Nos acompanhe

Paraíba

Secretaria de Saúde de João Pessoa alerta para a prevenção de ISTs

Publicado

em

Com a chegada do Carnaval, a Prefeitura de João Pessoa tem feito diversos alertas à população para que o período seja aproveitado com responsabilidade. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça sobre os riscos de contaminação por Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e reforça a importância da prevenção.

A médica infectologista da Rede Municipal de Saúde, Francisca Kiguti, explica que além de uma gravidez indesejada, as relações sexuais desprotegidas aumentam os riscos de Infecções Sexualmente Transmissíveis como herpes genital, sífilis, gonorréia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C.

“Sempre após o carnaval observamos um aumento de ISTs, principalmente de Sífilis e HIV, além de outras. Por isso, reforçamos que o uso de preservativo em todas as relações sexuais é fundamental e, caso ocorra uma relação desprotegida, procurar atendimento no serviço especializado para realização de profilaxia pós-exposição (PEP), que deverá ser realizada até 72 horas da relação desprotegida”, orienta a infectologista do Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), serviço especializado do município.

Números da Vigilância Epidemiológica municipal indicam que, do início deste ano até o momento, já são 196 casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis em moradores da Capital. Desse total, foram confirmados 57 casos de HIV/AIDS, 104 de sífilis adquirida, 19 de sífilis em gestantes e 10 de sífilis congênita (repassado da mãe para o bebê no parto). Também foram registrados seis casos de Hepatites Virais, dos tipos B e C.

Já o ano de 2023 fechou com 2.394 casos de ISTs, sendo 576 casos de HIV/AIDS e 110 casos de Hepatites Virais (do tipo B e C, A sem registro). Já de sífilis, foram confirmados 1.178 novos casos, além de 390 casos de sífilis em gestantes e 140 de sífilis congênita.

Apesar de existir uma maior contaminação em períodos festivos, como o carnaval, a transmissão de ISTs pode acontecer em qualquer época do ano. A principal forma de contágio é o contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. Mas, de maneira menos comum, as ISTs também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegras com secreções corporais contaminadas.

“As orientações de prevenção para o carnaval valem para todo o ano, por isso, é fundamental reforçar o uso de preservativos nas relações sexuais, realizar exames de testagem regularmente, para que possamos realizar diagnostico e tratamento de forma precoce, visando assim diminuir cada vez mais a transmissibilidade”, destaca a Dra. Francisca Kiguti.

Assistência – Para o cuidado com as ISTs, a Rede Municipal de Saúde dispõe do serviço especializado no Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que presta assistência para a prevenção, promoção, diagnóstico e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Além da realização de testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites birais, o SAE/CTA dispõe de sala de vacina e atendimento terapêutico para pacientes que vivem com HIV/AIDS; realiza escuta qualificada com equipe multiprofissional; atendimento médico especializado de Infectologia, Urologia e Proctologia voltados a IST; cauterização química de pequenas lesões, coleta de sangue e administração de medicamentos.

O serviço está localizado na Rua Alberto de Brito, n°411, em prédio dentro do complexo da Policlínica Municipal de Jaguaribe. O atendimento inicial é por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, das 7h Às 16h30. Para outras informações, o usuário pode ligar para número 3213-7592.

“Além do SAE/CTA, a população tem acesso aos testes rápidos também nas Unidades de Saúde da Família (USFs). A Secretaria de Saúde também dispõe de forma contínua, em todos os serviços da sua rede, preservativos masculinos e femininos, uma forma de garantir acesso irrestrito ao meio de proteção mais eficaz contra infecções sexualmente transmissíveis”, destaca a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Alline Grisi.

Para os casos em que for necessário realizar a profilaxia pós-exposição, o SUS oferta a assistência no Hospital Clementino Fraga, referência estadual. A PEP deve ser realizada até 72h após a exposição desprotegida com acompanhamento do médico infectologista no ambulatório especializado.

Continue Lendo

Paraíba

Sine Municipal registra 237 oportunidades oferecidas pelas empresas de Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A semana inicia com 237 oportunidades, intermediadas pelo Sine Municipal. Deste total, 63 vagas não exigem experiência anterior. As inscrições para estas vagas devem ser feitas exclusivamente no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc7rRaEqrVW97REI4l9mOyb6VxUI_-pQlHnfLSUQUf2AL_8bw/viewform , disponível na bio do Instagram oficial: @sinemunicipalcg. Outras 127 vagas estão destinados ao HELP e Centro Universitário. Para acessar a lista basta entrar no link: https://unifacisa.solides.jobs. Além das contratações imediatas, existem oportunidades para o cadastro de reservas.

Para acessar os serviços do Sine Municipal presencialmente é necessário procurar o Sine Municipal  munido de: RG, CPF, comprovante de residência, currículo atualizado e carteira de trabalho. Todas as oportunidades podem ser consultadas de forma online, no Instagram.

O Sine Municipal ainda auxilia as empresas locais que buscam  profissionais qualificados. Além do apoio logístico nos processos de recrutamento e seleção, o auditório pode ser utilizado gratuitamente com a finalidade de agilizar processos, eventos e ações conjuntas.

