Nos acompanhe

Paraíba

Governo do Estado cria Escola Técnica de Arte, Tecnologia e Economia Criativa no Varadouro

Publicado

em

O prédio da antiga Central de Polícia Civil, no bairro Varadouro, em João Pessoa, foi oficializado como instalação sede da ‘Escola Técnica Estadual (ETE) de Arte, Tecnologia e Economia Criativa Poeta Juca Pontes.

A informação foi confirmada na edição desta sexta-feira (09/02) do Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB) através do Decreto nº 44.761 de 08 de fevereiro de 2024.

De acordo com a publicação, a Escola Técnica está localizada na Rua Francisco Londres, 69 – Bairro do Varadouro, no Município de João Pessoa, com o objetivo de ofertar Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Já na reforma e adequação do prédio, da agora Escola Técnica de Artes, foram investidos mais de R$ 4,1 milhões. De acordo com o projeto, no local funcionarão coordenação pedagógica; reprografia; secretaria, sala de reuniões; administração geral; salas de aula; laboratórios de Ciências, Informática e Robótica; cozinha; refeitório para 120 pessoas, banheiros; auditório; sala de aula teórica de dança e teatro); duas salas de dança; sala de pilates; sala de maquiagem/figurino; sala de aula teórica de música; sala de aula prática de música; espaço de aula de circo; salas técnicas de audiovisuais; salas técnicas de Mídias Digitais; salas de aula teórica de audiovisual; laboratório de Artes; sala de aula teórica de Artes; biblioteca; instrumentoteca; e laboratório de Fotografia.

A edificação, datada de 1860, também é tombada pelo Iphaep. Anteriormente, sediou a cadeia pública, a Secretaria de Aviação e Obras Pública do Estado e a Central de Polícia.

Clique aqui e confira a íntegra da publicação.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente nacional do União Brasil projeta nome de Efraim para Governo do Estado em 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Durante convenção do União Brasil na cidade de Serra Branca nesta sexta-feira (26/07), o presidente nacional da legenda, Antônio Rueda, anunciou a pré-candidatura do senador Efraim Filho ao Governo do Estado nas eleições de 2026.

“Nosso futuro governador. A mudança da Paraíba começa aqui. Estou preanunciando, isso aqui nasce hoje, não será a partir de João Pessoa, será a partir de Serra Branca. Vamos à vitória!”, declarou Rueda.

Eleito ao Senado em 2022, Efraim já deu declarações à imprensa a pretensão de disputar a chefia do Estado.

Continue Lendo

Paraíba

Renovação de cargos no Judiciário é tema de debate na advocacia paraibana

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O advogado e mestre em Ciência Política, Luiz Pereira, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (26/07) para defender a renovação dos cargos de chefia no Poder Judiciário paraibano predominantemente ocupados por famílias tradicionais do Estado.

Pereira defendeu que as cadeiras sejam preenchidas por operadores do Direito que tenham maior atuação popular e ativa em prol da sociedade.

“A gente tem que romper com esse modelo colonial de ocupação nos espaço de poder. São sempre as mesmas pessoas, são sempre os mesmos grupos, são sempre as mesmas famílias, que ficam se revezando nesses espaços estratégicos se substituindo apenas entre elas, e a gente tem uma grande massa de advogados, vou chutar 90% de advogados são advogados individuais, profissionais de batente e eles são representados por uma massa de manobra de 10% só. Isso precisa a gente trazer pro debate”, declarou.

Lista Sêxtupla

Luiz Pereira é um dos advogados candidatos para a lista sêxtupla que será formada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), na disputa para o preenchimento da vaga de desembargador, por meio do Quinto Constitucional, destinada à advocacia no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

A relação com os seis candidatos será encaminhada ao Poder Judiciário que irá definir a lista tríplice e encaminhar no mês de outubro ao governador João Azevêdo (PSB) para que o gestor faça a escolha.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

PSOL retira pré-candidatura de Celso Batista para apoiar nome de Cartaxo, em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após diversos impasses, o PSOL decidiu, durante convenção realizada neste sábado (27/07), a retirada da pré-candidatura de Celso Batista para apoiar o nome de Luciano Cartaxo (PT) à Prefeitura de João Pessoa nas eleições de outubro.

De acordo com o dirigente Tárcio Teixeira (PSOL), que teve nome homologado como pré-candidato a vereador, este é um momento histórico para a política na Paraíba.

“Pela primeira vez na história, PT e PSOL vão caminhar juntos nessa luta para derrotar Cícero, para derrotar Queiroga e para transformar a realidade do nosso povo. O PSOL espera, nessa caminhada, conseguir também eleger o seu primeiro vereador. Meu nome já foi aqui homologado, uma candidatura homologada para a Câmara Municipal de João Pessoa”, afirmou.

O PT realizará neste domingo (28/07) a convenção do partido onde será oficializado o nome de Cartaxo na disputa e, segundo Teixeira, o PSOL estará presente.

“Amanhã estaremos presentes na convenção do Partido dos Trabalhadores, junto com o Cartaxo, que vai representar essa unidade, que vai apontar para a transformação de João Pessoa. Não é hora aqui de fazer balanço do PT, de fazer balanço do PSOL, de fazer balanço de Tárcio, de fazer balanço de Cartaxo. É hora de a gente se unir, da gente apresentar um programa transformador, um programa radical que mude a nossa cidade. Esse marco histórico de hoje é importantíssimo para esse processo eleitoral”, concluiu.

Continue Lendo