Nos acompanhe

Paraíba

Mais de 80% dos pacientes e acompanhantes aprovam atendimento realizado pelo Hospital Edson Ramalho

Publicado

em

A pesquisa de satisfação realizada mensalmente pela Ouvidoria do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) – unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba – aponta crescimento de 5,04 pontos percentuais na avaliação positiva dos pacientes e acompanhantes. A busca ativa pela opinião dos usuários começou em outubro do ano passado, com índice de 79,94%, conforme metodologia Net Promoter Score (NPS). Já em fevereiro deste ano, o índice de satisfação chegou a 84,98%.

De acordo com a ouvidora do HSGER, Vivian de Paula, o setor estipulou como meta o índice de satisfação igual ou superior a 70%. Já sobre as manifestações para denúncias e reclamações, foi estabelecida a meta igual ou inferior a 30%. Ao passo que a aprovação cresceu, o indicador de denúncias e reclamações caiu de 40%, em outubro, para 18,84%, em fevereiro, isto é, a menos da metade.

O paciente João Gonçalves, de 58 anos, passou por uma cirurgia no HSGER, no final de janeiro. Ele participou da pesquisa de satisfação e elogiou o atendimento recebido. Passei três dias internado e não tenho do que reclamar. Na verdade, só tenho a agradecer pelo atendimento no hospital. Estão todos de parabéns!”, opinou. Ele vai retornar no próximo mês à unidade hospitalar para uma consulta de avaliação.

Para o diretor-hospitalar, Cícero Ludgero, o índice positivo obtido na pesquisa de satisfação foi alcançado devido ao trabalho das equipes de toda a unidade hospitalar, que é gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) desde maio de 2023. “Quando assumimos a gestão do Hospital do Servidor, realizamos várias mudanças para melhorar ainda mais o bem-estar dos pacientes. Inserimos novos procedimentos quanto a exames e cirurgias para oferecer o melhor tratamento aos usuários de toda a Paraíba. Atualmente, estamos em obras para ampliar nossa capacidade de atendimento e seguirmos melhorando”, afirmou.

Apenas com relação ao mês de fevereiro, a pesquisa de satisfação foi feita com 213 pacientes e acompanhantes. Os principais grupos foram os que estiveram internados nas enfermarias e unidade de terapia intensiva (84,6%) e na Maternidade (14,8%). Na pergunta sobre a indicação dos serviços para um amigo ou parente, numa escala de zero a 10, 74,6% responderam a nota máxima e 14,6% avaliaram com nota nove. Isto é, 89,2% dos respondentes deram os maiores índices de avaliação. Na divisão do perfil por faixa etária, 30% tinham idade a partir de 60 anos e 26,9%, de 46 a 60 anos.

Dia do Ouvidor – Em alusão ao Dia do Ouvidor, comemorado neste sábado (16) e para estreitar a abordagem com os usuários do HSGER, a Ouvidoria está divulgando os meios de acesso ao setor e entregando panfletos para que seja respondida uma pesquisa de satisfação, na qual o paciente ou acompanhante poderá opinar sobre a recepção, atendimento dos profissionais, instalações, limpeza e organização.

“A Ouvidoria é um canal de acesso do usuário com a Direção para expor suas necessidades, sugestões e reclamações, as quais devemos transformar em melhoria para o serviço, buscando a excelência. O mais importante é ouvir o usuário”, destacou a ouvidora Vivian de Paula. A Ouvidoria elaborou quatro tipos de pesquisas, voltadas a setores específicos: Urgência, Internação e UTI; Ambulatório; Maternidade; e Centro de Diagnóstico por Imagem.

O paciente Marcelo Júnior, de Itaporanga, foi internado no HSGER para realização de uma cirurgia eletiva e avaliou positivamente o atendimento recebido. “Fui muito bem cuidado por todos os profissionais de saúde que me atenderam”, frisou. Ele foi acompanhado pela esposa, Iara Marlênia, que respondeu à pesquisa da Ouvidoria, fazendo uma boa avaliação. “Tivemos toda a assistência necessária durante a internação dele. Todos foram atenciosos”, destacou.

Segundo a ouvidora do HSGER, um novo levantamento das impressões dos usuários começou a ser feito neste ano, detalhando a opinião dos pacientes e acompanhantes sobre os serviços prestados. “Os depoimentos citam os nomes dos profissionais, destacando qualidades como amor, carinho, dedicação, competência profissional, gentileza, empatia e humanização”, comentou ela. As qualidades são atribuídas aos servidores de setores diversos, desde a recepção, segurança ou administrativo, até o atendimento de saúde, como técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.

A Ouvidoria disponibiliza diversas formas de acesso: por meio de QR Code afixado nos setores (que leva a um formulário do Google); Caixa-urna localizada nas recepções e corredores da internação; pelo e-mail ouvidoriahospitaledsonramalho@gmail.com ou pelo telefone 3211 7280. Outra maneira é pelo sistema OuvidorSUS, por meio do endereço http://ouvprod01.saude.gov.br/ouvidor/CadastroDemandaPortal.do.

Continue Lendo

Paraíba

Governo lança calendário 2024 das audiências do Orçamento Democrático Estadual na próxima segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão, lançará na próxima segunda-feira (29) o calendário das Audiências Públicas Regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) – Ciclo 2024. O evento acontecerá na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 10h.

No programa semanal “Conversa com o Governador”, o governador João Azevêdo adiantou que as audiências serão iniciadas no dia 3 de maio e todas as demais datas e municípios, que sediarão as plenárias do ODE, serão divulgados nesta segunda-feira.

“Nós faremos, mais uma vez, uma grande festa da democracia participativa, ouvindo o povo, dando respostas rápidas às demandas. O Orçamento Democrático vem, ao longo dos anos, aumentando o número de participantes por conta da sua credibilidade porque o governo apresenta um nível de resolutividade muito alto”, frisou o gestor.

A solenidade de lançamento do Ciclo 2024 será aberta ao público e abrirá o calendário de 16 grandes plenárias que devem acontecer nas 14 regiões geoadministrativas do Estado, envolvendo a população dos 223 municípios paraibanos.

Saiba mais – O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio Maia reforça alianças em Casserengue e participa de entrega de ações e investimentos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Casserengue, localizada no interior do Estado, recebeu importantes investimentos através de emendas parlamentares do deputado federal Gervásio Maia na noite dessa sexta-feira (26/04).

Os recursos destinados visam melhorias significativas na qualidade de vida dos moradores da cidade em obras e custeio da administração.

Ao lado do prefeito Vandegalega, do vice-prefeito Leandro Neixa, além dos vereadores Wellington, Francinaldo e Millian, secretários, líderes comunitários e os cidadãos locais, o deputado detalhou as ações e agradeceu as parcerias no município.

“É uma alegria muito grande pode contribuir por meio das nossas emendas parlamentares para melhorar a qualidade de vida do povo de Casserenge.
Vamos juntos, minha gente”, ressaltou.

Confira:

Continue Lendo