O atendimento do Sine Municipal está disponível de segunda a quinta-feira, de 7h às 17h e na sexta-feira das 07h às 13h. O órgão está localizado na Rua Santa Clara, s\n, centro – próximo ao terminal de integração de passageiros.

Estão à disposição as seguintes vagas em Campina Grande:

Apontador de obras  (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Assistente administrativo (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Auxiliar de cozinha (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Auxiliar de limpeza (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 4 vagas

Auxiliar técnico de educação (ensino técnico completo em educação e\ou áreas afins + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Babá (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Calceteiro (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 4 vagas

Carpinteiro (ensino fundamental incompleto + 6 meses de experiência na função) 2 vagas

Comprador (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Consultor de vendas (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Coordenador pedagógico (ensino superior completo em Pedagogia + 6 meses de experiência na função e\ou especialização na área) 1 vaga

Costureiro de máquinas industriais (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Costureiro em geral (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Costureiro a máquina na confecção em série (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Eletricista (ensino técnico completo em eletroeletrônica + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Eletricista auxiliar (ensino técnico completo em eletroeletrônica + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Encarregado de obras (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Estagiário de engenharia civil (ensino superior incompleto em engenharia civil + 6 preferência por quem está no 4º período ou maior) 1 vaga

Ferramenteiro (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Fiscal de prevenção de perdas (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 5 vagas

Garçom (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 5 vagas

Gerente de produção (ensino superior completo em engenharia de produção\ou Administração com ênfase em indústrias + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Jardineiro (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Operador de caixa – exclusiva para PCD (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Operador de caixa geral (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Professor de administração (ensino superior completo em Administração de empresas + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Professor de inglês (ensino superior completo em letras – língua inglesa + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Técnico em manutenção de equipamentos de informática (ensino técnico completo em manutenção de equipamentos + 6 meses de experiência) 1 vaga

Técnico em segurança do trabalho (ensino técnico completo em segurança do trabalho + 6 meses de experiência) 1 vaga

Vendedor interno – exclusivo para PCD (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Vendedor interno geral (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 2 vagas

As vagas que não exigem experiência:

Atendente de Restaurante (ensino médio completo + residir em Campina Grande + maior de 18 anos)  20 vagas

Atendente de Bar (ensino médio completo + residir em Campina Grande + maior de 18 anos) 5 vagas

Recepcionista (ensino médio completo + residir em Campina Grande + maior de 18 anos) 5 vagas

Auxiliar de Limpeza de Cozinha (ensino médio completo + residir em Campina Grande + maior de 18 anos) 6 vagas

Auxiliar de Limpeza Salão (ensino médio completo + residir em Campina Grande + maior de 18 anos) 6 vagas

Auxiliar de Delivery (ensino médio completo + residir em Campina Grande + maior de 18 anos) 3 vagas

Auxiliar de Cozinha (ensino médio completo + residir em Campina Grande + maior de 18 anos) 18 vagas

Continue Lendo

Paraíba

Sine-JP disponibiliza 142 vagas de trabalho a partir desta segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A semana inicia com oportunidades para quem almeja ingressar ou se reposicionar no mercado de trabalho, na Capital paraibana. O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) disponibiliza, a partir desta segunda-feira (4), 142 vagas, que abrangem mais de 30 funções. Para concorrer, os interessados devem se dirigir à sede do serviço.

No destaque, a lista traz 31 oportunidades para pedreiro; 15 para manobrista; sete para vendedor pracista; cinco para frentista; quatro para auxiliar de manutenção predial; três para mecânico de automóvel; três para vendedor interno; duas para técnico de Enfermagem; duas para balconista; uma para babá; uma para supervisor de logística; entre outras.

Além disso, há 14 vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCD): três para oficial de serviços gerais na manutenção de edificações; duas para atendente de mesa; duas para auxiliar de limpeza; duas para servente de obras; uma para eletricista; uma para pedreiro; uma para almoxarife; uma para auxiliar de escritório; e uma para apontador de obras.

As informações sobre todas as vagas disponíveis para a semana e os critérios necessários para concorrer a cada uma delas podem ser conferidos clicando aqui ou no Painel da Empregabilidade, no endereço www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/painel-da-empregabilidade/.

Serviço – O Sine-JP fica na Avenida João Suassuna, 49, exatamente no primeiro casarão da Villa Sanhauá, próximo à Praça Antenor Navarro, no Varadouro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 98654-8978.

Continue Lendo

Paraíba

Ruy convoca populações de João Pessoa e da Paraíba para filiação ao Podemos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal Ruy Carneiro está convocando a população de João Pessoa e da Paraíba pra se filiar ao partido Podemos.

O parlamentar chama a atenção daqueles que desejam, na capital e em outras regiões do Estado, lutar por uma Paraíba melhor.

“Não vão nos calar! Se você também quer fazer parte da mudança, filie-se ao Podemos e seja a voz da transformação. Juntos, podemos mudar João Pessoa e a Paraíba”, destaca Ruy.

A campanha está sendo promovida através das redes sociais e também em diversos outdoors espalhados pelo Estado. A filiação é prática e simples e pode ser feita por meio do site https://filie.podemos.org.br .

Para iniciar o cadastro, é preciso utilizar o número do CPF, título de eleitor, além da escolha do Estado e Município.

Confira imagem;

Continue Lendo