Nos acompanhe

Paraíba

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com o programa Bolsa Esporte

Publicado

em

O governador João Azevêdo anunciou, nesta quinta-feira (25), os atletas contemplados na edição 2024 do Programa Bolsa Esporte. Ao todo, são 548 beneficiados, entre atletas, técnicos e paratletas, representando um investimento de R$ 5 milhões.  Na ocasião, 12 entidades e clubes de alto rendimento foram comtempladas com recursos no valor de R$ 1 milhão pelo programa Paraíba Esporte Total.

O chefe do Executivo estadual ressaltou que o Bolsa Esporte é mais uma ação do governo para promover inclusão, descobrir novos talentos e realizar sonhos. “Nós estamos beneficiando o esporte paraibano para que a gente possa ter uma representatividade cada vez maior do nosso estado nas mais diversas competições. Esse é um investimento que tem um retorno extraordinário porque os nossos atletas e paratletas nos orgulham, levam o nome da Paraíba para o mundo e cabe ao estado apoiar e reconhecer esse trabalho, por isso, vale a pena investir nesse segmento”, frisou.

O secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Lindolfo Pires, destacou que o investimento da gestão estadual é fundamental para o fomento do esporte. “O governador teve a oportunidade de anunciar todos os atletas que receberão mensalmente um valor do Governo do Estado para que eles possam se dedicar ainda mais ao esporte e se tornarem grandes campeões. Essa conquista é mérito dos atletas e um esforço da gestão que também tem investido na infraestrutura de equipamentos esportivos e atraído grandes campeonatos para o nosso estado”, disse.

O tricampeão mundial paralímpico de atletismo Petrúcio Ferreira afirmou que o Bolsa Esporte é uma ferramenta para estimular quem se dedica ao esporte.  “É uma felicidade ter um apoio como esse e eu agradeço ao governo por apoiar o esporte paraibano e isso é muito importante para os atletas pelo fato da gente saber que tem um governo competente, que acredita no nosso trabalho, no nosso potencial e com uma ajuda como essa conseguimos chegar em grandes competições e termos grandes resultados”, comentou.

A bicampeã mundial de parataekwondo, Silvana Fernandes, agradeceu todo o suporte que tem recebido da gestão estadual.  “Esse é o terceiro ano consecutivo que eu estou recebendo o Bolsa Esporte. No ano passado eu fui bicampeã mundial, o Bolsa Esporte esteve junto comigo nessa conquista e este ano estará novamente nos jogos em Paris.  Eu agradeço por essa ação que ajuda e incentiva os atletas porque não é apenas o apoio financeiro, mas também um reconhecimento à nossa dedicação. A Paraíba é uma grande potência mundial e queremos que isso se perpetue por vários anos”, declarou.

Bolsa Esporte – o programa  tem o objetivo de incentivar a prática de esportes, sendo destinado aos atletas e técnicos de rendimento das modalidades olímpicas e paraolímpicas, reconhecidas pelo Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro, podendo também ser admitidos aos atletas, paratletas e aos técnicos de rendimento de modalidades esportivas vinculadas ao Comitê Olímpico Internacional e ao Comitê Paralímpico Internacional.

Paraíba Esporte Total – O programa é destinado a incentivar clubes e entidades que desenvolvam o desporto e o paradesporto de alto rendimento. Esses resultados precisam ser no âmbito nacional ou então internacional e o resultado final dos contemplados passou por uma análise criteriosa por parte de uma comissão avaliadora.

Prestigiaram a solenidade o deputado estadual João Gonçalves; o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; o vice-prefeito Léo Bezerra; o vereador Zezinho do Botafogo; além de auxiliares da gestão estadual, dentre eles, Harlem Vilarim (secretário executivo do Esporte e Lazer), Pedro Mathias (secretário executivo da Juventude), Nonato Bandeira (Comunicação Institucional), Roberto Paulino (secretário chefe do Governo) e Isaías Gualberto (superintendente do Detran).

Continue Lendo

Paraíba

TCE atualiza e capacita gestores paraibanos sobre Programa Nacional de Transparência Pública; veja

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) encaminhou expediente a várias autoridades do Estado, disponibilizando um vasto material de capacitação, referente ao Programa Nacional de Transparência Pública, ciclo 2024, e que reúne cartilhas, slides de treinamento para os colaboradores, matriz com critérios de avaliação e cronograma, entre outros dados estruturados.

O material foi enviado através de Ofício Circular nº 13/2024, assinado pelo presidente da Corte, conselheiro Nominando Diniz Filho.

