18h
Local: Busto de Tamandaré, João Pessoa

10/06:
Manhã:
Trilha Poética com o grupo poético Evocare, coordenado pela Profª Drª Marineuma De Oliveira, da Universidade Federal da Paraíba
Horário: 10h
Local: Jardim Botânico Benjamim Maranhão, em João Pessoa

Tarde:
Local: Jardim Botânico Benjamim Maranhão, em João Pessoa
• Trilha temática;
• Percurso auto guiado no bosque do Pau-Brasil;
• Distribuição de mudas e visita guiada ao viveiro;
Horário: 13h30 às 16h30
Apresentação teatral: Grupo de Teatro Biologia em cena, do IFPB campus Cabedelo, coordenado por Raian Lucas
Horário: 15h30

11/06
Cabedelo
Ação Praia Limpa
Horário: 9h

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Governo vai ao STF e recorre de decisão sobre pagamento de pensões a ex-governadores e viúvas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, através da Procuradoria-Geral do Estado (PGR-PB) decidiu recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar barrar a decisão do ministro Luiz Fux que determinou o pagamento do retroativo de aposentadoria e pensão vitalícia aos ex-governadores e viúvas de ex-chefes do Executivo Estadual.

Em sua argumentação, conta o blog do Helder Moura, a PGE afirma que suspendeu o pagamento, em 2020, atendendo a decisão do próprio Supremo e do Tribunal de Justiça da Paraíba: “Não se justifica, agora, o Estado ser penalizado com o pagamento retroativo dos valores, considerando que não lhe restava outra alternativa senão cumprir as quatro decisões judiciais.”

Da mesma forma, postula ainda a PGE, “não cabe aos reclamantes devolver os valores pagos de boa-fé, não cabe ao Estado pagar retroativamente valores suspensos em razão de decisão judicial”.

Em seu recurso, a Procuradoria pede que Fux reconsidere sua decisão e, em caso contrário, que seja julgado pela turma do STF competente, para que seja revista, isentando o Estado de  pagar retroativos.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Em reunião, Amidi pede ao Sebrae-PB primeira pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A diretoria da Associação de Mídia Digital (Amidi), representada pelo presidente Heron Cid, o vice-presidente Walter Santos, o secretário geral Aleck Maracajá e o integrante do Conselho Fiscal, Fábio Targino, se reuniu, nesta semana, com o superintendente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim. Na pauta, a solicitação da realização de estudos para viabilização da primeira pesquisa do mercado da mídia digital paraibana, segmento em franco crescimento e expansão na última década.

Segundo Heron Cid, a partir desse trabalho de pesquisa, será possível ter mais clareza do dimensionamento do raio de alcance dos veículos e da participação econômica no mercado, garantindo assim o panorama técnico para estratégias de ampliação, otimização, fortalecimento e profissionalização da mídia digital na Paraíba.

Impulsionamento estratégico

“Sugerimos essa pesquisa para que possamos quantificar, trazer elementos estatísticos com dados técnicos de qual é o tamanho, o alcance e a abrangência, o potencial, a presença econômica e ainda quem são e como atuam os produtores de conteúdo na mídia digital hoje na Paraíba. Esse diagnóstico é fundamental para o segmento”, destacou Heron, defendendo uma maior interação entre os veículos, e profissionais e empreendedores da mídia digital e o Sebrae-PB.

A diretoria da Amidi reforçou que apesar da forte presença no cotidiano das pessoas e de ter absorvido considerável mão de obra da comunicação, com o advento das grandes transformações de tecnologia, a mídia digital ainda carece de elementos, dados e quantificativos que a posicionem científica e estatisticamente.

Parceria no empreendedorismo digital

Na opinião de Heron Cid, é essencial se promover um estudo mais ampliado sobre esse segmento em particular, como negócio viável que produz conteúdo e gera faturamento e empregos, mas que ainda necessita de um mapeamento de mercado que seja capaz de gerar novas receitas, de garantir a auto sustentabilidade, de promover a longevidade das empresas e de potencializar o segmento.

O pleito foi recebido com entusiasmo pelo presidente do Sebrae-PB. Luiz Alberto Amorim demonstrou o interesse de fazer as avaliações para a construção de um estudo técnico que possa viabilizar a pesquisa sobre as mídias digitais na Paraíba. “O Sebrae-PB recebe essa demanda com portas abertas para construção desse caminho que dialoga com inovação e empreendedorismo”, avaliou.

Continue Lendo