Nos acompanhe

Paraíba

Prefeito inspeciona obras de construção do Complexo Beira Rio, que vai beneficiar 700 famílias

Publicado

em

O prefeito Cícero Lucena inspecionou, nesta terça-feira (16), as obras de construção do Complexo Beira Rio – empreendimento habitacional que a Prefeitura de João Pessoa está construindo em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que deve ser concluído em 12 meses e que vai beneficiar mais de 700 famílias que moravam em áreas de risco da Capital. O gestor municipal pontuou que a obra garante, além de moradia digna, infraestrutura de equipamentos sociais e que a gestão segue acompanhando as famílias até que recebam seus novos apartamentos.

“Respeitando as conveniências sociais, os equipamentos comunitários, que estarão todos à disposição deles, então é algo que temos que agradecer a Deus. Também temos a Compra Assistida, uma modalidade que acompanha o cuidado com as famílias que optam adquirir o imóvel que será pago pela Prefeitura. E tudo está sendo feito em conversa com a população, de discutir os problemas e encontrar soluções. É algo que tem a característica da nossa gestão, é a transparência, o diálogo e a vontade de fazer”, destacou o prefeito.

A construção de conjuntos habitacionais na Avenida Beira Rio está em andamento, com fundações concluídas e paredes sendo erguidas. São três conjuntos com 747 apartamentos de três, dois e um quarto, voltados para famílias de áreas de risco das oito comunidades do Complexo Beira Rio: Tito Silva, São Rafael, Santa Clara, Miramar, Vila Tambauzinho, Cafofo Liberdade, Brasília de Palha, Padre Hildon Bandeira.

“A grande coisa é que nós vamos ter aqui, que ele é sempre virado para o parque do rio, ventilação cruzada e iluminação – então, ele vai ter toda essa vantagem, que é o que chamamos de mais moderno na tecnologia de construção”, afirmou Antônio Elizeu, que coordena a Unidade Gestora de Projetos da Prefeitura junto ao BID.

Detalhes dos conjuntos:

CBR – Terreno I (Obras em Andamento) – O empreendimento irá dispor de 106 unidades habitacionais, 03 unidades comerciais e 01 salão de reunião.

CBR – Terreno II (Obras em Andamento) – O empreendimento irá dispor de 305 unidades habitacionais, 21 unidades comerciais e 02 salas de reunião.

CBR – Terreno III (Obras em Andamento) – O empreendimento irá dispor de 336 unidades habitacionais, 18 unidades comerciais, 02 salas de reunião e 01 Centro de Referência da Juventude.

Continue Lendo

Paraíba

ALPB: Audiência Pública discutirá recentes casos de crimes ambientais na orla de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou Requerimento e discutirá os casos recentes de crimes ambientais registrados na orla de João Pessoa.

O Requerimento nº 13.654/2024, apresentado pelo deputado estadual George Morais (União), líder da oposição na Casa Legislativa, foi aprovado sob o entendimento de que a “crescente incidência de crimes ambientais na orla de nossa capital, bem como a contínua poluição nas praias de João Pessoa, Cabedelo, Lucena e Pitimbu, demandam uma resposta enérgica e coordenada por parte das autoridades e da comunidade em geral“.

Para a ocasião, serão convidados representantes das Secretarias do Meio Ambiente (municipal e estadual), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB), ONGs, bem como representantes da  trade turístico, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Paraíba (Abrasel-PB), da sociedade civil organizada, entre outros.

Clique aqui e confira a íntegra do documento.

Continue Lendo

Paraíba

Oposição propõe representação contra secretárias executivas de Educação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba, através de seu líder, o deputado estadual George Morais (União Brasil), apresentou nesta quarta-feira (15/05) e perante o Ministério Público, representação contra as secretárias executivas de Educação do Estado, as senhoras Pollyana Loreto Meira e Maria Elizabete de Araújo.

A propositura da representação pede a investigação das secretárias executivas pelo cometimento de crime de responsabilidade, em razão das ausências injustificadas à convocação da Assembleia Legislativa para esclarecimentos e informações sobre a gestão da educação na Paraíba.

“A data da convocação foi publicada no Diário Oficial do Poder Legislativo e as secretárias foram notificadas pessoalmente do dia em que deveriam comparecer obrigatoriamente. Tais fatos tornam inequívocas a prévia ciência das representadas e a consequente responsabilidade em razão das ausências injustificadas”, afirmou o líder da oposição George Morais.

O Ministério Público estadual deverá ouvir as secretárias e analisar as razões de defesa. Se recebida a representação e se estiverem presentes os indícios do crime de responsabilidade, a peça proposta pela oposição poderá resultar na perda dos cargos e na inabilitação para o exercício de funções públicas.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Clique aqui e conheça os temas do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com o tema “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”, o Prêmio Sebrae de Jornalismo premiará matérias que melhor abordem o assunto, considerando os diversos aspectos relacionados ao universo do empreendedorismo no Brasil, tais como os listados abaixo:

Empreendedorismo: temática que aborda iniciativas de empreendedores e apresenta orientações sobre a abertura de micro e pequenos negócios formais no Brasil, sua manutenção e expansão, bem como sua relevância no contexto econômico e social em que se encontram.

Produtividade e Competitividade: sobre empresas, iniciativas, projetos e prestações de serviços que alavanquem a produtividade e a competitividade entre as micro e pequenas empresas.

Inovação e Startups: aborda práticas de inovação ou propostas que incentivem a inovação entre os pequenos negócios, assim como o desenvolvimento e o fortalecimento do ecossistema de startups.

Inclusão Produtiva e Sustentabilidade: sobre ações, projetos e negócios que incentivam a geração de renda e emprego em comunidades ou entre populações vulneráveis, bem como ações de empresários que fazem a gestão do negócio focada na responsabilidade social, trabalhando aspectos da agenda ESG e da diversidade, transformando realidades locais.

Transformação Digital sobre a digitalização de negócios, transformação na forma de atender às necessidades dos clientes, ações de promoção da transformação digital ou negócios inovadores ancorados nesse tema.

Políticas Públicas e Legislação: aborda ações públicas de todas as esferas de governo e legislações específicas com impacto no universo dos pequenos negócios, a exemplo de possíveis alterações no MEI (Microempreendedor Individual), simplificações tributárias como as advindas de reformas no sistema tributário, entre outras iniciativas.

Estímulo ao consumo nos pequenos negócios– aborda ações de conscientização da importância dos pequenos negócios e estímulo ao consumo, a exemplo do movimento Compre do Pequeno, bem como parcerias e arranjos desenvolvidos por empreendedores para alavancar seus negócios dentro da concepção de valorização dos pequenos.

Acesso a crédito: sobre gestão financeira dos pequenos negócios, dificuldades de acesso a crédito, cenário do crédito no Brasil, importância dos empréstimos para a manutenção das empresas e conteúdos que prestem serviço em relação à tomada de empréstimos no Brasil.

Confira imagem:

Continue Lendo