Nos acompanhe

Paraíba

SES e Sociedade Paraibana de Cardiologia promovem ações pelo Dia Mundial de Hipertensão

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Sociedade Paraibana de Cardiologia e Ligas Acadêmicas de Cardiologia,  realizou, nesta sexta-feira (26), atividades de combate e prevenção à hipertensão, em João Pessoa, no Shopping Tambiá; e em Campina Grande, na Praça da Bandeira, das 8h às 12h. A ação celebrou o “Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial”, data que tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento da hipertensão arterial, também conhecida como “pressão alta”. Na ocasião, foram ofertados os serviços de aferição da pressão arterial; avaliação de peso; distribuição de cartilhas educativas e orientações de cuidados com a saúde.

A chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (NDANTS) da SES, Gerlane Carvalho, destacou que estas ações são necessárias para alertar a população para uma doença que, muitas vezes, surge de maneira silenciosa. “Estas campanhas têm a função de alertar e divulgar a necessidade de verificação da pressão arterial regularmente e conscientizar a população para a necessidade de mudança de comportamento, inserindo no cotidiano a prática de hábitos saudáveis, como evitar alimentos salgados e gordurosos, controle do peso, prática de atividades físicas e evitar o fumo e bebida alcoólica”, disse.

Para o presidente da Sociedade Paraibana de Cardiologia, Glauco Gusmão, é muito importante que a pessoa saiba como está o nível da pressão. “Se estiver elevado – pressão alta – pode causar Acidente Vascular Cerebral – AVC; enfarto do coração ou perda da função renal. Por isso é tão importante verificar a pressão, sendo normal 12/8 e aceitável até 13.5 por 8.5. Passou disso, a pressão está alta e a pessoa precisa de acompanhamento médico para evitar as complicações da doença”, pontuou.

A aposentada Maria Hosana Santos, de 60 anos, sabe bem o que é pressão alta. Já teve início de três AVCs e, mesmo tomando remédio, de vez em quando, a pressão ainda dá alta. Mas, nesta sexta, ela verificou durante a ação e estava normal. “Tomo remédio de pressão há 30 anos e percebo que, mesmo assim, ela sobe, principalmente quando tenho um estresse grande. Por isso que faço pilates, evito comer frituras e gordura; não bebo, não fumo e ainda vou ao médico regularmente”, declarou.

Já Dona Elizete da Silva verificou e deu alta – 16/8. Ela disse que toma dois remédios diariamente, mas tinha esquecido de tomar pela manhã. “É sempre assim. Ora sobe, ora dá normal. Por isso, já marquei cardiologista. Mas foi muito bom ter essa ação aqui. Vim resolver umas coisas no centro, mas, diante do resultado, já vou mais devagar”, falou.

Estimativa Hipertensos – Na Paraíba, 7,2% da população adulta (acima de 18 anos) é hipertensa (236.135 paraibanos). Estratificando por sexo: 27,1% da população masculina (acima de 18 anos) é hipertensa (421.197 paraibanos). Na população feminina (acima de 18 anos), 23,2% é hipertensa: 400.299 paraibanas.

Óbitos – No período entre os anos de 2021 a 2023, foram registrados 4.872 óbitos por doenças hipertensivas, sendo 1.701 no ano de 2021; 1.737 óbitos em 2022 e 1.434 em 2023.

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo