Nos acompanhe

Paraíba

BNB reúne autoridades em Brasília para debater a economia do Nordeste no desenvolvimento do país

Publicado

em

Lideranças políticas e institucionais estiveram reunidas hoje, em Brasília, no evento “Nordeste em pauta – A importância da região para o desenvolvimento econômico do país”, que tratou das diversas cadeias produtivas e contribuição dos estados nordestinos na geração de emprego e renda. O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, conduziu a apresentação, ao lado da governadora do Rio Grande do Norte e presidente do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra, além de outras autoridades.

“O Nordeste não é um problema, ele é parte da solução de fazer um Brasil ainda mais forte”, declarou o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, ao destacar as potencialidades econômicas que estão influenciando diretamente na melhoria de vida da sociedade nordestina.

O executivo também reforçou que, somente em 2023, o Banco aplicou R$ 58,5 bilhões em contratações, aumento de 27% dos recursos em comparação a 2022, com prioridade para empreendimentos no semiárido. “Nossa rede conta com mais de mil pontos de atendimento integral dos clientes, entre agências e postos de microfinanças. Vamos continuar investindo em todos os segmentos econômicos para a geração de empregos, bem como em infraestrutura, a exemplo do saneamento, área prioritária no PAC do Governo Federal na próxima década”, afirmou Paulo Câmara.

Atualmente, o Nordeste possui 14% do PIB do país e 28% da população. Segundo os especialistas participantes do evento, o desafio a ser enfrentado é alcançar equilíbrio, baseado em negócios sustentáveis, para que a região continue crescendo acima da média nacional. Para isso ser alcançado, áreas como agronegócio, educação, turismo, energias renováveis e linhas de transmissão são fundamentais no avanço dos índices econômicos e sociais.

Segundo a governadora do RN, Fátima Bezerra, o Consórcio Nordeste tem papel preponderante nesse processo de crescimento da região, pois se legitimou como importante espaço de unidade política para tratar de soluções aos principais desafios desses nove estados. “Estamos em debate programático, articulação e diálogo para um crescimento inclusivo e justo. Há uma grande janela de oportunidades, a começar com investimentos de R$ 700 bilhões via PAC, nos próximos anos, além de termos protagonismo na área de energias renováveis. Somente o RN, líder nesse tipo de geração há uma década, produz 30% de energia eólica a nível nacional”, destacou.

O evento, promovido pelo portal Metrópoles, em parceria com o BNB, promoveu discussões relevantes sobre o desenvolvimento econômico, social e cultural da região com especialistas e autoridades políticas e institucionais. A mesa principal também contou com a mediação do jornalista Guilherme Amado e com a participação da secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional – SDR/MIDR, Adriana Melo Alves, do assessor Especial da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe), Luiz Esteves, e do diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Aristides Monteiro Neto.

 

Continue Lendo

Paraíba

Tibério diz que Carta de Serviços do Detran economizará tempo e verbas do Estado e do cidadão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Menos burocracia, mais transparência e mais ágil. É assim que o secretário de administração da Paraíba, Tibério Limeira, descreve a Carta de Serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), implantada nesta segunda (20/05).

O projeto é um marco significativo na modernização do atendimento ao cidadão. Esta iniciativa tem como objetivo principal simplificar e agilizar o acesso aos serviços do Detran através de um portal online mais intuitivo.

Tibério Limeira, destacou a importância desta nova plataforma digital. “Estamos investindo na transformação digital dos nossos serviços para oferecer um atendimento de qualidade, acessível e eficiente para a população paraibana”.

A elaboração da Carta de Serviços é fruto da união entre a Secretaria de Administração e o Detran e em breve esse mesmo modelo irá servir de base para outros serviços do estado.

Ainda segundo Tibério, a Carta de Serviços Digitais do Detran-PB apresenta uma série de funcionalidades que informam os cidadãos sobre os serviços disponíveis, os requisitos necessários, o tempo estimado para a conclusão de cada processo e os custos envolvidos. A plataforma foi desenhada para ser de fácil navegação, garantindo que qualquer pessoa possa acessar as informações de maneira clara e direta.

“Nossa meta é transformar a relação entre o cidadão e o Estado, tornando-a mais próxima e eficiente. Com a nova Carta de Serviços Digitais, os usuários poderão resolver diversas pendências diretamente pelo site, sem a necessidade de deslocamento, economizando tempo e recursos,” explicou Tibério Limeira.

Continue Lendo

Paraíba

“Quebrou os consensos que construímos”, dispara dirigente sobre movimentação de Cartaxo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente municipal do PT, o advogado Marcos Túlio, alfinetou nesta segunda-feira (20/05) o deputado estadual Luciano Cartaxo, e o responsabilizou de ser o pivô no impasse da legenda acerca das indefinições referentes ao pleito em João Pessoa.

A fala do dirigente ocorre após a Cúpula Nacional adiar mais uma vez os rumos do PT na Capital. Disputas internas acerca do nome para pré-candidatura própria entre Cartaxo e a deputada estadual Cida Ramos reflete na dificuldade em manter a unidade e oficializar o posicionamento.

Durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, Marcos afirmou que o impasse ocorre devido as movimentações feitas por Cartaxo de retirar o nome da disputa interna do partido e depois ter voltado atrás.

“A gente fez isso ainda no final do ano passado e no início deste ano. Nós construímos muitas decisões consensuadas. Houve um consenso acerca da candidatura própria, houve um consenso acerca da realização de prévias partidárias e isso foi aprovado pela instância municipal. Só que, em determinado momento, especificamente após uma reunião que houve com o GTE 60 dias atrás quando a presidente Gleisi deliberou pela realização de uma pesquisa aqui em João Pessoa, três ou quatro dias após o deputado Luciano emitiu uma nota à imprensa se colocando de fora de qualquer disputa interna, ele dizia que o nome dele não estava disponível para disputas partidárias internas. A partir desse fato, quebrou essa questão com os consensos que construímos e estamos com esse impasse na mão da direção nacional, e só a direção nacional pode desatar este nó no momento”, detalhou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Prefeitos paraibanos participam da XXV Marcha Brasília em Defesa dos Municípios a partir desta 2ª

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Capital Federal, Brasília, recebe, nesta segunda-feira (20/05), prefeitos paraibanos que, unidos a outros milhares de chefes de Executivos Municipais de cidades brasileiras, participarão da XXV Marcha Brasília em Defesa dos Municípios que acontece até o dia 23 de maio de 2024 e terá foco na desoneração.

Palco de avanços e conquistas para todos os Municípios do Brasil, a Marcha é considerada o maior evento municipalista da América Latina que, nesta edição, também reúne lideranças políticas de todo o país para a discussão das pautas que interessam a toda a população.

Promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a edição de 2024 conta com um andar inteiro para a discussão política, com destaque para o palco principal, em que, além das discussões a respeito de Reforma Tributária, a redistribuição dos royalties de petróleo e os desastres enfrentados pelos Municípios do país.

Assim, a Marcha trata diretamente de assuntos que influenciam no cotidiano dos cidadãos e é também um espaço para a capacitação de gestores públicos através de arenas técnicas, na programação paralela. As apresentações serão no piso técnico com cerca de 50 temas sendo debatidos em 7 salas técnicas.

Com pautas prioritárias para os Municípios, a Marcha também é um espaço para a discussão e busca pela aprovação de matérias em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, que ajudam a aperfeiçoar o pacto federativo.

Continue Lendo