Nos acompanhe

Paraíba

Congresso sobre doenças raras reúne profissionais e garante avanços para o tratamento

Publicado

em

A discussão sobre pacientes com doenças raras se faz cada vez mais necessária na sociedade, porque ela traz conhecimento, avanços para o tratamento e inclusão. Por isso, o IV Congresso Nacional de Doenças Raras e Anomalias Congênitas (Conamdracon), que aconteceu esta semana no Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho, foi tão importante, conforme depoimento dos próprios organizadores e participantes. O evento foi realizado pela Associação Paraibana de Doenças Raras (Aspador), em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, por meio do Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras.

Durante três dias, centenas de pessoas, entre pesquisadores da área, profissionais e estudantes de Saúde de todo o Brasil, estiveram reunidas em um debate que trouxe entendimento sobre as condições de pacientes raros, além de ampliar os conhecimentos dos profissionais da área.

Nesta quinta-feira (28), durante o encerramento do evento, uma vasta programação foi apresentada ao público. Além de palestras com temas como ‘A humanização e a arte da cirurgia neurológica nos distúrbios dos movimentos das doenças raras’ e ‘Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD’, aconteceram também mesas redondas para ampliar o debate sobre ‘A importância da educação em saúde na política de atenção integral da pessoa com doença rara e família’, ‘Avaliação biomecânica nas doenças raras’ e ‘Cuidados paliativos’.

A médica geneticista e presidente do Congresso, Tereza Tavares, explicou que os temas discutidos durante o evento levam mais conhecimento aos participantes e, consequentemente, melhorias no atendimento aos pacientes, especialmente os do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Muitas vezes esses pacientes têm múltiplos acometimentos de sistemas e precisam da atenção de vários profissionais, quer sejam várias especialidades médicas, mas também multiprofissional. Os profissionais que vão dar assistência à família, por exemplo, os psicólogos, têm um papel fundamental nisso, no apoio ao paciente, a família e até ao médico que está atendendo. O assistente social, que tem um manejo maior com aquela família para saber como ela se encontra”, falou Tereza Tavares.

A especialista também chamou atenção para a iniciativa do apoio da Prefeitura de João Pessoa e afirmou que o envolvimento dos gestores públicos em todas as esferas – municipal, estadual e federal – é de suma importância para o avanço de tomadas de decisões que tragam soluções para as famílias que enfrentam as doenças raras e para o sistema de saúde.

“É uma iniciativa fantástica. A gente precisa de acessibilidade maior de todos os gestores, em todas as esferas, que ofereçam os medicamentos. Por exemplo, nós temos a Atrofia Medular Espinhal que tem três subtipos, mas o tipo 1, a criança pode ter a falência dos músculos e ela morre até no primeiro ano de vida e existe o medicamento que evita toda a instalação de quadro clínico. Portanto, é uma questão de vida e morte, mas é muito caro e isso acaba sendo judicializado. E quando libera [na Justiça], muitas vezes a criança já pode ter morrido. Precisamos mobilizar todas as estruturas, não só o exame, como o medicamento”, alertou.

Doenças raras em números – Saionara Araújo, uma das organizadoras do evento, citou que o Brasil tem 3 milhões de pacientes com doenças raras. Desse total, só 5% têm tratamento. Dentro de quase 8 mil doenças raras, nenhuma tem cura. Para ela, a tomada de consciência para o cuidado com esses pacientes e suas famílias é urgente.

“O principal objetivo de a gente estar aqui discutindo há três dias as doenças raras é exatamente para trazer os olhares das três esferas de governo, como também da sociedade civil organizada, para uma temática que é fato. É para que a gente se qualifique, se capacite para dar a esses pacientes um atendimento qualificado e integral, para que a gente contribua com a qualidade de vida deles, já que cura, infelizmente, a gente não consegue. Para conseguir isso, a gente tem que juntar profissionais que atuam na saúde, com professores que têm as suas disciplinas voltadas para a doença rara, com os residentes e multiprofissionais”, ressaltou.

Profissionais envolvidos – O IV Conamdracon contou com a participação ativa de diversos profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, nutricionistas, psicopedagogos, bem como estudantes de graduação e pós-graduação.

A fonoaudióloga Keila Albuquerque esteve presente no evento durante os três dias e falou sobre a importância do Congresso. “É muito importante que todos os profissionais conheçam as doenças raras, que são diversas, e como tratá-las. A importância é imensurável. E os organizadores do evento estão de parabéns, porque o evento está muito bem organizado, as palestras estão muito grandiosas, informativas, então está perfeito o Congresso”, enfatizou.

Keila também explicou o papel da fonoaudióloga no acompanhamento aos pacientes com doenças raras. “O fonoaudiólogo trabalha tanto na área da comunicação – os pacientes que têm distúrbio de fala não conseguem se comunicar direito, ele expressa seu desejo, suas vontades – como também com deglutição, com a desfagia. Então, os pacientes que têm dificuldade em mastigar, em deglutir, em sugar, no caso dos bebês. O personal dele trabalha desde o neonato até os idosos, nesses dois distúrbios da comunicação e da alimentação”, esclareceu.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Prefeitura de São Bento entrega importante obra durante cronograma de ações do aniversário da cidade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em mais um dia de muitas ações comemorativas dos 65 anos do aniversário de Emancipação Política de São Bento, o prefeito Doutor Jarques Lúcio (PSB) entregou a Passagem Molhada da comunidade do Riachão, na última quinta-feira (25/04), cujos investimento supera um milhão de reais.

