Nos acompanhe

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nessa segunda-feira (1), a Oficina de Pactuação dos Fluxos Assistenciais por Referência da Programação da Atenção Especializada em Saúde (PAES), com os municípios da 2ª macrorregião de Saúde. O evento consiste em definir, quantificar e orçar as ações e serviços de saúde.

Estiveram presentes, na ocasião, representantes do Conselho Estadual de Saúde (CES-PB), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems), e do Ministério da Saúde (MS). A oficina é destinada aos secretários municipais de Saúde e ocorre até sexta-feira (5), no Garden Hotel, em Campina Grande.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, a pactuação permite que os municípios possam realocar pacientes e destiná-los aos serviços ofertados em cidades onde são referência, possibilitando uma assistência ágil e qualificada. O acesso do usuário aos serviços é garantido por meio dos orçamentos internos que são redistribuídos pelos municípios e encaminhados para o local onde há oferta especializada de procedimentos.

“A Paraíba é um dos primeiros estados a avançar nessa discussão, onde iremos reformular a antiga Programação Pactuada Integrada [PPI], que existe desde 2010, levando em conta que o cenário demográfico, populacional e epidemiológico de 14 anos atrás era bem diferente do que temos atualmente. Então, é importante fazermos essas alterações na Programação da Assistência, entendendo as atuais necessidades da população, considerando também os novos serviços ofertados na saúde do Estado, já que estamos realizando um trabalho intenso, aprimorando cada vez mais a regionalização”, explicou.

Na ocasião, João pessoa e Campina Grande, principais executores da assistência em Saúde na 2ª macrorregião, apresentaram suas grades de serviços. Assim, as demais cidades representadas obtiveram conhecimento da capacidade e dos procedimentos disponíveis nessas redes.

Para o secretário de Saúde de Campina Grande, Carlos Dunga Júnior, a oficina oportuniza o debate tripartite entre o Estado, municípios e o Governo Federal. Ele reitera que, com o conhecimento adquirido durante a ocasião, os municípios poderão definir com mais clareza a nova redistribuição orçamentária da Saúde na Paraíba. “Aqui hoje apresentamos para a segunda macro o que podemos oferecer enquanto referência em Saúde; nosso grau de serviço e nossa capacidade de atendimento. Para nós, é motivo de alegria participar de um momento desses, com muita transparência”, frisou.

A presidente do Cosems, Soraya Galdino, destacou a importância do debate tendo em vista as mudanças que ocorreram desde a aprovação da PPI até a nova PAES. “Além da população que aumentou, temos também toda a tecnologia do SUS que evoluiu. As doenças não são mais as mesmas, os exames não são mais os mesmos. Então, essa atualização chegou no momento certo, a Paraíba sai na frente por realizar essa oficina, e é a partir dela que iremos fazer uma pactuação bem fundamentada e fortalecida, o que vai garantir uma assistência melhor para toda população paraibana”, reforçou.

Esta é segunda das três oficinas que serão realizadas pela SES. No mês de março foi realizada a primeira, com a 3ª macrorregião. A última oficina da PAES será destinada aos gestores da 1ª macrorregião e acontecerá em João Pessoa, no Litoral Hotel, a partir do dia 8 de abril.

Ao final do processo de articulação e decisão dos municípios, o novo modelo de pactuação será implantado, visando fortalecer o SUS na Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Vereador de Campina Grande é alvo de tentativa de agressão durante entrevista em emissora de rádio

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador Márcio Melo (Podemos), primo do deputado Romero Rodrigues (Podemos), revelou ter sido alvo de tentativa de agressão enquanto concedia entrevista no último sábado (27/04) a uma emissora de rádio do distrito de Galante.

De acordo com o parlamentar, ele só tomou conhecimento após o fim da entrevista devido ao agressor ter sido contido pelas pessoas que se encontravam no local. Márcio afirmou, ainda, que o individuo que tentou invadir o estúdio seria um servidor da prefeitura de Campina Grande e que estaria portando uma arma branca.

