Nos acompanhe
A primeira-dama da Paraíba, Ana Maria Lins, visitou na tarde desta segunda-feira (8), em Campina Grande, o Centro de Atendimento ao Autista (CAA). O espaço, inaugurado pelo Governo da Paraíba há dois anos, oferece um trabalho multidisciplinar, reunindo diversas áreas do processo terapêutico da pessoa com autismo — são cerca de 350 crianças atendidas da Rainha da Borborema e de mais 70 municípios.

Durante a visita, Ana Maria Lins ressaltou a importância do espaço para a qualidade de vida dos pais e de crianças com autismo. “É um espaço lindo, muito organizado e que cumpre a sua finalidade, que é oferecer mais qualidade de vida a pais e também às crianças com autismo. Recentemente, o Governo do Estado aumentou o convênio de R$ 1,6 milhão para R$ 1,8, visando justamente oferecer mais apoio àqueles que precisam desse espaço”, afirmou.

A segunda-dama Camila Mariz, que também acompanhou a visita, ressaltou que o CAA veio suprir uma grande lacuna que havia em Campina Grande e região. “O número de crianças diagnosticadas com autismo é cada vez maior — se a gente olhar para o nosso círculo de amizade, para o nosso meio, essa realidade vai ser percebida com muita facilidade. Infelizmente. Por isso, a importância de um espaço como este na qualidade de vida dessas crianças, mas também na qualidade de vida dos pais, da família”, acrescentou.

A assessora-técnica da Funad, Alice Santos, que na ocasião representou a presidente da Fundação, Simone Jordão, ressaltou a importância da visita da primeira-dama ao CAA. “Essa visita é de suma importância, porque ela vem constatar a qualidade de um serviço implantado pelo Governo do Estado há dois anos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano, com o apoio técnico da Funad. O CAA atende a mais de 300 crianças de Campina Grande e de mais 70 municípios”, comentou.

A gestora de Convênios da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, Pâmela Queiroga, também evidenciou a importância do CAA para a Rainha da Borborema e região. “O Centro de Atendimento ao Autista presta um grande serviço às crianças com autismo, grande parte não teria condições de pagar por todos os serviços oferecidos aqui. Então, a visita da primeira-dama é muito importante para ver o andamento do serviço, conversando com os profissionais, mas também com os pais”, salientou.

A vereadora Eva Gouveia ressaltou que a presença do Governo da Paraíba, por meio de serviços como o CAA, mostra o compromisso com Campina Grande. “Esse Centro de Atendimento ao Autista era uma grande demanda de Campina e região,  uma grande necessidade de pais que nem sequer sabiam que seus filhos tinham autismo. Por isso, a criação desse espaço mostra o compromisso do governador João Azevêdo, do vice Lucas Ribeiro, com Campina Grande”, falou.

A coordenadora-geral do CAA, Roberta Figueiredo, agradeceu a visita da primeira-dama e da segunda-dama ao local. “Uma visita como esta é um momento de prestação de contas, de se discutir melhorias, sempre visando atender melhor quem tanto precisa desse serviço. Um momento como este nos deixa muito felizes. Como mãe de autista, sei a importância de um espaço como este”, comentou.

A dona de casa Mônica Bezerra é mãe de João Gabriel, de seis anos de idade. O diagnóstico de autismo do filho só foi possível após a inauguração do CAA. “Antes, a gente sofria muito com o meu filho. Eu não tinha ideia do que ele tinha. Quando chegou o CAA aqui em Campina Grande descobri e agora vejo o quanto meu filho tem evoluído. Agradeço demais, por mim e pelas outras mães”, concluiu.

Casa da Criança — Mais cedo, a primeira-dama Ana Maria Lins visitou a Casa da Criança Doutor João Moura. Na ocasião,  ela discutiu a formação de convênios do Governo da Paraíba com a entidade, que atende 268 crianças carentes até os seis anos de idade em regime de creche.

Acompanhada da segunda-dama Camila Mariz, Ana Maria Lins conheceu todo o funcionamento da entidade, que funciona há quase 70 anos no bairro São José, oferecendo às crianças todo um suporte pedagógico — recreação, atividades lúdicas, alimentação e lazer.

Durante a visita, Ana Maria Lins destacou a importância do trabalho desenvolvido na Casa da Criança Doutor João Moura. “É um trabalho muito sério, desenvolvido com muita responsabilidade, amor e respeito. Essa visita foi importante porque conhecemos toda essa estrutura, que oferece dignidade a essas crianças, e discutimos formação de convênios para fortalecer ainda mais esse trabalho”, disse.

A diretora-adjunta da Casa da Criança, Maria Bethânia, agradeceu a visita da primeira-dama Ana Maria Lins. “Nosso sentimento é de gratidão porque essa visita representou uma grande oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho, a nossa estrutura, e de também algumas demandas que a Casa tem. Quanto mais visitas do poder público, melhor, pois representam  grande oportunidade de novas parcerias”, comentou.

A visita da primeira-dama foi acompanhada, ainda, pela secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, entre outros auxiliares da gestão estadual.

Continue Lendo

Paraíba

Vereador de Campina Grande é alvo de tentativa de agressão durante entrevista em emissora de rádio

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador Márcio Melo (Podemos), primo do deputado Romero Rodrigues (Podemos), revelou ter sido alvo de tentativa de agressão enquanto concedia entrevista no último sábado (27/04) a uma emissora de rádio do distrito de Galante.

De acordo com o parlamentar, ele só tomou conhecimento após o fim da entrevista devido ao agressor ter sido contido pelas pessoas que se encontravam no local. Márcio afirmou, ainda, que o individuo que tentou invadir o estúdio seria um servidor da prefeitura de Campina Grande e que estaria portando uma arma branca.

“Disseram que ele estava armado com uma faca ou um punhal lá, e aí os meninos controlaram ele e botaram ele para sair do local e não conseguiu entrar na rádio. Mas graças a Deus isso ai está superado, não são essas coisas que vai deixar a gente de fazer nosso trabalho”, afirmou durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM.

Ouça:

Durante a fala, Márcio fazia críticas a um suplente de vereador da Câmara Municipal de Campina Grande, o acusando de fazer terrorismo ameaçando pessoas.

“Hoje nós estamos vivendo uma verdadeira onda de terrorismo, aonde temos um suplente de vereador ameaçando as pessoas, e olha que essas pessoas deviam parar para pensar porque tem pessoas que não poderiam nem abrir a boca porque está cheio de processos e pode terminar revertendo contra ela. Temos que procurar dar melhoria de vida para o povo que precisa”, disse.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Juiz Aluízio Bezerra é eleito novo desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador da Corte estadual. A eleição, por critério de merecimento, ocorreu em uma sessão extraordinária administrativa realizada nesta segunda-feira (29/04).

De acordo com a matéria publicada pelo Conversa Política, assinado pelos jornalistas Angélica Nunes e Laerte Cerqueira, Aluízio Bezerra vai ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Marcos Willian de Oliveira.

A eleição foi realizada com votação aberta, na qual foram avaliados pelos desembargadores critérios de desempenho (aspecto qualitativo da prestação jurisdicional), produtividade (aspecto quantitativo da prestação jurisdicional), presteza no exercício das funções e aperfeiçoamento técnico.

Saiu como mais votado o juiz Carlos Eduardo Leite Lisboa, com 79,6, seguido por Aluízio Bezerra (74,2) e Manoel Abrantes (68,8).

O presidente do TJ, desembargador João Benedito, no entanto, nomeou Aluízio seguindo a regra da Constituição Federal de que “aquele que figurar na lista tríplice por três vezes, que é a hipótese, será o nomeado”.

Candidatos

Inicialmente 18 juízes se candidataram à vaga.

O desembargador Romero Marcelo levantou uma questão de ordem e oito candidatos foram desclassificados por não apresentarem a documentação completa dentro do prazo do edital.

Assim, foram excluídos: Marcos Coelho de Salles, Carlos Antônio Sarmento, Eslu Eloy Filho, João Batista Vasconcelos, Vandemberg de Freitas Rocha, Horácio Ferreira de Melo Júnior, Onaldo Rocha de Queiroga e Inácio Jário Queiroz de Albuquerque.

O juiz Sivanildo Torres Ferreira já tinha tido a candidatura impugnada e estava fora da disputa.

Após a análise, sobraram na disputa, na seguinte ordem (pela antiguidade na entrância):

  1. Wolfram da Cunha Ramos, 2ª colocação – quinto;
  2. Miguel de Britto Lyra Filho, 5ª colocação – quinto;
  3. Aluízio Bezerra Filho, 8ª colocação – quinto;
  4. José Ferreira Ramos Júnior, 11ª colocação – quinto;
  5. Carlos Eduardo Leite Lisboa, 12ª colocação – quinto;
  6. Alexandre Targino Gomes Falcão, 17ª colocação – quinto;
  7. José Herbert Luna Lisboa, 18ª colocação – quinto;
  8. Manoel Gonçalves Dantas de Abrantes, 21ª colocação – quinto;
  9. Maria de Fátima Lúcia Ramalho, 23ª colocação – quinto.

Continue Lendo

Paraíba

‘Oficina da Vitória’: Romero participa de evento do Podemos para pré-candidatos e filiados da sigla

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal paraibano Romero Rodrigues (PSC/Podemos) participou da ‘Oficina da Vitória’, evento do Podemos direcionado para pré-candidatos ao pleito de outubro e para filiados da sigla.

Romero Rodrigues participou por videoconferência, uma vez que estava em São Paulo para resolver demandas referentes à saúde.

Segundo o parlamentar, o evento partidário é promovido pela cúpula nacional do Podemos que está sendo realizado em todos os Estados da Federação.

Os comentários do deputado foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta segunda-feira (29/04).

Confira o áudio:

Continue Lendo