Nos acompanhe

Paraíba

Italiano preso na Paraíba integra uma das mais poderosas Organizações Criminosas do mundo; confira

Publicado

em

O italiano Vicenzo Pasquino, preso na Paraíba em maio de 2021 e extraditado na terça-feira (26/03) para a Itália, integra uma Organização Criminosa (Orcrim) das mais poderosas do mundo.

A informação foi divulgada pelo Estadão.

Confira a matéria clicando aqui ou logo abaixo:

Quem é Vincenzo Pasquino, extraditado do Brasil por integrar máfia italiana ’Ndrangheta

Ele foi preso na Paraíba em 2021, e atuava para o grupo criminoso no tráfico internacional de cocaína na rota que ligava o Brasil à Itália

A pedido de promotores das cidades de Turim e Reggio Calabria, o italiano Vincenzo Pasquino, preso no Brasil desde 2021 e condenado por integrar a máfia ‘Ndrangheta, especializada no tráfico internacional de cocaína, foi extraditado para a Itália nesta terça-feira, 26.

O retorno ao país de origem foi informado pela Polícia Federal e pelas autoridade italianas, que estavam interessadas na extradição do italiano pela importância que a sua captura pode ter para as investigações que apuram as atividades dos mafiosos.

A ‘Ndrangheta é uma máfia da região da Calabria e considerada umas das principais e mais poderosas organizações criminosas do mundo. Com os negócios do grupo calabrês, Pasquino atuava na rota do tráfico da cocaína que conecta o Brasil, a Espanha e a Itália.

Pasquino entrou no Brasil em 2018 e foi preso em maio de 2021, em João Pessoa, na mesma operação que levou à detenção do Rocco Morabito, outro poderoso traficante e mafioso italiano conhecido como o “Rei da Cocaína” de Milão.

Foragido desde 2019, Morabito foi condenado a mais de 100 anos de prisão por envolvimento com o narcotráfico internacional e participação criminosa. Ele foi extraditado em 2022.

A entrega de Pasquino para a Itália já estava aprovada pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) desde fevereiro de 2023. Mas foi só em março deste ano que o ministro Alexandre de Moraes oficiou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para a adotar ‘providências necessárias’ para extradição do italiano.

Antes, Vincenzo Pasquino chegou a pedir refúgio no Brasil, mas foi negado por unanimidade pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), ligado à pasta da Justiça. A defesa do italiano não recorreu da decisão, e a burocracia do pedido acabou travando o processo da extradição do mafioso.

No último 5 de janeiro, o vice-procurador-geral da República Hindenburgo Chateaubriand Filho requereu a expedição do ofício para que o Ministério da Justiça iniciasse o procedimento de entrega de Vicenzo Pasquino.

Na última segunda, 19, Moraes acolheu o pedido e instou Lewandowski a dar andamento à extradição, que foi concretizada nesta terça-feira.

Confira imagens:

 

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio Maia reforça alianças em Casserengue e participa de entrega de ações e investimentos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Casserengue, localizada no interior do Estado, recebeu importantes investimentos através de emendas parlamentares do deputado federal Gervásio Maia na noite dessa sexta-feira (26/04).

Os recursos destinados visam melhorias significativas na qualidade de vida dos moradores da cidade em obras e custeio da administração.

Ao lado do prefeito Vandegalega, do vice-prefeito Leandro Neixa, além dos vereadores Wellington, Francinaldo e Millian, secretários, líderes comunitários e os cidadãos locais, o deputado detalhou as ações e agradeceu as parcerias no município.

“É uma alegria muito grande pode contribuir por meio das nossas emendas parlamentares para melhorar a qualidade de vida do povo de Casserenge.
Vamos juntos, minha gente”, ressaltou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Gualter Ramalho participa da Semana Cultural do CRM e enaltece a cultura na formação profissional

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O médico anestesiologista e presidente da Unimed João Pessoa, doutor Gualter Ramalho, participou da 1ª Semana Cultural do Conselho Regional de Medicina da Paraíba realizado nesta semana.

A programação contou com palestras, conferências, lançamentos de livros e apresentações musicais.

Durante as atividades Gualter se apresentou, desta vez como músico, interpretando a canção “Foi Deus Quem Fez Você”, composta pelo seu pai Luiz Ramalho. O médico também ressaltou a importância da cultura na formação profissional dos médicos.

“Mais uma bela iniciativa do Projeto Médicos Sem Jaleco que fomenta a formação ampla do profissional médico exaltando as habilidades não técnicas e a cultura como uma estratégia ampla de acolhimento na saúde. Entre outras canções, apresentamos “Foi Deus Quem Fez Você” do meu saudoso pai, Luiz Ramalho”, disse.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Publicado no Diário Oficial decreto do Governo da PB que reduz ICMS sobre diesel para transporte público

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A edição deste sábado (27/04) do Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe a publicação do decreto, de autoria do Governo do Estado, que reduz em 50% a carga tributária do ICMS incidente sobre o óleo diesel adquirido por empresas de transportes de passageiros urbano da Região Metropolitana de João Pessoa e de Campina Grande, bem como das empresas de Transporte Intermunicipais.

A medida terá vigência até dezembro deste ano conforme decreto 44.985. Também fica estabelecido o limite máximo de reajuste percentual de 4,68% da tarifa vigente cobrada ao usuário no exercício deste ano.

 

Continue Lendo