Nos acompanhe

Negócios

Unimed JP: especialista diz que criança nascida antes do previsto pode se desenvolver normalmente

Publicado

em

A gestação é um motivo de celebração para toda a família. Mas quando o bebê se apressa em chegar também é motivo de angústia a apreensão para os pais. A boa notícia, é que os avanços da medicina têm permitido que cada vez mais crianças prematuras se desenvolvam e cresçam com saúde.

Normalmente, a duração da gestação humana varia entre 37 e 42 semanas. É o tempo necessário para formar e preparar os órgãos do bebê para a vida extrauterina. Cada semana dentro do útero tem influência positiva no desenvolvimento da criança. Quando um bebê nasce antes do tempo estipulado, ele pode ter problemas de saúde e enfrentar desafios relacionados ao seu desenvolvimento.

“Uma adequada assistência na sala de parto nas unidades de tratamento intensivo e uma rede de apoio multidisciplinar possibilitam uma boa qualidade no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê. Aliado a isso, é importante seguir as orientações de amamentação, imunização e realizar um rigoroso acompanhamento pós-natal”, explicou Kátia Laureano, médica pediatra neonatologista, coordenadora da sala de parto e alojamento conjunto da maternidade do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Unimed João Pessoa.

Estimam-se que nascem aproximadamente 15 milhões de partos prematuros por ano em todo o mundo. No Brasil nascem cerca de 325 mil prematuros anualmente, de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo a médica, medidas preventivas como realização de um pré-natal adequado, tratamento de doenças maternas como hipertensão e diabete, além da identificação de infecções e seu tratamento, são fundamentais na prevenção da prematuridade. “A maneira crucial de prevenir a prematuridade é um pré-natal de qualidade e um seguimento correto das orientações obstétricas.”, disse a médica.

Esses pequeninos, que chegam ao mundo antes do tempo previsto, exigem cuidados especiais dos profissionais de saúde e de suas famílias para poderem se desenvolver adequadamente. O desenvolvimento do bebê prematuro pode ser diferente do bebê que nasce no tempo adequado, mas os cuidados de uma equipe multiprofissional, equipamentos de ponta no hospital, tudo isso aliado com o carinho e dedicação dos pais contribuem para desenvolvimento saudável do bebê. “Equipamentos adequados e trabalho de equipe são imprescindíveis na assistência ao prematuro na sala de parto, e o seu crescimento e desenvolvimento devem ser acompanhados com assistência multiprofissional”, explicou a profissional.

ESTRUTURA PARA ATENDIMENTO

Quanto menor o tempo de gestação, maior é a imaturidade dos órgãos, como o coração, o cérebro e o pulmão, e com isso, maior a chance de necessidade de atenção e cuidados especiais. E é uma estrutura moderna que o Hospital Alberto Urquiza Wanderley oferece às clientes que têm bebês prematuros.

Dependendo da prematuridade e do grau de cuidado que necessita, a criança que nasce no Hospital da Unimed JP conta com a Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin), exclusiva para a recuperação de recém-nascidos prematuros; e com a Ucin (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais), espaço que oferece uma assistência especial, intermediária. Neles, os recém-nascidos têm o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar especializada. São médicos neonatologistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogo, farmacêuticos e fisioterapeutas.

Há ainda o apoio e acompanhamento familiar durante essa fase. O Hospital disponibiliza o Espaço Maternar, um ambiente humanizado onde mães e pais podem descansar, aprender sobre os bebês e trocar experiências. “Não é fácil para todos se separarem do bebê tão esperado e ficar na expectativa de uma alta de uma Utin, por exemplo. Fazer os familiares participarem da rotina d recém-nascido dentro das unidades de tratamento é fundamental para eles se aproximarem e assim amarem o seu bebê”, comentou Kátia Laureano.

Além disso, outros diferenciais oferecidos pelo hospital ajudam a diminuir o período de internação hospitalar dos recém-nascidos. São, por exemplo, algumas técnicas de humanização, como a Redinha e a Musicoterapia.

DIA MUNDIAL DA PREMATURIDADE

Novembro é considerado o mês internacional de sensibilização para a prematuridade, sendo reconhecido mundialmente como “Novembro Roxo” – a cor simboliza a sensibilidade e a individualidade, características que são muito peculiares aos bebês prematuros.

Para marcar esse mês, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley está realizando a Semana da Prematuridade com várias ações sobre o tema. Nesta sexta, quando é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade, será realizado um Workshop para atualização de protocolos da equipe multiprofissional, das 8h às 12h, no auditório do hospital.

Continue Lendo

Negócios

Garoto patrocina tradicional casamento coletivo de Campina Grande com a marca Serenata de Amor

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Garoto marca presente na 34ª edição do tradicional Casamento Coletivo de Campina Grande, celebrado em 12 de junho, trazendo uma roupagem exclusiva do bombom Serenata de Amor, deixando o clima do evento ainda mais romântico. Os noivos terão a oportunidade de vivenciar uma experiência inesquecível em cada detalhe com um cortejo especial, trio de músicos tocando serenatas, pórtico decorativo na entrada, mesa do bolo totalmente decorada para as tradicionais fotos dos casais e minibolos decorados, tudo oferecido especialmente pela marca.

“O Casamento Coletivo já faz parte da história de Campina Grande, é algo que é esperado anualmente, não só pelos casais que farão parte, mas também pelo público que se emociona com o momento. Para a Garoto, estar presente nessa celebração tão bonita e marcante com a marca Serenata de Amor, é motivo de muito orgulho pois a autenticidade e brasilidade estão no nosso DNA.”, afirma Thais Papa, gerente de marketing da Garoto.

Evento já faz parte da tradição junina de Campina Grande
Com o intuito de democratizar o acesso ao casamento civil, o Casamento Coletivo é uma ação sociocultural e que já promoveu o enlace de cerca de 2,5 mil casais ao longo dos últimos anos. Celebrada anualmente no dia 12 de junho, véspera de Santo Antônio, na Pirâmide do Parque do Povo, o evento conta com a presença de autoridades, familiares e amigos, além de oferecer gratuitamente todos os serviços necessários, como documentação de cartório, roupas, cabelo e maquiagem para as noivas. Para 2024, em sua 34ª edição, a previsão da Secult é que 100 casais participem da celebração.

Sobre a Garoto
A Chocolates Garoto, localizada em Vila Velha (ES), é uma das 10 maiores fábricas de chocolates do mundo. A empresa conta com um portfólio de mais de 80 produtos. Dentre eles estão caixas de bombons, Tabletes, Ovos de Páscoa e chocolate para uso culinário como coberturas e pó solúvel, que podem ser encontrados em mais de 50 países. Seus maiores sucessos são a Caixa Amarela e os Tabletes Familiares com a marca Garoto; os chocolates Baton e Talento e o bombom Serenata de Amor.

Continue Lendo

Negócios

Começam inscrições para concurso fotográfico “Belezas Naturais do Nordeste”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Foi iniciado o período de inscrições para o concurso fotográfico “Nossos Retratos”, promovido pela Central Sicredi Nordeste em todos os estados da região. O concurso, que neste ano tem como tema “Belezas Naturais do Nordeste”, segue com inscrições abertas no site (https://sicredine.com.br/concursofotografico/) até o dia 12 de julho.

A edição de 2024 marca os 18 anos de realização do concurso. E é precisamente para valorizar as riquezas naturais da região que a cooperativa convida todos os seus associados a enviarem imagens de praias, jardins, cachoeiras, rios, parques naturais, paisagens com animais típicos da região, nascer e pôr do sol e outras que entendam representar as belezas naturais do Nordeste.

“O Concurso Fotográfico é uma promoção cultural destinada a todos os associados Sicredi da nossa região. É uma ação que reforça nosso compromisso de valorização e relacionamento com quem tem o Sicredi como sua instituição financeira”, explica Jackmary Borges, Coordenadora de Comunicação e Marketing da Central Sicredi Nordeste.

Pode participar do concurso qualquer pessoa com mais de 18 anos associada a uma das cooperativas do Sicredi descritas no Regulamento (https://sicredine.com.br/concursofotografico/regulamento.php). Os interessados devem enviar imagens que retratem os cenários naturais de seu estado, como as praias que banham o litoral nordestino, assim como outras belezas naturais da região.

Premiação

Os três primeiros colocados no concurso, que serão escolhidos por uma comissão julgadora formada por três fotógrafos profissionais, serão contemplados com prêmios: um iPhone 15 Pro Max 128GB para o 1º colocado, um Notebook Dell Inspirion 15 para o 2º e um Galaxy Tab S9 FE + para o 3º lugar.

“Além dos prêmios para os primeiros colocados, nós contemplamos todos os autores das 24 fotos vencedoras no Concurso com troféus personalizados e proporcionamos a eles que suas fotografias sejam impressas no nosso calendário regional do ano subsequente, que possui uma tiragem de mais de 210 mil unidades distribuídas nos 9 estados do Nordeste”, acrescenta Jackmary Borges.

Continue Lendo

Negócios

Amor em harmonia: Noite romântica no Dia dos Namorados no Parahyba Mall

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Dia dos Namorados é uma ocasião única e especial, marcada pelo amor, pela conexão e pela celebração dos relacionamentos afetivos. É um momento em que casais de todo o mundo se unem para comemorar a beleza e a importância do amor em suas vidas.

Neste dia, 12 de junho, o Parahyba Mall, situado no bairro Bessa, em João Pessoa, está com uma programação para todos os casais apaixonados vivenciarem uma experiência verdadeiramente especial.

Em uma atmosfera romântica e com decoração especial, das 18h às 20h, no pavimento térreo do mall, os casais serão brindados com uma apresentação ao vivo da talentosa Súh Cavalcanti. Com sua voz envolvente e repertório selecionado, Súh irá embalar os corações apaixonados com melodias que celebram o amor em todas as suas formas.

O mall  oferece uma variedade de opções de restaurantes e cafeterias proporcionando uma experiência acolhedora e repleta de sabor para todos os gostos, assim como um mix variado de lojas, serviços e lazer.

Dia 12 de junho – Dia dos Namorados:

  • 18h às 20h: Música ao vivo com Súh Cavalcanti (Local: Pavimento térreo)

Continue Lendo