Nos acompanhe

Brasil

Integrante da comitiva de Lula para recepção ao presidente Macron, Gervásio festeja acordos entre os países

Publicado

em

O deputado federal paraibano Gervásio Maia (PSB) foi escolhido para integrar comitiva do presidente Lula (PT) para recepção do presidente francês Emmanuel Macron, no Brasil, na quinta-feira (28/03).

A comitiva contou com, pelo menos, nove deputados, escolhidos a dedo para o momento de integração entre a França e o Brasil.

Durante a visita, Macron, que fez sua primeira viagem oficial ao Brasil, passou por Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) e, com o presidente Lula assinou mais de 20 (vinte) acordos de cooperação em áreas como meio ambiente, inteligência artificial, direitos humanos e igualdade de gênero.

Gervásio Maia afirmou ter sido uma honra participar de um momento tão importante para as duas nações.

Uma honra ser um dos nove deputados a participar, ao lado do presidente Lula, da comitiva e recepção da visita de Estado do presidente francês Emmanuel Macron“, afirmou.

Mais de 20 acordos foram firmados entre Brasil e França nesta quinta-feira, a exemplo do financiamento e troca de experiências para a transição ecológica e energética, bioeconomia, agricultura, inteligência artificial, direitos humanos e igualdade de gênero.

O Brasil voltou para o mundo! Que orgulho fazer parte desse momento“, comemorou Gervásio.

Confira a lista de acordos firmados:

  1. Novo Plano de Ação da Parceria Estratégica Brasil-França
  2. Termo Aditivo ao Acordo de Cooperação Jurídica Internacional em Matéria Penal
  3. Declaração de Intenções sobre a Retomada do Centro Franco-Brasileiro de Biodiversidade Amazônica
  4. Carta de Intenções sobre a Cooperação entre o Parque Amazônico da Guiana e o Parque das Montanhas do Tumucumaque
  5. Declaração de Intenções Relativa ao Reforço da Cooperação na Luta contra o Garimpo Ilegal
  6. Declaração de Intenções sobre Diálogo para Transição e Segurança Energética e Minerais Estratégicos (DTSEM)
  7. Declaração de Intenções sobre Matérias Primas Críticas
  8. Memorando de Entendimento sobre Modernização da Gestão Pública
  9. Declaração de Intenções em Matéria de Proteção e Defesa Civil
  10. Memorando de Entendimento para a Cooperação em Projetos de Desenvolvimento Sustentável Regional
  11. Memorando de Entendimento com o Ministério das Cidades
  12. Carta de Intenções sobre a Cooperação em Saúde
  13. Declaração de Intenção Destinada a Reforçar a Cooperação Franco-Brasileira a Fim de Garantir a Integridade do Espaço Informativo
  14. Declaração de Intenções no Domínio da Formação de Profissionais de Educação Básica e da Promoção do Plurilinguismo
  15. Carta de Intenções sobre a Cooperação Esportiva
  16. Acordo de Segurança Relativo à Troca de Informações Classificadas e Protegidas
  17. Memorando de Entendimento sobre Financiamento ao Desenvolvimento, Clima e Gênero
  18. Protocolo de Intenções entre o BNDES e a AFD
  19. Memorando de Entendimento para Cooperação Técnica EMBRAPA-CIRAD
  20. Memorando de Entendimento para Cooperação Técnica EMBRAPA-IRD
  21. Protocolo de de Intenções entre o Banco da Amazônia (BASA) e a AFD

Continue Lendo

Brasil

Caso Braiscompany sofre nova movimentação no STF e habeas corpus é negado; confira documento

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O caso ‘Braiscompany’ sofreu nova movimentação judicial nesta semana através do Supremo Tribunal Federal (STF) que negou um pedido de habeas corpus apresentado pela defesa de um ex-diretor da empresa campinense que ficou conhecida nacionalmente após protagonizar um dos maiores escândalos nacionais referente à prática de crimes que resultaram em um golpe milionário que lesou clientes da própria empresa que investiram dinheiro em criptomoedas.

O STF, através do ministro Alexandre de Moraes, negou na sexta-feira (06/12) um pedido de habeas corpus apresentado pela defesa de Victor Hugo Lima Duarte, ex-diretor da Braiscompany e apontado como um dos braços direitos do casal Antonio Inácio da Silva Neto e Fabrícia Farias, donos da empresa e apontados como líderes da organização criminosa.

Consta no processo que o Superior Tribunal de Justiça (STJ), ainda em março de 2024, julgou e negou o habeas corpus nº 249.812, impetrado pela defesa de Victor Hugo que havia sido condenado “a 36 anos e 8 meses de reclusão, em regime fechado, pela prática dos crimes previstos nos arts. 7º e 16 da Lei 7.492/1986; 5º da Lei 7.492/1986, por 18.570 vezes, na forma do art. 71 do CP; 1º da Lei 9.613/98, por cinco vezes, sendo quatro na forma do art. 71 do CP; e 2º, caput, da Lei n. 12.850/2013”.

Ainda de acordo com o documento, o mesmo paciente também teve um habeas corpus negados pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região e, portanto, após análise o ministro relator no STF, decidiu indeferir o pedido apresentado pela defesa de Victor Hugo.

Diante do exposto, com base no art. 21, § 1º, do Regimento Interno do STF, INDEFIRO a ordem de HABEAS CORPUS“, registrou Moraes.

Clique aqui e confira a íntegra da Decisão.

Clique aqui e leia outras notícias sobre o caso.

Continue Lendo

Brasil

Paraibano Vital do Rêgo toma posse como novo presidente do Tribunal de Contas da União

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O paraibano Vital do Rêgo Filho, tomou posse do cargo de presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), nesta quarta-feira (11/12), durante cerimônia especial em Brasília. Ao lado de Vital, o ministro Jorge Oliveira, será o vice-presidente da Corte.

O exercício do mandato dos dois cargos começa a partir de 1º de janeiro de 2025, com a possibilidade de reeleição por igual período.

Leia também: Paraibano Vital do Rêgo é eleito para assumir Presidência do TCU

A votação ocorreu como estabelecido no Regimento Interno do Tribunal, na última sessão ordinária do mês de dezembro, realizada na semana passada.

Continue Lendo

Brasil

Comissão do Senado aprova projeto que criminaliza invasão e apropriação de perfil em rede social

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão de Defesa da Democracia (CDD) aprovou nesta terça-feira (10) o projeto de lei (PL) 4.400/2021, que pune a invasão e apropriação de conta em rede social, bem como a extorsão para devolução do acesso ao perfil. O texto segue para apreciação da Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD).

O projeto, de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PSD), criminaliza o ato de invadir dispositivo informático de uso alheio, conectado ou não à rede de computadores, sem autorização expressa ou tácita do usuário do dispositivo, além da apropriação indevida de conta alheia em rede social. Nas mesmas penas incorrerá quem produzir, oferecer, distribuir, vender ou difundir dispositivo ou programa de computador com o intuito de permitir a prática dessas condutas.

O texto também estabelece pena de reclusão de quatro a seis anos, sem prejuízo das penalidades previstas no Código Penal, a quem exigir, para si ou para outra pessoa, dinheiro ou qualquer tipo de vantagem como condição para devolver o acesso a conta em rede social de que se apropriou indevidamente.

 

 

Continue Lendo