Nos acompanhe

Paraíba

Mídia nacional aponta Tambaba como uma das principais praias de nudismo do Brasil e do mundo; veja

Publicado

em

A mídia nacional apontou Tambaba como uma das principais praias de nudismo do Brasil e do mundo através de uma reportagem assinada pela jornalista Priscila Carvalho que foi publicada pela Folha nesta quarta-feira (03/04).

A praia de Tambaba, localizada no Município de Conde, que fica a cerca de 30 km da Capital João Pessoa, no Litoral Sul paraibano, é a primeira praia do Brasil a permitir a prática do naturismo por Lei Municipal.

Em Tambaba, na Paraíba, um dos lugares mais famosos para ficar sem roupa, é proibida a entrada de homens desacompanhados. Também não é permitido praticar ato sexual no local, entre outras orientações“, adverte a repórter.

Confira a íntegra da matéria com fotos clicando aqui ou lendo o texto abaixo:

Conheça as principais praias de nudismo do Brasil e do mundo

Ficar sem roupa em um lugar desconhecido pode ser uma experiência diferente durante uma viagem

Pode parecer um pouco estranho ficar nu na frente de alguém que você nunca viu na vida. No entanto, essa sensação não se aplica aos praticantes de naturismo ou aos turistas mais curiosos, que buscam explorar diferentes lugares para a prática, sendo as praias de nudismo as mais comuns.

O naturismo representa uma busca pela liberdade e uma conexão íntima com a natureza por meio da nudez. Segundo a Federação Brasileira de Naturismo, atualmente, o país conta com oito praias oficiais onde é possível desfrutar dessa experiência.

Recentemente, os praticantes do naturismo entraram na mira em Santa Catarina. A praia da Galheta, em Florianópolis, decidiu combater a presença dessas pessoas com fiscais e até com uso de drones.

Mas não pense que não há regras no naturismo. Muito pelo contrário: por serem espaços autorizados, a cada visita, o turista precisa seguir normas e recomendações específicas. Em Tambaba, na Paraíba, um dos lugares mais famosos para ficar sem roupa, é proibida a entrada de homens desacompanhados. Também não é permitido praticar ato sexual no local, entre outras orientações.

Se você pretende explorar algumas dessas praias na sua próxima viagem, veja a seguir quais são as principais no Brasil e no mundo.

PRAIAS NUDISTAS NACIONAIS

Praia do Pinho (SC)

Localizada em Balneário Camboriú, Santa Catarina, é considerada a primeira praia de nudismo do Brasil. Ela foi reconhecida em 1988 e tem aproximadamente 500 metros de extensão. O local conta com mar calmo, areia grossa e um ambiente familiar, proporcionando um destino popular entre os adeptos do naturismo há mais de três décadas.

Praia de Tambaba (PB)
Localizada em Conde, na Paraíba, é conhecida por suas falésias e águas cristalinas. A praia é dividida em duas áreas: uma para naturistas e outra para visitantes vestidos. Ao chegar lá, o turista pode escolher qual lado deseja ficar. A grande curiosidade é que o espaço destinado às pessoas com roupa tem menor faixa de areia. Dessa forma, quem opta pela área naturista aproveita um pouco mais da praia.

Para ter uma experiência ainda mais profunda, o turista pode se hospedar na única pousada naturista que há no local. Por lá, a regra é ainda mais específica, e o visitante pode descer para tomar café da manhã e andar pelas dependências do local sem roupa tranquilamente.

Praia do Abricó (RJ)
Próxima ao Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio de Janeiro, oferece um refúgio tranquilo para os naturistas em meio à agitação da cidade. Ela é bem pequena, com 250 metros de extensão. Cercada pela vegetação da Reserva Biológica de Grumari, o lugar é quase um santuário para aqueles que buscam se reconectar com a natureza. E, diferentemente de outras praias nudistas, ela pode receber homens desacompanhados, e até crianças.

Praia de Massarandupió (BA)
Situada no litoral norte da Bahia, a 93 quilômetros da capital Salvador, é famosa por suas extensas dunas e coqueiros. Criado em 1999, o local também tem regras semelhantes à praia de Tambaba, e não é permitido ficar sem roupa em toda a praia —somente em uma faixa de dois quilômetros. A comunidade naturista da região é ativa e acolhedora, organizando eventos e atividades para os visitantes que desejam explorar o lugar.