O encaminhamento contemplou o Governador do Estado, Chefe da Controladoria Geral do Estado, presidentes da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça da Paraíba e controladores internos, Procurador Geral de Justiça e seus controladores, prefeitos e presidentes de câmaras municipais, vereadores e Defensoria Pública do Estado.

A iniciativa tem como base o aprimoramento das metodologias decorrentes, ao mesmo tempo em que fornece informações importantes dentro do Programa Nacional de Transparência Pública, que descendem das lições aprendidas em versões anteriores, das contribuições recebidas de técnicos dos tribunais de contas que participam das avaliações e de incorporações de métodos adotados por outras cortes de contas.

O documento informa ainda que o material tem por objetivo a avaliação dos portais de Transparência – Ciclo 2024, que deverá ser realizada, preferencialmente, pelos controladores internos das unidades gestoras. A aferição do portal de transparência do respectivo órgão será realizada através do preenchimento de questionário em endereço e data a serem informados. O material poderá ser acessado pelo endereço eletrônico: https://drive.google.com/drive/folders/1Jk26KAgDaP9-eST-7svpmHhj93NrLwAu

Continue Lendo

Paraíba

Governo da PB e Arquidiocese se mobilizam para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador do Estado, João Azevêdo (PSB), e a Arquidiocese da Paraíba estão se mobilizando para ajudar as vítimas da enchente que já matou mais de 80 (oitenta) pessoas no Rio Grande do Sul, provocando a maior tragédia natural do Sul do país.

Segundo Azevêdo, a Paraíba está participando de uma ação conjunta com o Consórcio Nordeste e envia homens e equipamentos para ajudar no resgate de pessoas.

Os comentários de Azevêdo foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta segunda-feira (06/05).

Confira o áudio:

 

Já a Arquidiocese da Paraíba, através do bispo dom Manoel Delson, também confirmou associação à campanha em prol das vítimas da enchente no Rio Grande do Sul e convoca aos fieis para também ajudarem com quaisquer colaborações possíveis para socorrer aos irmãos do Sul do país nesse momento de desespero.

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Novidade zero: no Sertão, Gervásio defende Lula e Wellington Roberto defende Bolsonaro; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A festa de 30 anos de emancipação política de Aparecida, cidade localizada no Sertão do Estado, celebrada neste domingo (05/05), protagonizou um embate entre os deputados federais, Gervásio Maia (PSB) e Wellington Roberto (PL), representando Lula e Bolsonaro respectivamente.

As divergências no palanque iniciaram-se quando Gervásio fez uso do microfone para destacar as ações do atual presidente da República na Paraíba e no Nordeste, além de disparar contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Acabou-se o tempo em que o Nordeste ficava a mercê de tudo e de todas as políticas públicas, porque as políticas ficavam somente para os Estados ricos da federação, somente das regiões Sul e Sudeste. E hoje, graças a Deus nós temos mais uma vez um presidente da República nordestino que está cuidando do Nordeste, que veio nos primeiros meses do seu mandato no ano passado para inaugurar o primeiro parque híbrido de energia limpa do Nordeste, responsável pela geração de mais de 30% da energia que os paraibanos consomem. Água é riqueza, energia é riqueza e o Nordeste hoje é exemplo para o mundo de energia limpa e renovável. Nós já estamos ajudando aqueles que escantearam a gente em décadas passadas com as energias produzidas aqui no solo paraibano”, afirmou conforme registrado pelo Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM.

Ouça:

 

A fala não agradou o parlamentar bolsonarista, que rebateu Gervásio afirmando que não vai fazer discurso direcionado ao governo federal.

“Dizer deputado Gervásio, que eu não vou fazer aqui o discurso direcionado para governo central, eu vou fazer um discurso aqui daquilo que eu fiz, e no que eu pretendo fazer. Quando o locutor de uma forma muito habilidosa falava e respeitava todos os números que por aqui passaram, essa nossa confraternização hoje e que disse que tinha errado o número de Gervásio Maia, e foi corrigido pelo próprio deputado, eu acho que meu número é bem diferenciado. O meu número é diferenciado de um governo aonde fizemos e está aí através das postagens desse prefeito, esse prefeito que não me deixa mentir, ele que sabe o que fizemos. Foram diversas ações na área da Saúde, custeio perdi a conta, na Ação Social da mesma forma, na Estrutura não tem nem como calcular, no Turismo, Esporte, enfim…”, disse.

Ouça:

Continue Lendo