Nos acompanhe

Paraíba

Confira a lista com nomes de todos os candidatos que disputam o cargo de conselheiro tutelar em JP

Publicado

em

A eleição para escolha dos novos conselheiros tutelares de João Pessoa, a Capital do Estado da Paraíba, acontecerá no próximo dia 1º de outubro de 2023, no horário compreendido das 08h às 17h. Os locais de votação estarão disponibilizados em 35 (trinta e cinco) pontos distribuídos em 07 (sete) regiões de atuação.

A disputa conta com um total de 57 (cinquenta e sete) candidatos considerados aptos, dos quais, pelo menos, 03 (três) candidaturas foram consideradas aptas “sob Decisão judicial“. (Confira a lista ao final desta matéria)

De acordo com as informações oficiais, serão eleitos 05 (cinco) conselheiros tutelares e 05 (cinco) suplentes, em cada uma das regiões, para um mandato que será exercido no quadriênio 2024/2027.

Os 07 (sete) Conselhos Tutelares existentes em João Pessoa estão distribuídos nas seguintes Regiões: Cristo, Mangabeira, Norte, Praia, Sudeste, Sul e Valentina.

A posse dos eleitos está agendada para acontecer no dia 10 de janeiro de 2024.

Eleições

Para o dia da votação a PMJP disponibilizará 1,3 mil servidores, devidamente treinados por técnicos dos cinco cartórios eleitorais de João Pessoa, para trabalharem no pleito. Além disso, a gestão vai colocar 20 (vinte) veículos de suporte, entre carros e vans, e 33 (trinta e três) escolas e duas unidades de saúde da família (USFs) como locais de votação.

Clique aqui e confira todos os endereços.

Segundo a PMJP, todo o processo eleitoral conta com o acompanhamento do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Assim como a gestão pública, por meio das Secretarias de Gestão Governamental e Articulação Política, Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), Educação e Cultura (Sedec), Saúde (incluindo o Samu-JP), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Ciência e Tecnologia (Secitec) e Comunicação (Secom), da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA-JP) que estão participando ativamente do planejamento e da organização do processo eleitoral para escolha dos novos conselheiros tutelares de João Pessoa.

Funções do conselheiro

De acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), são atribuições do Conselho Tutelar, uma instituição municipal e, portanto, dos membros que o compõem, atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados. Além disso, o conselheiro tutelar é responsável por promover o encaminhamento de situações aos pais ou responsáveis, mediante termo de responsabilidade.

Prover orientação, apoio e acompanhamento temporários; matrícula e frequência obrigatórias em estabelecimento de ensino, se necessário; e ainda inclusão em serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, apoio e promoção da família, da criança e do adolescente; também fazem parte das atribuições dos conselheiros.

Outras funções incluem o pedido de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial e a inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos, dentre outras competências.

Confira a lista com os nomes de todos os candidatos:

 

 

 

 

 

 

 

 

Continue Lendo

Paraíba

“Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões”, diz Tárcio ao defender ‘Vaquinha Virtual’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Tárcio Teixeira (PSOL), saiu em defesa da “Vaqunha Virtual”, campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, observadas a vedação a pedido de voto e as regras relativas à propaganda eleitoral na internet (Lei nº 9.504/1997, art. 22-A, § 3º; e Res.-TSE nº 23.610/2019, art. 3º, § 4º).

Segundo Tárcio, o primeiro a lançar a campanha de arrecadação virtual em João Pessoa com vistas às Eleições 2024, esse recurso é um que ajuda a proporcionar mais equilíbrio entre os que têm poucos e os que têm mais recursos.

Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões“, afirmou Teixeira.

Leia também: Liberadas realizações de ‘Vaquinhas virtuais’ para financiamento coletivo de campanha eleitoral

Os comentários de Tárcio Teixeira foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Governado da Paraíba questiona no STF alterações no Plano Plurianual do Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo, questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) alterações feitas pela Assembleia Legislativa estadual na Lei que institui o Plano Plurianual (2024-2027) do Estado. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7643) está sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

No processo, o governador alega que a Assembleia instituiu novos prazos para pagamento de emendas parlamentares individuais, apesar de já estarem previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estadual. Azevêdo diz que os dispositivos foram vetados pelo governo, mas os parlamentares derrubaram os vetos e mantiveram os trechos agora questionados no Plano Plurianual.

Para o governo, manter os novos prazos para a execução de emendas viola princípios constitucionais em matéria orçamentária, como a previsibilidade e a segurança jurídica. Isso porque, de acordo com o Executivo estadual, os prazos são mais restritivos do que os estabelecidos pela LDO. “As inserções parlamentares que fixaram prazos distintos para a execução orçamentária de 2024, além de descaracterizar a essência do projeto, usurparam competências da LDO, contrariando o modelo constitucional de planejamento orçamentário”, afirma Azevêdo.

Na ADI, o governador pede uma decisão liminar (urgente e provisória) para suspender a eficácia dos trechos que criaram os novos prazos. A urgência é justificada pelo risco de desestabilização do planejamento das contas públicas em 2024.

Clique aqui e confira o documento.

Continue Lendo

Paraíba

“Ele será muito bem-vindo”, diz Chico Mendes sobre possibilidade de Romero no grupo aliado em CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O líder da bancada do Governo, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Chico Mendes (PSB), confirmou que trabalha para alcançar a unidade do grupo também em Campina Grande.

Ao ser questionado sobre a possibilidade da chegada do deputado federal Romero Rodrigues (PSC/Podemos) ao grupo, Chico “rasgou” elogios ao campinense.

Acho Romero Rodrigues um quadro excepcional […] ele será muito bem-vindo“, frisou Chico Mendes.

A fala do parlamentar foi registrada pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo