Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de Cabedelo entrega 1ª etapa da reforma do Parque Turístico do Jacaré

Publicado

em

Um dos pontos turísticos mais belos e visitados da Paraíba está ainda mais convidativo, harmônico e seguro. A Prefeitura Municipal de Cabedelo entregou, nesta sexta-feira (22), a 1ª etapa da reforma do Parque Turístico do Jacaré.

Com um investimento próprio de pouco mais de R$ 3 milhões, a obra vai oferecer um espaço público de qualidade, com conforto, bem-estar, pertencimento, sustentabilidade e inclusão.

As intervenções, nesta 1ª etapa, constaram de mudança de todo o piso do passeio, construção de ciclovia e adequação do Parque para uma melhor acessibilidade, inserindo o piso podotátil por todo o local.

As obras também contaram com substituição do guarda corpo, área de grama para parte de lazer, bancos e postes de iluminação, fechamento de todo o Parque com mureta e gradil, ampliação da área de passeio, construção das bilheterias e do letreiro “Eu Amo Cabedelo”.

Além disso, foram construídas as guaritas de entrada, acesso e segurança e implantados o novo posto de informações turísticas e uma nova iluminação em LED. Também foi feita a reforma do anfiteatro e ainda reforçado o muro de arrimo, buscando evitar erosões e conferir mais segurança para quem visita o espaço.

“Este é um momento de extrema alegria para todos nós. Essa é a entrega da primeira etapa dessa reforma e já percebemos um novo parque. Podemos dizer que o espaço de um dos espetáculos naturais mais bonitos do Brasil se transformou e está cada vez mais preparado para receber os turistas. E que agora temos uma maravilhosa área de convivência mais acessível, segura e ampla e que melhor simboliza nosso sentimento de pertencimento. Com isso, ganha Cabedelo, a Paraíba e o mundo, pois sabemos que esse é um dos pontos turísticos mais conhecidos do nosso Brasil. Temos previsão que a segunda etapa tenha início ainda neste ano e que contemple as áreas onde se localizarão os restaurantes e outros pontos comerciais e, assim, vamos fomentar e fortalecer ainda mais o comércio e a economia local”, destacou o prefeito Vitor Hugo que se emocionou na inauguração do espaço.

O projeto completo visa uma transformação no equipamento turístico cabedelense, que recebe milhares de pessoas semanalmente. A empresa responsável pelas obras foi a Virtual Engenharia e o projeto arquitetônico foi assinado e cedido por Alana Lacerda.

Assim que concluídas todas as intervenções, o novo Parque Turístico do Jacaré vai contar com amplos espaços, dois restaurantes, área de piquenique, píer, ciclovia, área de contemplação do pôr do sol e estacionamento. Além disso, também serão construídos espaços acessíveis com rampas, painéis em braile, um novo posto de informações turísticas, miniquadras recreativas, parque infantil e espaço kids.

“Realmente estamos muito felizes e lisonjeados por compreender a importância desse dia para o turismo da cidade de Cabedelo e para o Estado da Paraíba. A gente  que esteve por aqui todos os dias e vivenciou cada passo dessa obra, desde sua concepção, hoje estamos presenciando um momento que vai ficar na história. Sabemos também que gerir o Parque não será fácil, mas será fundamental para a sua manutenção. E essa responsabilidade precisamos ter junto com todos que funcionarão no local. Esperamos que todos continuem aproveitando o pôr do sol mais lindo do Brasil”, ressaltou  Haennel Farias, secretário de Turismo de Cabedelo.

Participação ilustre – Durante a solenidade de inauguração da primeira etapa do novo Parque Turístico do Jacaré, estiveram presentes autoridades estaduais e municipais, dentre eles, deputados, vereadores, secretários municipais, auxiliares de governo, representantes de associações comerciais e do trade turístico, além de populares, comerciantes e turistas que transitavam no local.

A participação especial que encantou a todos foi a de “Jurandy do Sax” – músico paraibano que ficou famoso por executar o Bolero de Ravel em seu saxofone, em cima de uma jangada no Rio Paraíba enquanto o sol se põe, há mais de 30 anos. Ele deu um testemunho emocionante comemorando essa nova fase do Parque do Jacaré e executou a canção “Tema da Vitória” – que relembra os feitos heroicos do saudoso piloto de F1 Ayrton Senna.

“Estou aqui na Praia do Jacaré desde uma certa tarde de domingo no ano de 1993, onde eu toquei pela primeira vez o Bolero de Ravel. Eu nem imaginava vivenciar o que estamos contemplando agora. Quero agradecer à atual gestão por esse empenho e por esse cuidado que sempre teve com o Parque do Jacaré e dizer que, enquanto Deus quiser, estarei sempre junto com essa luta, pois essa atividade me levou a lugares inimagináveis aqui no Brasil e também em outros países. E eu não fui sozinho, Cabedelo foi junto, a Praia do Jacaré foi junto e nos trouxe resultados que não tenho nem como mensurar. Agora com essa reforma, o turista vai procurar cada vez mais este lugar. E vamos continuar mantendo essa história viva”, afirmou o músico.

Continue Lendo

Paraíba

TCE-PB dá ultimato e prazo para gestões estadual e municipais informarem números de terceirizados

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) dá ultimado às gestões estadual, municipais e estabelece prazo de 120 (cento e vinte) dias para informarem sobre lista de servidores terceirizados e contratados por excepcional interesse público.

De acordo com o presidente da Corte de Contas, conselheiro Nominando Diniz, um crescimento exagerado de terceirização chamou atenção do Tribunal e que regras precisaram ser aplicadas em nome do zelo pelos cofres públicos.

Ainda segundo o presidente, a lista será encaminhada ao Ministério Público para acompanhamento durante o período eleitoral.

Os comentários de Nominando Diniz foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta segunda-feira (20/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

CCJ da Câmara é favorável à criação da Agência de Cinema e Audiovisual de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A fundação da Agência de Cinema e Audiovisual da capital paraibana recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Na reunião desta segunda-feira (20), o colegiado acatou nove Projetos de Lei Ordinária (PLO), um Projeto de Lei Complementar (PLC) e um Projeto de Decreto Legislativo (PDL). Sete PLOs foram rejeitados. Outros dois projetos receberam Pedido de Vista e outros dois foram retirados de pauta. Ainda foi mantido um Veto do Executivo Municipal.

O PLO 2109/2024, de autoria do Executivo Municipal, acatado, constitui a Agência de Cinema e Audiovisual de João Pessoa (ACAP), sociedade de economia mista, sob a forma de sociedade anônima de capital autorizado, dotada de personalidade jurídica de direito privado, com duração indeterminada, vinculada à Secretaria de Educação e Cultura do Município de João Pessoa, tendo como objeto social a promoção do desenvolvimento econômico, social, cultural, artístico, tecnológico, turístico e educacional da atividade cinematográfica e audiovisual de João Pessoa.

A agência poderá, ainda, explorar serviços de radiodifusão sonora, de sons e imagens e de acesso adicionado a serviços audiovisuais, observada a legislação aplicável. Também fica determinado que a ACAP poderá celebrar convênios, acordos e instrumentos congêneres, firmar contratos com entidades públicas, privadas e estatais, nacionais ou internacionais, bem como formalizar ajustes de bolsas e instrumentos congêneres, podendo ainda participar de outras empresas e/ou órgãos privados ou públicos, da Administração Direta ou Indireta, respeitadas as disposições legais aplicáveis. Ainda fica instituído o Fundo Municipal do Audiovisual (FMA), vinculado à Secretaria de Educação e Cultura do Município de João Pessoa, e administrado pelo Conselho Administrativo da ACAP.

Outras duas matérias do Executivo Municipal receberam parecer favorável. O PLC 55/2024, com a

regulamentação, estrutura e funcionamento do Fundo Municipal para a Inclusão da Pessoa com Deficiência (FUMPED), que tem por objetivo centralizar a gestão, captação e aplicação de recursos destinados ao suporte e apoio financeiro à implantação de ações e programas voltados às pessoas com deficiência, incluindo repasse a entidades governamentais e não governamentais. O PLO 2101/2024 dispõe sobre a inclusão no Plano Plurianual e na Lei Orçamentária Anual de nova natureza da despesa na Secretaria Municipal de Habitação Social, sendo autorizado a abrir Crédito Especial no valor de R$ 50 mil.

Entre os projetos de autoria dos vereadores foi destaque o PLO 2045/2024, do vereador Zezinho Botafogo (PSB), que estabelece o direito de prioridade de atendimento médico-hospitalar às mulheres vítimas de violência no âmbito do município de João Pessoa, visando assegurar-lhes assistência rápida e qualificada em situações de emergência decorrentes de violência doméstica, sexual, psicológica ou qualquer outra forma de violência de gênero. De acordo com o documento, o atendimento prioritário abrange todos os serviços de saúde, públicos e privados, conveniados ou não com o Sistema Único de Saúde (SUS), devendo ser garantido o acesso imediato e sem burocracia às mulheres que se encontrem em situação de violência, de acordo com a classificação de risco estabelecida pelos profissionais de saúde.

Também do vereador Zezinho, ainda foi aprovado o PDL 246/2024, outorgando a cidadania pessoense à professora e Educação Física Karla Françoise da Costa Alencar, natural de Teresina, capital do Piauí, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por ela à cidade de João Pessoa.

Continue Lendo

Paraíba

“É uma decisão que tem reflexo em 2024 e 2026”, avalia Jackson sobre novo adiamento na Capital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, demonstrou preocupação a respeito do novo adiamento da Cúpula Nacional do partido em relação a decisão final sobre os rumos nas eleições deste ano em João Pessoa. “É uma decisão que tem reflexo em 2024 e 2026”, disse o dirigente.

Durante reunião realizada nesta segunda-feira (20/05), a Cúpula, mais uma vez, retirou de pauta a definição na Capital devido a uma série de divergências internas. A disputa interna entre o deputado estadual Luciano Cartaxo e a deputada Cida Ramos para quem será o nome da possível pré-candidatura do PT, vem refletindo na dificuldade da legenda em manter unidade e oficializar o posicionamento.

Leia mais: Divergências na Cúpula Nacional do PT leva legenda a adiar mais uma vez decisão sobre João Pessoa

Para Jackson, a incerteza não só causa efeitos diretamente no pleito deste ano, como também na eleição presidencial de 2026 devido o enfraquecimento do partido. Os comentários dele foram registrados durante o programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

“Não é uma decisão pequena, é uma decisão que tem reflexo em 2024, 2026. Estamos num processo extremamente duro contra o fascismo no país. Governando o Brasil, fazendo as mudanças necessárias com o presidente Lula, mas sabemos que a guerra contra o fascismo e contra a extrema direita é uma guerra dura. Então a direção nacional sabe disso, que essas decisões sobre 2024 tem reflexo no que a gente quer construir”, lamentou.

Ouça:

Continue Lendo