Praia Olho de Boi (RJ)
Quase escondida e próxima a Búzios, no Rio de Janeiro, conta com uma pequena faixa de areia e mar azul. Mas não é tão simples chegar ao local. É preciso fazer uma trilha (considerada fácil) de 30 a 40 minutos, que começa na praia Brava. É um local bem reservado e não são todas as pessoas que sabem da existência da praia nudista. Para quem tem um pouco de vergonha, é possível se esconder entre as rochas, mas é mandatório estar sem roupa.

Barra Seca (ES)
Considerada a única praia de nudismo no Espírito Santo, o local fica a 142 quilômetros de distância da capital Vitória. Para chegar até lá, o turista deve pegar um barco. A praia é dividida em duas: uma parte é destinada a casais e sócios do naturistas do Espírito Santo, e a outra é para pessoas que estão sozinhas e querem praticar o nudismo.

Praia de Galheta (SC)
Uma das mais populares da capital catarinense e cercada por muita vegetação, é acessível apenas por trilha. Até recentemente era um lugar tranquilo para os naturistas e até mesmo para quem preferia visitar a faixa de areia vestido —ainda que isso contrariasse as normas do local. Mas a cidade decidiu combater a presença de pessoas sem roupa, inclusive com fiscais e até uso de drones para encontrar quem burla as regras.

Praia de Pedras Altas (SC)
Fica no município de Palhoça, a 30 quilômetros da capital Florianópolis. Para acessar o local, é necessário fazer uma trilha que começa na região chamada Enseada do Brito. A praia também conta com dois lados: para pessoas que querem praticar o nudismo, e o outro para as que não tem interesse. O local possui infraestrutura nas duas partes. Para quem deseja dormir nesta praia, a parte nudista tem ainda uma pousada pequena e simples.

PRAIAS NUDISTAS INTERNACIONAIS

Praia Vermelha (Grécia)

Localizada na paradisíaca ilha de Santorini, é conhecida por sua areia avermelhada e águas cristalinas. Os visitantes podem chegar de barco a partir de vilarejos próximos, como Matala. O naturismo é praticado nas duas pontas da praia, e é amplamente aceito pelos moradores na ilha.

Wreck Beach (Canadá)
Embora tenha uma extensa área para a prática do nudismo, ficar sem roupa no local é opcional. A praia fica em Vancouver, Canadá, e o acesso pode ser feito por trilhas a partir do campus da Universidade da Colúmbia Britânica ou por barco. As regras são rigorosamente seguidas, assegurando um ambiente respeitoso e tranquilo para quem deseja tirar a roupa.

Praia de Vera Playa (Espanha)
Na região de Almería, sul da Espanha, está a Praia de Vera Playa, um dos principais destinos naturistas do país. Com mais de dois quilômetros de extensão, oferece infraestrutura completa e vistas deslumbrantes do mar Mediterrâneo. O acesso é fácil, com estradas bem sinalizadas e estacionamentos próximos.

Little Beach (Havaí, EUA)
Na ilha de Maui, no Havaí, encontra-se a Little Beach, uma área tranquila e popular entre os naturistas.
Apesar de não ser oficialmente reconhecida como uma praia naturista, é muito comum ver pessoas exercendo a prática. O acesso pode ser feito a pé a partir da Praia de Big Beach, com uma curta trilha ao longo da costa.

 

Continue Lendo

Paraíba

Cícero atende requerimento de moradores e inclui pavimentação de rua no bairro Alto do Mateus

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Atendendo a um abaixo assinado de moradores da Rua Francisco Alves, no Alto do Mateus, entregue por Flavio e Alyne Moreira do partido AGIR 36, com articulação do líder comunitário Luciano Alves, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) incluiu a rua no mapa de pavimentações do bairro.

Por se tratar de uma rua enladeirada e que por isso envolve esforço de engenharia adicional, a rua Francisco Alves sempre foi deixada de lado nas ações de  pavimentações.

Após reuniões com os moradores, Flávio e Alyne articularam tratativas com a gestão municipal para que o pleito seja atendido, e conseguiram, junto à Prefeitura, a inclusão dos serviços de pavimentação da via.

“É mais uma conquista da boa política praticada pelo casal Moreira em parceria com o povo que luta por dias melhores! Parabéns a todos os moradores”, destacou o presidente do AGIR, Flávio.

Continue Lendo

Paraíba

Campina Grande inicia semana com 110 oportunidades de emprego através do Sine Municipal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Sine Municipal oferece neste início de semana 110 oportunidades por meio do cadastro do próprio órgão. Os interessados devem procurar o Sine Municipal e apresentar RG, CPF, comprovante de residência, currículo atualizado e a carteira de trabalho. As oportunidades para Pessoas Com Deficiências (PCD), requerem o laudo médico com atualização há, pelo menos, três meses.

As vagas podem ser consultadas de forma presencial ou online, através dos links disponíveis na bio do instagram oficial do Sine @sinemunicipalcg. O candidato deve acessar os links para Novo Cadastro e/ou Atualização: http://linkme.bio/comunicasinecg. É importante que os campos sejam preenchidos com todas as informações solicitadas no formulário.

O Sine Municipal está localizado na rua Santa Clara, s/n, Centro – próximo ao Terminal de Integração de Passageiros. O órgão atende de segunda à quinta-feira, das 7h às 17h e na sexta-feira de 7h às 13h.

Em Campina Grande estão à disposição as seguintes vagas:

Advogado (ensino superior completo em Direito + OAB + 6 meses de experiência na função.) 1 vaga

Ajudante de carga e descarga de mercadorias (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Armador de estrutura de concreto (ensino fundamental completo + 6 meses de experiências + consultar requisitos da vaga junto ao Sine) 5 vagas

Ajudante de motorista (consultar requisitos específicos junto ao Sine Municipal) 5 vagas

Analista Contábil (ensino superior em Contabilidade + 6 meses de experiência) 1 vaga

Assistente de prevenção de perdas (consultar requisitos específicos junto ao Sine Municipal) 1 vaga

Atendente de farmácia – Balconista (curso de atendente de farmácia + ensino médio completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Atendente de loja (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Auxiliar administrativo (ensino médio completo + 6 meses de experiências) 2 vagas

Auxiliar de cobrança (ensino médio completo + 6 meses de experiências) 2 vagas

Auxiliar de Limpeza (ensino médio completo + 6 meses de experiências) 3 vagas

Auxiliar de linha de produção  (ensino médio completo + 6 meses de experiências) 7 vagas

Auxiliar de linha de produção – PCD (ensino médio completo + 6 meses de experiências) 2 vagas

Auxiliar de logística – PCD (ensino médio completo + ensino médio completo – consultar demais requisitos junto ao Sine) 1 vaga

Carpinteiro (ensino fundamental incompleto + 6 meses de experiência na função) 10 vagas

Consultor de vendas – Consórcio (ensino médio completo + não é necessário experiência na função) 2 vagas

Consultor de vendas (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 3 vagas

Cozinheiro do serviço doméstico (consultar requisitos específicos junto ao Sine Municipal) 2 vagas

Desenhista industrial gráfico – Designer gráfico (curso de designer industrial/gráfico + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Eletricista (curso técnico em eletrotécnica + 6 meses de experiência) 4 vagas

Encarregado de obras (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência na função) 8 vagas

Estoquista (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 5 vagas

Faturista (ensino superior em andamento em Administração ou Contabilidade + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Fiscal de prevenção de percas (consultar requisitos específicos junto ao Sine Municipal) 1 vaga

Garçom (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Gerente de Hotel (consultar requisitos específicos junto ao Sine Municipal) 2 vagas

Impressor flexográfico (consultar requisitos específicos junto ao Sine Municipal) 1 vaga

Instalador de sistemas fotovoltaicos (Ensino técnico completo + 6 meses de experiência na função, consultar demais requisitos junto ao Sine) 1 vaga

Mecânico de automóveis (curso técnico completo em Mecânica de Automóveis + 6 meses de experiência) 1 vaga

Mecânico de manutenção de máquinas industriais (curso técnico completo em manutenção de máquinas industriais + 6 meses de experiência) 1 vaga

Mecânico de manutenção de equipamentos de climatização e refrigeração (ensino técnico completo em equipamentos de refrigeração + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Mecânico de usinagem – Manutenção (ensino técnico completo em manutenção de máquinas + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Montador de móveis de madeira (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 2 vagas

Motorista de Ambulância (CNH D + ensino médio completo +6 meses de experiência na função – consultar demais requisitos junto ao Sine Municipal) 1 vaga

Motorista de automóveis (CNH A/B + ensino médio completo +6 meses de experiência na função) 2 vagas

Operador de empilhadeira (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 2 vagas

Operador de caixa – PCD (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 2 vagas

Operador de tráfego para estacionamento (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Pedreiro (ensino fundamental incompleto + 6 meses de experiência na função) 6 vagas

Recepcionista – Atendente (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Recepcionista de hotel (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 2 vagas

Supervisor de vendas – Comercial (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Técnico em Farmácia (curso técnico completo em Farmácia + 6 meses de experiência) 1 vaga

Técnico mecânico (ensino médio + Curso de técnico mecânico + Experiência com motores estacionários a combustão + CNH E) 1 vaga

Técnico em manutenção de equipamentos de informática (ensino técnico completo em Manutenção e Suporte em informática + 6 meses de experiência) 1 vaga

Vendedor interno (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 3 vagas.

Vendedor pracista – porta a porta (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 4 vagas.

Vendedor pracista (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga.

Continue Lendo

Paraíba

FestincineJP traz ator principal do filme internacional ‘O Último Pub’ ao Brasil

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A segunda edição do Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP) confirmou a participação do ator britânico Dave Turner, protagonista do longa ‘O Último Pub’. O filme fará sua estreia no Brasil no encerramento do festival e só deverá chegar ao circuito comercial no dia 8 de agosto, com distribuição da Synapse Distribution.

“O nosso FestincineJP ganhou realmente uma importância e uma envergadura muito grande, tanto no Brasil quanto fora. Estamos conseguindo acolher propostas cinematográficas importantes, estéticas importantes para o cinema. A vinda do Dave Turner, além do próprio filme ‘O Último Pub’ ser lançado no nosso festival, é uma honra para todos nós”, comentou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressaltou que João Pessoa passa a ser uma referência no audiovisual brasileiro. “Vamos ter a presença de pessoas extremamente importantes na rede produtiva do cinema nacional e internacional, e na parte artística. Isso é muito forte e muito simbólico para a Prefeitura de João Pessoa”, acrescentou.

No longa, Dave Turner interpreta TJ Ballantyne, um dono de pub da cidade de Blaydon, que luta para manter o local em funcionamento. Em uma amizade improvável, TJ conhece a jovem síria Yara (Ebla Mari).

O drama, que trata sobre fragilidades e esperanças, é dirigido pelo premiado diretor britânico Ken Loach, de 87 anos, vencedor do Palma de Ouro em 2016, com o filme ‘Eu, Daniel Blake’. No FestincineJP, ‘O Último Pub’ será exibido no Centerplex dia primeiro de junho, às 20h, gratuitamente.

Antes de ser ator, Turner passou mais de 30 anos no serviço de bombeiros e se aposentou em 2014. No mesmo ano, recebeu um convite para fazer o filme ‘Eu, Daniel Blake’, também dirigido por Ken Loach.

Dave recebeu um telefonema de Ken em 2021 e lhe ofereceram o papel principal de ‘O Último Pub’. O longa teve grande repercussão no Festival de Cannes, no ano passado, e foi anunciado como o filme de despedida do diretor Ken Loach.

Sessões – As sessões do FestincineJP são gratuitas. Porém, as salas de cinema estão sujeitas à lotação. Os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada sessão, por ordem de chegada na fila. Será apenas fornecido um ingresso por pessoa. A programação completa está no site www.festincinejp.com.br.

Sinopse – No último filme de Ken Loach, o dono de um pub luta para manter seu negócio vivo em uma cidade decadente. Quando refugiados sírios começam a ocupar as casas vazias da região, a tensão aumenta e a união dos habitantes locais é colocada à prova.

Ficha técnica – Direção de Ken Loach; roteiro de Paul Laverty; trilha sonora é de George Fenton; direção de fotografia é de Robbie Ryan. A edição é de Jonathan Morris, direção de arte de Fergus Clegg. A distribuição é da Synapse Distribution.

Continue Lendo