Nos acompanhe

Paraíba

Alunos da Rede Municipal de João Pessoa se encantam com apresentação de bailarinos do Bolshoi

Publicado

em

Olhares atentos a cada movimento dos bailarinos e bailarinas no palco. Um momento único e também ‘mágico’ que emocionou e encantou alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa. O grupo, formando por 1.500 crianças e adolescentes, teve a oportunidade de assistir, pela primeira vez, a uma apresentação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que levou para o Teatro Pedra do Reino o espetáculo de ‘Formação de Plateia’. A apresentação aconteceu na tarde desta quarta-feira (3), em uma parceria da Prefeitura de João Pessoa com a Escola do Teatro Bolshoi.

Além dos alunos, na plateia também estavam o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, e a secretária de Educação e Cultura (Sedec), América Castro. “Que emoção! Quando estava me dirigindo pra cá, mandei uma mensagem para o prefeito Cícero Lucena e cheguei a me arrepiar. Ele me passava o sentimento que nós temos ao vermos uma coisa maravilhosa como esta. Eu quero agradecer a cada diretor de escola, a cada professor que acredita nessa gestão, que acredita nessa parceria que a gente tem com o Balé Bolshoi. Cícero, todas as vezes que fala sobre esse projeto, se emociona. E ele se emociona porque a gente quer mudar a realidade das nossas crianças”, ressaltou Leo Bezerra.

A secretária de Educação, América Castro, também destacou a importância dessa parceria com a Escola de Teatro Bolshoi e da expectativa de ter mais alunos da Rede Municipal estudando em Joinville, Santa Catarina. “Ficamos muito felizes em poder fazer essa grande confraternização. É uma iniciativa que o Bolshoi está fazendo em algumas cidades do Brasil, para que a gente possa incentivar ainda mais as crianças a se inscreverem nessa escola. Nessa triagem que a gente vai fazer, pretendemos mandar esse ano mais 20 crianças para participar da seleção. Como o prefeito Cícero Lucena sempre diz isso, é um casamento perfeito entre a Secretaria de Educação de João Pessoa e a Escola do Bolshoi para que a gente possa dar uma oportunidade diferente a esses meninos e meninas de João Pessoa”, disse.

A plateia foi formada por 3 mil crianças e adolescentes, sendo 1.500 da rede municipal e outros 1.500 da rede estadual, escolas de Dança Clássica da cidade e região metropolitana.

A aluna Ketley Emamuelly, da Escola Municipal Fernando Paulo Carrilho Milanez ficou encantada com o espetáculo. “Chorei de emoção. A parte contemporânea me tocou muito e o rapaz que fez o solo. Amei muito esse presente que a Secretaria de Educação nos deu”, afirmou.

O espetáculo despertou o desejo de Júlia Batista, de 10 anos, aluna da Escola Municipal Deputado Joacil de Brito Pereira, de fazer parte do Bolshoi e se juntar aos demais alunos da rede que estão em Joinville. “Eu tenho vontade de fazer parte do Bolshoi devido aos movimentos e também é um sonho meu de ser artista. Minha escola já tem dois alunos que são do Bolshoi. Ano passado eu fiz a seleção e cheguei até a segunda etapa. Espero que este ano dê certo”, falou.

Parceria – Atualmente, 14 alunos da Rede Municipal de João Pessoa estudam na Escola Bolshoi, em Joinville, graças a uma parceria entre a Escola do Teatro Bolshoi e a Prefeitura. Uma parceria que teve início em 2003, durante a primeira gestão do prefeito Cícero Lucena, e retomou em 2021.

“Ao proporcionar essa experiência única para as crianças, estamos plantando a semente do apreço pela dança e pela cultura desde cedo. Essa formação de plateia garante que as futuras gerações valorizem e apoiem as artes cênicas, garantindo assim a continuidade e o crescimento do mundo da dança”, frisou a diretora administrativa da Escola Bolshoi, Célia Campos.

Continue Lendo

Paraíba

Justiça Eleitoral retoma nesta segunda 1ª ação de violência política de gênero da Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero do Ministério Público Federal (MPF) acompanha em todo o país cerca de 200 casos de suposta prática de violência política de gênero. Além disso, já encaminhou cerca de 50 representações para a análise de procuradores regionais eleitorais sobre possíveis providências. Pelo menos 18 denúncias já foram apresentadas à Justiça contra agressores.

Na Paraíba, a primeira ação de violência política de gênero pode ter um desfecho nesta segunda-feira (17). O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) retoma o julgamento da ação movida pelo Ministério Público contra o ex-candidato a deputado estadual Célio Alves (PSB) por violência política de gênero praticada contra a deputada estadual Camila Toscano (PSDB). O caso conta com um voto contra a condenação e três favoráveis. A prática que esta sendo julgada tem pena prevista de até 5 anos de reclusão e a condenação pode resultar em inelegibilidade.

No Brasil, a primeira condenação pela prática foi do deputado estadual Rodrigo Amorim (União Brasil – RJ) por ofender a vereadora de Benny Briolly (PSOL). Ele teve como condenação uma pena de um ano e quatro meses de serviços comunitários prestados à população em situação de rua e o pagamento de 70 salários mínimos. Pesquisa do Observatório de Violência Política contra a Mulher revela que 43,8% das mulheres foram vítimas de violência política.

