Nos acompanhe

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, participou, na manhã desta segunda-feira (8), em Campina Grande, da abertura da oficina criativa para as crocheteiras da Rainha da Borborema, com o designer Sérgio Matos, reconhecido nacionalmente por desenvolver um trabalho inovador. A iniciativa resultará em uma coleção, que será apresentada na 38ª edição do Salão do Artesanato de Campina, de 7 a 30 de  junho, com o tema “Paraíba de todos os santos e encantos”, e é fruto de uma parceria do Governo da Paraíba e Sebrae-PB. Nesta terça (9), será aberta a oficina criativa em Monteiro, para as rendeiras do Cariri paraibano, com o designer Renato Imbroisi.

Até sexta-feira (12), 30 crocheteiras serão capacitadas, ganhando a oportunidade de atualizar a produção e, ao mesmo tempo, preservar o que há de mais genuíno nesse arranjo produtivo típico da Rainha da Borborema e região. As aulas serão ministradas em dois momentos — das 8h às 12h; e das 13h às 17h, totalizando 40 horas de capacitação e compartilhamento de conhecimento e experiência.

Na ocasião, Ana Maria Lins destacou mais esta iniciativa para capacitar os artesãos e deixar o segmento ainda mais competitivo. “Desde o início da gestão do governador João Azevêdo que o Governo do Estado tem investido em capacitação, e o resultado tem sido uma aceitação cada vez maior do nosso artesanato. No Salão de Artesanato realizado no mês de janeiro, lá em João Pessoa, foram comercializados mais de R$ 3,7 milhões. Ano passado, aqui em Campina Grande, foram comercializados mais de R$ 2 milhões. Isso tudo porque o artesão, a artesã se qualifica sem deixar de lado o artesanato genuíno”, disse.

“Em Monteiro, amanhã, vamos também ter a abertura de outra oficina criativa com as rendeiras, a exemplo do que o Governo do Estado e Sebrae fizeram com o estilista Ronaldo Fraga. Desta vez, as rendeiras vão se capacitar com o renomado designer Renato Imbroisi, que vai revisitar um trabalho feito com estas mulheres guerreiras há mais de 20 anos, o ‘Memórias do Ofício’. Não tenho dúvida de que o resultado dessa oficina, que também vai ser apresentado no 38° Salão do Artesanato, será sucesso absoluto”, ressaltou Ana Maria Lins.

A segunda-dama Camila Mariz, que também prestigiou a abertura da oficina criativa com as crocheteiras da Rainha da Borborema, evidenciou a importância desse processo de capacitação. “O Programa do Artesanato Paraibano tem feito a diferença. Com muita sensibilidade, personificada na primeira-dama Ana Maria Lins, o  governador João Azevêdo tem fortalecido o artesanato, segmento que gera renda, cultura e que sustenta muitas famílias, a maior parte chefiadas por mulheres”, disse.

Para a secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), pasta à qual o PAP é vinculado, Rosália Lucas,  a capacitação tem sido a estratégia fundamental do Programa do Artesanato Paraibano. “E os números demonstram que essa estratégia tem tido enorme sucesso. O Salão do Artesanato, tanto o de João Pessoa quanto o de Campina Grande, tem cada vez mais superado as metas que estipulamos. Além disso, nosso artesão, nossa artesã, participa de grandes feiras, resultado dessa capacitação, que fortalece o lado genuíno do nosso artesanato”, completou.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, disse que, além do artesão, essa constante inovação promovida pelo Governo da Paraíba em parceria com o Sebrae-PB beneficia o público que prestigia e que adquire os produtos artesanais. “Essa filosofia nossa, de inovar, de trazer novidades para o cliente que visita o Salão de João Pessoa e de Campina, e para a população em geral, tem feito com que cada vez mais o artesanato paraibano tenha grande aceitação. Por isso, estamos trazendo Renato Imbroisi para as rendeiras e Sérgio Matos para a oficina criativa de crochê e vamos lançar em Campina Grande produtos inovadores, com essa pegada contemporânea sem abrir mão da autenticidade, que é a marca registrada do nosso artesanato”, afirmou.

O gerente regional do Sebrae de Campina Grande, João Alberto Miranda, externou sentimento de felicidade por mais esta parceria com o Governo do Estado. “Tem muitas coisas boas acontecendo na Paraíba — e nem vou falar do Centro de Convenções, por exemplo. E uma dessas coisas boas tem sido o fortalecimento da economia criativa. Então, nós  que fazemos o Sebrae, ficamos muito felizes com mais esta parceria”, comentou.

A vereadora de Campina Grande Eva Gouveia observou que a oficina criativa com as crocheteiras e as demais ações do Governo da Paraíba promovem o desenvolvimento da Rainha da Borborema. “O governador João Azevêdo, ao lado do vice-governador Lucas Ribeiro, tem trabalhado muito pela Paraíba toda. E aqui, em Campina Grande, não tem sido diferente. Espero que essa oficina estimule muito essas mulheres guerreiras, que elas aprendam muito e que vendam também no Salão do Artesanato”, acrescentou.

Expectativa e inovação —  Designer formado pela UFCG, Sérgio Matos ficou nacionalmente conhecido por seu trabalho inovador e diferenciado com várias comunidades indígenas no Amazonas.

Radicado em São Paulo, Sérgio Matos fala da expectativa para esse encontro com as crocheteiras da Rainha da Borborema. “Trabalhar com as crocheteiras é algo novo — esta é a primeira vez que o nosso estúdio trabalha com crochê. A ideia é a gente sair do usual, vamos trabalhar dez produtos que vão ser lançados no Salão do Artesanato, aqui em Campina Grande — misturar materiais, tendo como matéria-prima o crochê. Meu estúdio é daqui de Campina Grande, minhas referências são paraibanas, e eu estou muito feliz com esse reencontro”, disse.

O designer Renato Imbroisi prestigiou a abertura da oficina criativa em Campina Grande. Ele também falou das expectativas para a oficina criativa com as rendeiras, que será aberta nesta terça-feira (9), em Monteiro, no Centro de Referência da Renda Renascença (Crença). “Esta é uma grande oportunidade de reforçar a identidade cultural local, revisitar o que foi feito há mais de 20 anos, valorizar esse saber das artesãs rendeiras do Cariri paraibano. Basicamente, vamos ampliar todo aquele resultado maravilhoso que conseguimos com a coleção ‘Memórias do Ofício’, vamos ampliar esse resultado, desenhos diferenciados. É uma coleção que vai ter muito amor à Paraíba, com o tema ‘Paraíba, meu amor'”, adiantou.

Mariluce Azevedo é de Campina Grande. Aos 51 anos de idade, ela faz crochê desde os 9 anos. Participar dessa oficina é a grande oportunidade de se atualizar na arte do crochê. “Primeiramente, gratidão a Deus e ao Governo da Paraíba, que tem investido muito no nosso artesanato, com oportunidade como esta que a gente tem de se qualificar, nos dando a chance de crescer na profissão. Estou muito feliz, porque vi o bom resultado da oficina do ano passado com Ronaldo Fraga”, comentou.

Expectativa também resume o sentimento da artesã Madalena de Souza, do município de Areial. “Essa oficina é o incentivo que precisamos para seguir nessa profissão. Tenho 51 anos e aprendi a fazer crochê desde os dez anos de idade. Me qualificar e fazer melhor o que amo me deixa muito feliz”, concluiu.

A abertura da oficina criativa para as crocheteiras de Campina Grande e região foi prestigiada, ainda, pela coordenadora de Capacitação do PAP,  Yara Alencar; Giogiane Luna, técnica do PAP; Rosa Maria Correia, analista-técnica do Sebrae; e pelo professor Marcelo Barros (UFCG).

Continue Lendo

Paraíba

Vereador de Campina Grande é alvo de tentativa de agressão durante entrevista em emissora de rádio

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador Márcio Melo (Podemos), primo do deputado Romero Rodrigues (Podemos), revelou ter sido alvo de tentativa de agressão enquanto concedia entrevista no último sábado (27/04) a uma emissora de rádio do distrito de Galante.

De acordo com o parlamentar, ele só tomou conhecimento após o fim da entrevista devido ao agressor ter sido contido pelas pessoas que se encontravam no local. Márcio afirmou, ainda, que o individuo que tentou invadir o estúdio seria um servidor da prefeitura de Campina Grande e que estaria portando uma arma branca.

“Disseram que ele estava armado com uma faca ou um punhal lá, e aí os meninos controlaram ele e botaram ele para sair do local e não conseguiu entrar na rádio. Mas graças a Deus isso ai está superado, não são essas coisas que vai deixar a gente de fazer nosso trabalho”, afirmou durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM.

Ouça:

Durante a fala, Márcio fazia críticas a um suplente de vereador da Câmara Municipal de Campina Grande, o acusando de fazer terrorismo ameaçando pessoas.

“Hoje nós estamos vivendo uma verdadeira onda de terrorismo, aonde temos um suplente de vereador ameaçando as pessoas, e olha que essas pessoas deviam parar para pensar porque tem pessoas que não poderiam nem abrir a boca porque está cheio de processos e pode terminar revertendo contra ela. Temos que procurar dar melhoria de vida para o povo que precisa”, disse.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Juiz Aluízio Bezerra é eleito novo desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador da Corte estadual. A eleição, por critério de merecimento, ocorreu em uma sessão extraordinária administrativa realizada nesta segunda-feira (29/04).

De acordo com a matéria publicada pelo Conversa Política, assinado pelos jornalistas Angélica Nunes e Laerte Cerqueira, Aluízio Bezerra vai ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Marcos Willian de Oliveira.

A eleição foi realizada com votação aberta, na qual foram avaliados pelos desembargadores critérios de desempenho (aspecto qualitativo da prestação jurisdicional), produtividade (aspecto quantitativo da prestação jurisdicional), presteza no exercício das funções e aperfeiçoamento técnico.

Saiu como mais votado o juiz Carlos Eduardo Leite Lisboa, com 79,6, seguido por Aluízio Bezerra (74,2) e Manoel Abrantes (68,8).

O presidente do TJ, desembargador João Benedito, no entanto, nomeou Aluízio seguindo a regra da Constituição Federal de que “aquele que figurar na lista tríplice por três vezes, que é a hipótese, será o nomeado”.

Candidatos

Inicialmente 18 juízes se candidataram à vaga.

O desembargador Romero Marcelo levantou uma questão de ordem e oito candidatos foram desclassificados por não apresentarem a documentação completa dentro do prazo do edital.

Assim, foram excluídos: Marcos Coelho de Salles, Carlos Antônio Sarmento, Eslu Eloy Filho, João Batista Vasconcelos, Vandemberg de Freitas Rocha, Horácio Ferreira de Melo Júnior, Onaldo Rocha de Queiroga e Inácio Jário Queiroz de Albuquerque.

O juiz Sivanildo Torres Ferreira já tinha tido a candidatura impugnada e estava fora da disputa.

Após a análise, sobraram na disputa, na seguinte ordem (pela antiguidade na entrância):

  1. Wolfram da Cunha Ramos, 2ª colocação – quinto;
  2. Miguel de Britto Lyra Filho, 5ª colocação – quinto;
  3. Aluízio Bezerra Filho, 8ª colocação – quinto;
  4. José Ferreira Ramos Júnior, 11ª colocação – quinto;
  5. Carlos Eduardo Leite Lisboa, 12ª colocação – quinto;
  6. Alexandre Targino Gomes Falcão, 17ª colocação – quinto;
  7. José Herbert Luna Lisboa, 18ª colocação – quinto;
  8. Manoel Gonçalves Dantas de Abrantes, 21ª colocação – quinto;
  9. Maria de Fátima Lúcia Ramalho, 23ª colocação – quinto.

Continue Lendo

Paraíba

‘Oficina da Vitória’: Romero participa de evento do Podemos para pré-candidatos e filiados da sigla

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal paraibano Romero Rodrigues (PSC/Podemos) participou da ‘Oficina da Vitória’, evento do Podemos direcionado para pré-candidatos ao pleito de outubro e para filiados da sigla.

Romero Rodrigues participou por videoconferência, uma vez que estava em São Paulo para resolver demandas referentes à saúde.

Segundo o parlamentar, o evento partidário é promovido pela cúpula nacional do Podemos que está sendo realizado em todos os Estados da Federação.

Os comentários do deputado foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta segunda-feira (29/04).

Confira o áudio:

Continue Lendo