Nos acompanhe

Paraíba

MPPB pede condenação de Estela Bezerra e mais dois por Improbidade Administrativa; veja documento

Publicado

em

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) se manifestou favorável à condenação de Estela Bezerra (ex-secretária de Planejamento de João Pessoa), Valdeci Ramos dos Santos e Espólio de José Luciano Agra de Oliveira (ex-prefeito de João Pessoa).

O pedido se dá por “irregularidades detectadas no convênio firmado entre a Prefeitura de João Pessoa, por meio de sua Secretaria de Planejamento, e o Instituto Federal de Educação – IFPB, a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba – FUNETEC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, cujo objeto era a pesquisa, o desenvolvimento e a implementação de processos e sistemas de ampliação e integração de informações, através de tecnologias inovadoras da área de engenharia de softwares“.

De acordo como o Ação Civil de Improbidade Administrativa nº 0860137-39.2017.8.15.2001, que apresenta como valor da causa a importância de R$ 9.500.000,00 (nove milhões e quinhentos mil reais), “a pactuação do convênio, que se revelou como desnecessária, sem a devida fundamentação técnica de sua imprescindibilidade, foi um ato lesivo ao erário, dilapidando o patrimônio público e contribuído para que terceiros enriquecessem ilicitamente as custas do erário municipal“.

Clique aqui e confira a íntegra da Ação.

Confira a ‘Nota de Esclarecimento’ enviada pela Funetec:

Nota de Esclarecimento

A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (FUNETEC) esclarece informações divulgadas recentemente pelos sites Portal da Capital e Radar Sertanejo, relacionadas à Ação Civil de Improbidade Administrativa nº 0860137-39.2017.8.15.2001, proposta pelo Ministério Público da Paraíba.

Importa destacar que a ação citada não diz respeito diretamente à gestão atual da FUNETEC, empossada em outubro de 2023 pelo Conselho Curador e, portanto, sem vínculos com as práticas mencionadas, mas envolve um contrato firmado em 2011, sob a responsabilidade de um ex-superintendente, já não mais em exercício.

Comprometida com a boa governança, a atual administração da FUNETEC tem se pautado nos princípios de transparência, integridade e boas práticas administrativas. Desde a posse, temos nos empenhado em estreitar relações com os órgãos de controle, revisar projetos antigos e promover as adequações necessárias para assegurar a conformidade e ética nas operações da Fundação.

Reiteramos nosso compromisso de atuar com total respeito aos recursos públicos e contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento educacional, tecnológico e cultural do estado da Paraíba. Estamos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos sobre este ou qualquer outro assunto relacionado à nossa atuação.

Continue Lendo

Paraíba

“Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões”, diz Tárcio ao defender ‘Vaquinha Virtual’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Tárcio Teixeira (PSOL), saiu em defesa da “Vaqunha Virtual”, campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, observadas a vedação a pedido de voto e as regras relativas à propaganda eleitoral na internet (Lei nº 9.504/1997, art. 22-A, § 3º; e Res.-TSE nº 23.610/2019, art. 3º, § 4º).

Segundo Tárcio, o primeiro a lançar a campanha de arrecadação virtual em João Pessoa com vistas às Eleições 2024, esse recurso é um que ajuda a proporcionar mais equilíbrio entre os que têm poucos e os que têm mais recursos.

Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões“, afirmou Teixeira.

Leia também: Liberadas realizações de ‘Vaquinhas virtuais’ para financiamento coletivo de campanha eleitoral

Os comentários de Tárcio Teixeira foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Governado da Paraíba questiona no STF alterações no Plano Plurianual do Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo, questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) alterações feitas pela Assembleia Legislativa estadual na Lei que institui o Plano Plurianual (2024-2027) do Estado. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7643) está sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

No processo, o governador alega que a Assembleia instituiu novos prazos para pagamento de emendas parlamentares individuais, apesar de já estarem previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estadual. Azevêdo diz que os dispositivos foram vetados pelo governo, mas os parlamentares derrubaram os vetos e mantiveram os trechos agora questionados no Plano Plurianual.

Para o governo, manter os novos prazos para a execução de emendas viola princípios constitucionais em matéria orçamentária, como a previsibilidade e a segurança jurídica. Isso porque, de acordo com o Executivo estadual, os prazos são mais restritivos do que os estabelecidos pela LDO. “As inserções parlamentares que fixaram prazos distintos para a execução orçamentária de 2024, além de descaracterizar a essência do projeto, usurparam competências da LDO, contrariando o modelo constitucional de planejamento orçamentário”, afirma Azevêdo.

Na ADI, o governador pede uma decisão liminar (urgente e provisória) para suspender a eficácia dos trechos que criaram os novos prazos. A urgência é justificada pelo risco de desestabilização do planejamento das contas públicas em 2024.

Clique aqui e confira o documento.

Continue Lendo

Paraíba

“Ele será muito bem-vindo”, diz Chico Mendes sobre possibilidade de Romero no grupo aliado em CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O líder da bancada do Governo, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Chico Mendes (PSB), confirmou que trabalha para alcançar a unidade do grupo também em Campina Grande.

Ao ser questionado sobre a possibilidade da chegada do deputado federal Romero Rodrigues (PSC/Podemos) ao grupo, Chico “rasgou” elogios ao campinense.

Acho Romero Rodrigues um quadro excepcional […] ele será muito bem-vindo“, frisou Chico Mendes.

A fala do parlamentar foi registrada pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo