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Paraíba

Como a tecnologia, através dos jogos digitais, têm ajudado no ensino-aprendizado dos jovens

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“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. A frase do patrono da educação, Paulo Freire, é muito presente e viva quando se fala em educação na sociedade, onde a base de todo o conhecimento é necessária para uma sociedade mais justa e fraterna.

Para alguns brasileiros, os meios digitais – smartphones, tablets, notebooks e afins – não é uma realidade ainda presente, mas é muito usado pela maior parte da população. O advento da tecnologia trouxe isso para o nosso cotidiano, aprendemos a conviver diariamente e hoje tornou-se algo necessário e é preciso ser usado com moderação.

A educação à distância, com o seu ponto de partida nos programas de rádio e televisão – a exemplo do Telecurso, da Rede Globo – foram usados para causar um impacto positivo de conhecimento na sociedade, democratizando a forma de ensinar e levando conteúdo de relevância a mais precisa.

Na pandemia do Covid-19, a educação à distância foi a ferramenta mais utilizada pelas escolas, universidades e cursinhos preparatórios para assim transmitir o conteúdo aos estudantes que estavam em suas residências. Após esse período complicado que o mundo conviveu, a educação e a tecnologia continuam de mãos dadas, e o jovem utilizando esse meio foca mais nos estudos, garante boas notas e assimila os conteúdos através dos jogos digitais.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) prepara o jovem para a realização de uma prova – vestibular – onde vai avaliar a sua interpretação, sua capacidade e contextualização tanto das questões quanto na redação. Para que o estudante realize uma ótima prova, obtenha uma nota positiva e assim adentrar ao sonho de estudar em uma universidade pública, é importante se preparar com antecedência.

Método Classgame

Com a chegada fervorosa da tecnologia no nosso cotidiano, a educação foi ganhando mais destaque, e somando a isso os jogos digitais que antes serviam apenas para lazer e diversão, passaram a ensinar conteúdos didáticos e servirem até para cursinho preparatório do Enem implementarem a tecnologia dos jogos digitais.

É o caso do Conquiste o Futuro, que utiliza o método Classgame para focar na aprovação dos estudantes no Enem. As aulas são no formato de games, onde o aluno aprende o conteúdo de forma fácil, rápida, direta e se diverte ao mesmo tempo. Os jogos digitais vêm com o complemento da educação à distância, o investimento para um cursinho como esse vai muito além do financeiro, e é importante frisar que o aprendizado dos conteúdos proporciona mais assimilação dos conteúdos, ao contrário dos atuais métodos.

O Conquiste o Futuro é o único cursinho preparatório do Brasil que utiliza os jogos digitais, ou seja, o Classgame para garantir mais aprendizado e assimilação dos conteúdos por parte dos estudantes. A plataforma utilizada para transmitir os conteúdos é importada da Finlândia, país referência na educação.

Para Carolyne do Monte, CEO do Conquiste o Futuro, a educação vai muito além de um simples vestibular, e poder ajudar os estudantes nessa fase do Enem, com o método Classgame, é fazer parte de uma revolução na educação.

“A prova do Enem é a base das habilidades básicas que o estudante precisa ter, e assim iniciar a sua carreira acadêmica e profissional. Poder ajudar os estudantes em uma fase tão difícil – como essa do vestibular – oferecendo um método educacional, uma metodologia inovadora, ajudando e auxiliando a diminuir a defasagem escolar e isso para a gente é fazer parte de uma revolução educacional”, disse.

A metodologia educacional oferecida pelo Classgame ajuda o estudante a focar nos estudos, proporciona resultados positivos e diminui, significativamente, a evasão dos estudantes e desistência.

“A metodologia contribui para potencializar a capacidade de interpretação do aluno, que são habilidades importantes para ele iniciar a vida acadêmica e profissional. Além disso, o aluno vai poder estudar dentro do conteúdo, com a metodologia altamente interativa – através de jogos – e isso para a gente (do Conquiste o Futuro) é um orgulho poder estar fazendo parte desta nova página da educação do Brasil e sendo os pioneiros dessa tecnologia.”, Finalizou.

O Brasil é o país que mais consome conteúdo digital, e trazer a tecnologia para ser utilizada na educação, com o uso dos jogos digitais, trará benefícios positivos, o jovem vai querer consumir aquele conteúdo e isso evita que a internet seja apenas um objeto para distração, riscos e problemas de saúde.

Sobre o Dia Mundial da Educação

É comemorado no dia 28 de abril, a data foi instituída por líderes de 164 países –  incluindo o Brasil – e simboliza o compromisso dessas nações para o aumento e desenvolvimento da educação até o ano de 2030.

A data foi instituída em Dakar, no Senegal, durante a realização do Fórum Mundial de Educação.

Sobre o Conquiste o Futuro

É o primeiro Classgame do Brasil com foco na aprovação do ENEM, oferecendo aulas games para o aluno aprender e se divertir. O aluno estuda jogando e, assim, torna o ensino mais dinâmico e interpretativo, um dos pilares que o Conquiste o Futuro traz consigo. O aluno ganha tempo, aprende duas vezes mais rápido e de um jeito bem mais interativo.

Tempo, vantagem, diversão e sucesso: O Conquiste o Futuro oferece ao aluno quatro métodos para garantir o seu aprendizado e sucesso. Usando a gamificação nas aulas, o estudante se torna um personagem e pode vivenciar o universo do conteúdo que está sendo estudado e pode aprender de uma maneira ativa e envolvente.

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Clique aqui e conheça os temas do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2024

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Com o tema “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”, o Prêmio Sebrae de Jornalismo premiará matérias que melhor abordem o assunto, considerando os diversos aspectos relacionados ao universo do empreendedorismo no Brasil, tais como os listados abaixo:

Empreendedorismo: temática que aborda iniciativas de empreendedores e apresenta orientações sobre a abertura de micro e pequenos negócios formais no Brasil, sua manutenção e expansão, bem como sua relevância no contexto econômico e social em que se encontram.

Produtividade e Competitividade: sobre empresas, iniciativas, projetos e prestações de serviços que alavanquem a produtividade e a competitividade entre as micro e pequenas empresas.

Inovação e Startups: aborda práticas de inovação ou propostas que incentivem a inovação entre os pequenos negócios, assim como o desenvolvimento e o fortalecimento do ecossistema de startups.

Inclusão Produtiva e Sustentabilidade: sobre ações, projetos e negócios que incentivam a geração de renda e emprego em comunidades ou entre populações vulneráveis, bem como ações de empresários que fazem a gestão do negócio focada na responsabilidade social, trabalhando aspectos da agenda ESG e da diversidade, transformando realidades locais.

Transformação Digital sobre a digitalização de negócios, transformação na forma de atender às necessidades dos clientes, ações de promoção da transformação digital ou negócios inovadores ancorados nesse tema.

Políticas Públicas e Legislação: aborda ações públicas de todas as esferas de governo e legislações específicas com impacto no universo dos pequenos negócios, a exemplo de possíveis alterações no MEI (Microempreendedor Individual), simplificações tributárias como as advindas de reformas no sistema tributário, entre outras iniciativas.

Estímulo ao consumo nos pequenos negócios– aborda ações de conscientização da importância dos pequenos negócios e estímulo ao consumo, a exemplo do movimento Compre do Pequeno, bem como parcerias e arranjos desenvolvidos por empreendedores para alavancar seus negócios dentro da concepção de valorização dos pequenos.

Acesso a crédito: sobre gestão financeira dos pequenos negócios, dificuldades de acesso a crédito, cenário do crédito no Brasil, importância dos empréstimos para a manutenção das empresas e conteúdos que prestem serviço em relação à tomada de empréstimos no Brasil.

Confira imagem:

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Guarabira e Mamanguape sediam audiências do Orçamento Democrático nesta quinta e sexta-feira

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Redação do Portal da Capital

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, realiza, nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17), as audiências do Orçamento Democrático nas regiões de Guarabira (2ª região) e Mamanguape (14ª), respectivamente. Essas audiências devem reunir a população de 36 municípios que integram as regiões.

A audiência em Guarabira acontece a partir das 19h, no ginásio da Escola Estadual José Soares de Carvalho; e a de Mamanguape, também às 19h, no ginásio da Escola Estadual Senador Rui Carneiro.

A população dessas regiões já pode acessar o site de votação (votacaoode.pb.gov.br) e escolher até três prioridades de investimento para as regiões que representam. A votação também pode ser acessada nos locais das audiências.

Esse será o terceiro bloco de audiências do ODE, realizado pelo Governo, com o objetivo de ouvir a população e eleger prioridades de investimentos para compor as peças orçamentárias do próximo ano.

Cidadania Democrática – O Governo da Paraíba também vai promover nos dias das audiências o Cidadania Democrática, que é a oferta de serviços de várias secretarias, incluindo o Castramóvel, Hemocentro e serviços de saúde.

Os serviços irão funcionar das 9h às 14h, nos mesmos locais das audiências e terão a participação das secretarias da Saúde, Semdh, Detran, Fundac, Cagepa, Procon, Sejel, Seap, Seafds, Sedh (Programa Cidadão), Corpo de Bombeiros, além da Defensoria Pública.

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ALPB aprova projetos em defesa dos direitos da mulher e das pessoas com deficiência

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A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou por unanimidade, na sessão ordinária desta quarta-feira (15). o PL 1.762/2024, de autoria do deputado Sargento Neto, que institui a Semana Estadual de Prevenção e Combate à Surdez, que deve acontecer na primeira quinzena do mês de novembro.

Segundo o deputado, a a Semana Estadual de Prevenção e Combate à Surdez tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento das condições auditivas, além de promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência auditiva.

Sargento Neto acrescenta que para que haja uma melhor inclusão das pessoas com deficiência auditiva é importante que o poder público “promova ações de saúde pública, incentivando a realização de exames auditivos e conscientizando a população sobre a importância da detecção precoce de problemas auditivos”.

A ALPB também aprovou o PL 693/2023, de autoria da deputada Daniele do Vale, que cria o Programa de Incentivo à Economia Solidária voltado para mulheres no Estado da Paraíba. O intuito da matéria é fortalecer o papel da mulher, contribuindo com o desenvolvimento local e a economia solidária. A deputada ressaltou a importância de apresentar políticas públicas que possam colaborar com a inclusão da mulher na geração de emprego e renda, onde a autossustenção e o trabalho estão alicerçados pela solidariedade, afetividade e coletividade.

“Buscamos apresentar uma proposta que contribua com o debate nos diferentes setores de políticas públicas voltadas para as mulheres e sensibilize as demais áreas sociais sobre este tema que não pode continuar sendo colocado em segundo plano”, justificou a deputada Daniele do Vale.

É possível acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões, visitas técnicas, reuniões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.

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