Camila Toscano é uma deputada que atua em defesa dos direitos das mulheres. É autora de duas leis que combatem a prática: a número 12.247/22 que instituiu a Política Estadual de Enfrentamento ao Assédio e à Violência Política Contra Mulher e a 12.021/21 que criou o Estatuto da Mulher Parlamentar e Ocupante de Cargo ou Emprego Público no Estado.

Ação no TRE-PB
Em uma ação movida pelo Ministério Público, o comunicador Célio Alves é acusado de violência política de gênero contra a deputada Camila. Conforme os autos do processo, durante entrevista a um programa de rádio (que também foi compartilhada nas redes sociais com mais de 10 mil seguidores), Célio Alves disse que Camila Toscano “parece uma youtuber, uma digital influencer” e que acha que ser deputada “é mostrar a cor do cabelo, o tom da maquiagem, se a roupa está bonita ou não, distribuir sorrisos e dizer que é uma alegria estar aqui”. O caso ganhou repercussão nacional e Camila recebeu solidariedade de políticas e entidades.

Votos
O desembargador relator Ferreira Júnior votou pela absolvição do acusado por entender que as condutas não configuram violência política de gênero. O revisor do processo, o juiz Fábio Leandro entendeu que Célio Alves deve ser condenado porque acredita que as palavras foram duras e maculam a honra da deputada, configurando violência política de gênero.

A juíza Kiu disse que quando Célio Alves, em tom jocoso, “nitidamente visa dificultar o exercício do mandado de alguém do gênero feminino na medida em que a compara com estereótipo de uma pessoa inábil e que não tem condições de exercer o cargo”. O juiz Roberto D’Horn acompanhou o revisor do caso entendeu que ele “humilha e tem o dolo específico de dificultar o desempenho do mandato”.

No Brasil
Com a Lei nº 14.192/21, o Brasil deixou de fazer parte do grupo de países da América Latina que ainda não possuíam regras para prevenção, repressão e combate à violência política contra a mulher.  Previsto no art. 326-B do Código Eleitoral, o crime se caracteriza pelo assédio, constrangimento, humilhação, perseguição ou ameaça, fora ou dentro do meio virtual, contra candidatas ou políticas ocupantes de cargos eletivos, com a finalidade de impedir ou dificultar a sua campanha eleitoral ou seu mandato eletivo, com menosprezo ou discriminação em relação a seu gênero, cor, raça ou etnia.

A pena prevista para esse crime é de 1 a 4 anos de reclusão e multa, podendo chegar a 5 anos e 4 meses se for praticado contra mulher de mais de 60 anos, gestante ou pessoa com deficiência.

Continue Lendo

Paraíba

Público marca presença em noite de grandes shows no Parque do Povo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na noite deste domingo (16), que encerrou o terceiro final de semana dos festejos juninos campinenses, um grande público marcou presença no Arraial Hilton Mota, atraído pela programação que animou a 19ª noite d’O Maior São João do Mundo.

Abrindo a sequência de shows, o artista campinense Ranniery Gomes celebrou a noite com sua sanfona e muito forró. “Este ano eu completo 15 anos participando d’O Maior São João do Mundo. E é sempre uma adrenalina estar aqui, é sempre como se fosse o primeiro show”, afirmou.

Em seguida, Raynel Guedes e Thiago Aquino também animaram os forrozeiros de plantão, celebrando o antepenúltimo final de semana da edição de 41 anos d’O Maior São João do Mundo.

Os cantores Zezo, Raí Saia Rodada e Luan Estilizado subiram ao palco com o “Projeto À Vontade”, encerrando mais uma noite de espetáculos da temporada 2024 dos festejos juninos de Campina Grande.

Com um repertório que mistura clássicos da música, como “Amar seus Defeitos”, “Menino Bicho”, “Espumas ao Vento” e “Meiga Senhorita”, o público do Parque do Povo cantou e dançou ao som do trio.

Os outros seis palcos, espalhados pelo Quartel General do Forró, garantiram muito forró pé-de-serra com trios e bandas locais. Na Pirâmide do Parque do Povo, apresentações de dança garantiram diversidade cultural aos turistas e campinenses presentes. Já no Palco Cultural, a artista Stella Alves levou um grande repertório com clássicos do forró.

Continue Lendo

Paraíba

Sítio Palmeira, localizado na cidade de Cuitegi, tem obras de pavimentação inauguradas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Gervásio Maia (PSB), participou neste domingo (16/06) da inauguração de pavimentação de ruas situadas no Sítio Palmeira, localizado na cidade de Cuitegi.

A solenidade ocorreu com a presença do prefeito do munício, Geraldo Serafim, do vice Deivisson, de outras lideranças políticas locais e população. Com esforços e recursos destinados pelo parlamentar, as obras garantem mais conforto e mobilidade urbana à região.

“Uma obra importante que vai proporcionar mais qualidade de vida, comodidade e segurança para os moradores. É com obras estruturantes e muito trabalho, que o prefeito Geraldo segue cuidando de Cuitegi. Vamos juntos”, destacou Gervásio em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo