Nos acompanhe

Paraíba

Vinte anos após início das discussões, Lula assina criação do Parque Nacional da Serra do Teixeira

Publicado

em

O Parque Nacional da Serra do Teixeira estará oficialmente criado a partir desta segunda-feira (05/06) após assinatura de uma Portaria por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A criação ocorre cerca de vinte anos após início das discussões iniciadas ainda por volta do ano de 2003 pela SOS Sertão, ONG situada na cidade de Patos, na Paraíba, que há muito objetivava o desenvolvimento sustentável no Sertão e preservação da Caatinga.

A solenidade, agendada para acontecer nas dependências do Palácio do Planalto, deverá contar com presença do governador João Azevêdo (PSB).

A partir da oficialização da criação do Parque ele será administrado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Ainda no mês de julho de 2017, técnicos da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Governo do Estado e representantes do  ICMBio realizaram uma visita técnica na Serra de Teixeira para avaliar as condições físicas para a criação do Parque Nacional da Serra de Teixeira, que engloba mais de 10 municípios paraibanos com predominância do Bioma Caatinga. Numa primeira avaliação, eles consideraram apta a área para criação do parque.

A Serra de Teixeira  possui uma grande riqueza da fauna e da flora, além das nascentes existentes no local, em torno de 70, é possível encontrar na Serra animais como veados, macaco – prego, onça puma, e novas espécies de lagartos e borboletas.

Em 2009, uma pesquisa realizada pela a Associação Plantas do Nordeste APNE com apoio da TNC com o intuito da criação do PARNA, foram inventariadas as espécies encontradas dentro do perímetro, comprovando assim, a riqueza biológica e a importância da conservação dessa área. Encontrou-se imensa variedade de espécies animais e vegetais. Registradas 174 espécies de aves; 22 espécies de répteis; 17 de anfíbios; e 24 espécies de mamíferos.

O levantamento fitosociológico revelou 265 espécies das quais 24 são endêmicas da Caatinga as outras pertencentes ao Cerrado e a Mata Atlântica. Isso prova o quão biodiversa é essa área e a importância em preservá-la.

Continue Lendo

Paraíba

Consórcio NE e Banco Mundial firmam parcerias nas áreas de energias renováveis, tecnologia e outras

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Continue Lendo

Paraíba

Reforma Tributária: Efraim palestra para a Câmara Americana de Comércio

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Nesta segunda-feira (25), em São Paulo, o senador Efraim Filho (União/PB), coordenador do Grupo de Trabalho (GT) da reforma tributária na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), participou do painel de debates com o tema: “Aprovação da Reforma Tributária: a etapa do Senado Federal”, promovido pela Câmara Americana de Comércio (AMCHAM), entidade empresarial em que todos os setores da economia estão representados, e que encaminha demandas, propostas e sugestões às autoridades públicas.

Abrindo o painel ao lado do Diretor da Secretaria Extraordinária de Reforma Tributária no Ministério da Fazenda, Daniel Loria, em conjunto com Patrícia Arenas, representante da LATAM Tax Director, Whirlpool, o senador fez um panorama do que se espera no Congresso.

“O sentimento no Senado Federal é de que vamos ter muita cautela, muita maturidade, e também muita percepção de que não vai aumentar inserções ou isenções só por aumentar, ou seja, será muito difícil, no Senado, que haja um novo regime especial, sem estar plenamente justificado, exceto se houver um avanço para aperfeiçoar o sistema. Ou você traz um regramento de cadeia produtiva, ou então você retira tudo, disse.

O senador afirmou ainda que percebe o mesmo sentimento por parte do relator da proposta, senador Eduardo Braga (MDB/ AM). “Vejo ele muito compenetrado nesse tema, no sentido de compreender toda a extensão do que esses regimes especiais poderão conceder”, declarou.

Efraim, que apoia a Reforma Tributária, defende caminhos que levem à aprovação de um texto que não gere aumento de carga tributária a nenhum setor, ou cause entraves ao crescimento econômico do país. “A reforma tributária é um tema complexo, e existe um consenso indiscutível: o modelo atual é arcaico, obsoleto, ultrapassado. Não adianta remendar tecido podre, porque vai rasgar. A reforma tem que ser feita para facilitar a vida de quem produz, do cidadão brasileiro, daquele que paga impostos”, finalizou.

Agenda
Aproveitando a estadia em São Paulo, no início da manhã o senador realizou ainda uma Call com o JOTA PRO, para debater sobre Reforma Tributária, com mais de 200 assinantes. Após o painel da AMCHAM, na parte da tarde o senador finaliza com uma conversa com Silvio Cascione, Diretor da Eurasia Group Brasil, sobre os impactos da Reforma Tributária.

Continue Lendo

Paraíba

Bancada federal paraibana se reunirá em Brasília para discutir emendas parlamentares ao Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A bancada federal paraibana se reunirá, nesta terça-feira (26/09), em Brasília, para discutir as emendas parlamentares que serão destinadas à Paraíba no próximo ano.

A informação foi confirmada pelo líder da bancada e deputado federal, Damião Feliciano (União Brasil), durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, desta segunda-feira (25/09).

“Do ponto de vista democrático, nos reuniremos amanhã. Vamos conversar para que o assunto comece ser lapidado”, afirmou.

Ouça:

Continue Lendo