O passadouro é um anseio antigo dos moradores do Riachão e comunidades adjacentes, que passavam por grandes transtornos no período do inverno e, agora, com a conclusão da obra, terão acesso rápido e sem empecilhos à zona urbana da cidade.

A Passagem Molhada do Riachão é uma solicitação, também, da Associação Comunitária dos Moradores da comunidade e foi construída, numa parceria da Gestão Municipal com o Governo do Estado, por meio do Projeto Cooperar, e o presidente da entidade, Omar Gama, esteve presente na cerimônia de entrega dos serviços.

O prefeito Jarques disse que a obra de escoamento das águas na comunidade mencionada é mais um grande presente e conquista dos habitantes da localidade, fazendo menção à passagem molhada feita, também, no Sítio Cosmos, adiantando que, no próximo mês, o governador João Azevêdo assinará a ordem de serviço para a construção da passagem molhada da Várzea Grande. “Quero agradecer ao governador João Azevêdo pela passagem molhada, que é a maior em toda a Paraíba, realizada pelo Cooperar, em parceria com o Banco Mundial”, afirmou o gestor.

A programação começou logo cedo, com um café da manhã servido aos alunos da Escola Municipal André Pedro da Silva, no Gabinete do prefeito, na sede da prefeitura.

Às nove horas, houve a inauguração da ampliação e entrega do Ginásio Poliesportivo da Escola Antônio Cândido, localizada no bairro Vieirópolis. Logo depois, às 11h, foi apresentado mais um Programa Institucional da prefeitura, em Rede com São Bento, gerado pela Rádio Solidária FM e retransmitido pela Rádio São Bento FM, do Sistema Correio de Comunicação.

As ações só foram encerradas às 17h, no São Bentinho, onde foi inaugurada a extensão do PSF Severino Pedro para o turno noturno.

Continue Lendo

Paraíba

Lei determina a instituições de saúde e servidores notificarem casos de violência contra o idoso

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo (PSB), sancionou o Projeto de Lei 13.180/2024, de autoria do deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade), que dispõe sobre a notificação, em casos de violência contra o idoso, aos órgãos competentes. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (27/04).

O texto busca assegurar a defesa dos direitos do idoso e determina que as instituições de saúde e servidores públicos notifiquem os maus-tratos ao Conselho Estadual do Idoso e ao Ministério Público da Paraíba (MPPB). A decisão também vale para hospitais privados, clínicas e estabelecimentos congêneres.

A matéria estabelece que a denuncia ocorra num prazo de até 48h e assegura o anonimato da denúncia.

Em caso de omissão por parte das instituições, poderá ser instaurado procedimento administrativo disciplinar e multa que pode chegar a mais de R$ 30 mil.

 

Continue Lendo

Paraíba

Prefeita Luciene Gome inaugura UBS Integrada Yanca Carolina da Cruz Amaro, no Jardim Aeroporto

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A prefeita Luciene Gomes  inaugurou, nesta sexta-feira (26), a Unidade Básica de Saúde Integrada Yanca Carolina da Cruz Amaro, situada na Rua Severina Isabel de Andrade, S/N, próxima à Praça do Jardim Aeroporto.

A prefeita ressaltou a importância dessa nova unidade para proporcionar um atendimento mais eficiente e humanizado à população, destacando os investimentos contínuos que a gestão municipal tem realizado na área da Saúde.

“Estamos empenhados em oferecer serviços de qualidade aos nossos munícipes, e essa nova unidade é mais um passo nessa direção”, afirmou Luciene Gomes.

Com um prédio moderno e totalmente acessível, a UBS conta com 25 salas distribuídas estrategicamente para melhor atender às necessidades dos pacientes. Dentre as instalações, destacam-se quatro consultórios médicos, incluindo um para consultas de especialidades, três consultórios para clínico geral, consultório odontológico, sala de observação, inalação, expurgo, esterilização, farmácia, triagem, DML, coleta, e ainda quatro sanitários, sendo dois adaptados, e uma sala de atividades coletivas para Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

A solenidade de inauguração da UBS contou com a presença da prefeita Luciene Gomes, autoridades locais, secretários municipais, servidores e da popula, além dos deputados estadual Felipe Leitão e federal Mersino Lucena.

Homenagem

A denominação da Unidade Básica de Saúde Integrada é uma homenagem da gestão municipal a tesoureira da Secretaria da Fazenda, Yanca Carolina da Cruz Amaro, servidora municipal há 10 anos, que faleceu vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no último domingo (21).

Durante a inauguração da UBS, a prefeita Luciene Gomes fez questão de destacar a importância e o legado deixado por Yanca Carolina na comunidade de Bayeux.

“Yanca Carolina foi uma servidora exemplar, dedicada e comprometida com o bem-estar dos cidadãos de Bayeux. Sua partida precoce deixou uma lacuna em nossos corações, mas sua memória e seu legado de serviço à comunidade permanecerão vivos. Que seu nome seja lembrado não apenas como uma homenagem, mas como um símbolo de dedicação e amor ao próximo”, disse a prefeita.

Continue Lendo