Nos acompanhe

Negócios

Setor de serviços na Paraíba cresce 11,4% e registra 2ª maior expansão do País, revela IBGE

Publicado

em

Com taxa de expansão acima de dois dígitos, o volume do setor de serviços na Paraíba apresentou o segundo maior crescimento do País em fevereiro deste ano, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que foram divulgados, nesta sexta-feira (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Paraíba registrou alta de 11,4% no faturamento do setor em fevereiro sobre o mesmo mês do ano passado.

A Paraíba (11,4%) e o Acre (19,5%) – que liderou o indicador em fevereiro – foram os únicos que apresentaram expansão acima de dois dígitos, enquanto o país cresceu 2,5%. No acumulado do primeiro bimestre, a Paraíba também acumula alta de dois dígitos (10%), segunda maior taxa também no indicador ao lado do Amazonas (10%), liderado pelo Acre (21,8%). A média do bimestre do País é de 3,3%.

PARAÍBA LIDERA NO NORDESTE – O crescimento da Paraíba no setor de serviços destoa entre os nove Estados na Região Nordeste, na comparação de fevereiro frente ao mesmo mês do ano passado. No ranking da Região, a Paraíba com 11,4%, lidera o índice. É seguido bem atrás pelo Piauí (6,1%). Com taxas mais modestas, aparecem os Estados de Sergipe (3,5%), Maranhão (3,3%) e Pernambuco (2,1%), enquanto Bahia e Ceará empatam com apenas 1,6%. Já os estados do Rio Grande do Norte (-0,3%) e Alagoas (-0,2%) foram os únicos que recuaram.

Segundo o IBGE, o avanço daquele mês foi acompanhado por quatro das cinco atividades e contou ainda com crescimento em 59,6% dos 166 tipos de serviços investigados. Entre os setores em crescimento de fevereiro frente ao ano passado, o de informação e comunicação exerceu o principal impacto positivo, impulsionado, principalmente, pelo aumento da receita em telecomunicações; desenvolvimento e licenciamento de softwares; suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação; TV aberta; e edição integrada à impressão de livros. Os demais avanços vieram dos profissionais, administrativos e complementares; dos prestados às famílias; e dos outros serviços.

A PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)  produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços do país e dos Estados, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, mas excluídas as áreas de saúde e educação. Ao lado da administração pública, os setores de serviços e de comércio têm os maiores pesos na composição do PIB do País e dos Estados.

Continue Lendo

Negócios

Energisa abre 152 vagas de emprego em diversas cidades da Paraíba; confira oportunidades

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A concessionária de energia elétrica na Paraíba, Energisa, anunciou a abertura de 152 vagas de emprego em diversas cidades do Estado. Entre os municípios com oportunidades estão João Pessoa, Campina Grande, Serra Branca, Solânea, Picuí, Santa Rita, Cabedelo, Teixeira, São Bento, Guarabira, Patos, Alcantil e Esperança.

Dentre as vagas, mais de 30 são destinadas a eletricistas, profissionais essenciais para garantir a eficiência e a segurança na distribuição de energia. As demais vagas abrangem outras diversas áreas, como auxiliar comercial, analista comercial, engenheiro (a) e assistente administrativo.

Para se candidatar, os interessados podem acessar as vagas na plataforma de carreiras da Energisa em https://grupoenergisa.gupy.io/, onde encontrarão informações detalhadas sobre localidade, pré-requisitos, atividades e a opção de inscrição para as vagas desejadas. A empresa também sugere o cadastro do currículo no Banco de Talentos, permitindo assim, que entre em contato quando surgirem oportunidades compatíveis com o perfil do profissional.

A Energisa oferece benefícios como planos de saúde e odontológico, previdência privada, vale-alimentação ou refeição, auxílio creche, Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), programas de qualidade de vida e parceria com o Gympass, proporcionando acesso a mais de 18 mil academias no Brasil, entre outros.

Continue Lendo

Negócios

54ª EXPAPI é opção de lazer e cultura neste fim de semana em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Parque de diversões, passeios de pôneis, apresentações de forró pé de serra, feira de artesanato e exposições de animais são algumas das atrações da 54ª Exposição Paraibana de Animais e Produtos Industriais (EXPAPI), que acontece no Parque de Exposição Carlos Pessoa Filho, até o próximo domingo (26). No espaço também tem a comercialização de produtos regionais, entre eles cachaça, queijo e mel, além da praça de alimentação – Agrofood.

A EXPAPI é uma excelente oportunidade de negócios para o setor agropecuário, a feira oferece diversas opções de lazer para as famílias paraibanas, que buscam um lugar seguro, com proximidade da natureza, animais, comidas regionais, lazer para as crianças, e a oportunidade de acompanhar competições entre raças e torneios leiteiros.

“A exposição está sendo um verdadeiro sucesso e é uma programação imperdível para todas as famílias. O evento oferece uma experiência completa de lazer e cultura, com diversas atrações. Estamos preparados para receber a todos da melhor forma possível e convidamos as famílias paraibanas a aproveitar este fim de semana, aqui na Exposição”, destacou o Secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Joaquim Hugo.

O evento é organizado pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), e conta com parceria da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (APACCO), Sebrae, Sistema Faepa/Senar-PB, e Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), com a expectativa de movimentar cerca de dez milhões de reais.

Continue Lendo

Negócios

Dia do Hambúrguer: Outback Steakhouse celebra a data com opções para todos os gostos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O hambúrguer conquistou o paladar de milhões de pessoas por todo mundo sendo uma opção versátil e saborosa. E aqui no Brasil virou uma paixão nacional! Segundo pesquisa da Kantar de 2023, os brasileiros consomem, em média, mais de 174 mil hambúrgueres por semana – cerca de 25 mil por dia. Só no ano passado, o consumo aumentou em 62%, comparado a 2022. Esse sucesso pode ser atribuído à versatilidade do prato, que se adapta a todos os paladares e preferências alimentares.

E como tudo que é bom merece ser comemorado, essa invenção deliciosa tem um dia só para ele: 28 de maio. A data é uma homenagem a um dos pratos mais populares do mundo e à invenção da versão clássica, que se tornou um ícone na culinária em todo o mundo.

No Dia do Hambúrguer deste ano, o restaurante Outback Steakhouse está preparado para celebrar o momento em grande estilo e transformar suas refeições em experiências memoráveis, oferecendo opções irresistíveis de hambúrgueres e acompanhamentos para atender a todos. Com opções deliciosas, desde os clássicos até criações únicas, com opções de frango, carne e vegetarianas, veja abaixo os destaques:

The Outbacker Burger, Picanha Bloomin’ Burger e Veggie Blue Cheese Burger

Entre as opções servidas pelo Outback Steakhouse, o queridinho The Outbacker Burger é o clássico favorito no restaurante, com um hambúrguer acompanhado de queijo, tomate, alface, maionese. Para aqueles que gostam de conhecer novos sabores, o Picanha Bloomin’ Burger garante o Bold Flavor com um hambúrguer 100% picanha no pão tipo brioche, com pétalas de Bloomin’ Onion, bacon grelhado e molho Flame, servido com nosso queijo tipo emmental e mix de queijos, finalizado com Smoked Mayo. Já para os que optam por versões vegetarianas, o Veggie Blue Cheese Burger é uma ótima opção, um hambúrguer vegetariano empanado com mix de queijos derretidos, molho gorgonzola e salada.

 

 Na Paraíba, o Outback Steakhouse possui duas unidades:

Continue Lendo