“Disseram que ele estava armado com uma faca ou um punhal lá, e aí os meninos controlaram ele e botaram ele para sair do local e não conseguiu entrar na rádio. Mas graças a Deus isso ai está superado, não são essas coisas que vai deixar a gente de fazer nosso trabalho”, afirmou durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM.

Ouça:

Durante a fala, Márcio fazia críticas a um suplente de vereador da Câmara Municipal de Campina Grande, o acusando de fazer terrorismo ameaçando pessoas.

“Hoje nós estamos vivendo uma verdadeira onda de terrorismo, aonde temos um suplente de vereador ameaçando as pessoas, e olha que essas pessoas deviam parar para pensar porque tem pessoas que não poderiam nem abrir a boca porque está cheio de processos e pode terminar revertendo contra ela. Temos que procurar dar melhoria de vida para o povo que precisa”, disse.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Juiz Aluízio Bezerra é eleito novo desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador da Corte estadual. A eleição, por critério de merecimento, ocorreu em uma sessão extraordinária administrativa realizada nesta segunda-feira (29/04).

De acordo com a matéria publicada pelo Conversa Política, assinado pelos jornalistas Angélica Nunes e Laerte Cerqueira, Aluízio Bezerra vai ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Marcos Willian de Oliveira.

A eleição foi realizada com votação aberta, na qual foram avaliados pelos desembargadores critérios de desempenho (aspecto qualitativo da prestação jurisdicional), produtividade (aspecto quantitativo da prestação jurisdicional), presteza no exercício das funções e aperfeiçoamento técnico.

Saiu como mais votado o juiz Carlos Eduardo Leite Lisboa, com 79,6, seguido por Aluízio Bezerra (74,2) e Manoel Abrantes (68,8).

O presidente do TJ, desembargador João Benedito, no entanto, nomeou Aluízio seguindo a regra da Constituição Federal de que “aquele que figurar na lista tríplice por três vezes, que é a hipótese, será o nomeado”.

Candidatos

Inicialmente 18 juízes se candidataram à vaga.

O desembargador Romero Marcelo levantou uma questão de ordem e oito candidatos foram desclassificados por não apresentarem a documentação completa dentro do prazo do edital.

Assim, foram excluídos: Marcos Coelho de Salles, Carlos Antônio Sarmento, Eslu Eloy Filho, João Batista Vasconcelos, Vandemberg de Freitas Rocha, Horácio Ferreira de Melo Júnior, Onaldo Rocha de Queiroga e Inácio Jário Queiroz de Albuquerque.

O juiz Sivanildo Torres Ferreira já tinha tido a candidatura impugnada e estava fora da disputa.

Após a análise, sobraram na disputa, na seguinte ordem (pela antiguidade na entrância):

  1. Wolfram da Cunha Ramos, 2ª colocação – quinto;
  2. Miguel de Britto Lyra Filho, 5ª colocação – quinto;
  3. Aluízio Bezerra Filho, 8ª colocação – quinto;
  4. José Ferreira Ramos Júnior, 11ª colocação – quinto;
  5. Carlos Eduardo Leite Lisboa, 12ª colocação – quinto;
  6. Alexandre Targino Gomes Falcão, 17ª colocação – quinto;
  7. José Herbert Luna Lisboa, 18ª colocação – quinto;
  8. Manoel Gonçalves Dantas de Abrantes, 21ª colocação – quinto;
  9. Maria de Fátima Lúcia Ramalho, 23ª colocação – quinto.

Continue Lendo

Paraíba

‘Oficina da Vitória’: Romero participa de evento do Podemos para pré-candidatos e filiados da sigla

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal paraibano Romero Rodrigues (PSC/Podemos) participou da ‘Oficina da Vitória’, evento do Podemos direcionado para pré-candidatos ao pleito de outubro e para filiados da sigla.

Romero Rodrigues participou por videoconferência, uma vez que estava em São Paulo para resolver demandas referentes à saúde.

Segundo o parlamentar, o evento partidário é promovido pela cúpula nacional do Podemos que está sendo realizado em todos os Estados da Federação.

Os comentários do deputado foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta segunda-feira (29/04).

Confira o áudio:

Continue Lendo