Nos acompanhe

Paraíba

TCE-PB lembra a prefeitos final de prazo sobre Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Publicado

em

Os 223 prefeitos da Paraíba têm até à próxima sexta-feira (14) para responder e cadastrar, na plataforma específica, o questionário, elaborado pelo Governo Federal, dentro da Ação Unificada Nacional, que tem como destinação a garantia de que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE).

O questionário servirá ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, e objetiva verificar o andamento das medidas em implementação, conforme o Decreto 11.556/2023. Busca identificar e mapear eventuais riscos associados à sua execução, iniciativa que conta com a participação dos entes federados e das Cortes de Contas do País.

Na semana passada o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Nominando Diniz, encaminhou ofício circular a todos os prefeitos, oportunidade em que reiterou a importância da ação e pede que os gestores repassem a cada secretário municipal da Educação o questionário atinente à Ação Unificada Nacional. São esforços que também buscam a recomposição das aprendizagens, com foco na totalidade das crianças matriculadas nos 3º, 4º e 5º anos, observa o documento.

O preenchimento desse questionário permitirá que o TCE verifique em que situação se encontra o trabalho de implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, na Paraíba. “faz-se necessário que a secretaria indique um servidor para preencher o cadastro e que será responsável por coletar as respostas e inserir no formulário.”, destaca o texto. O acompanhamento dessas ações está a cargo dos auditores de controle externo Adriana Falcão do Rego e George Lucas Lisboa da Silva, sob coordenação da primeira.

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: cúpula nacional do PL confirma lançamento de candidatura própria em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cúpula nacional do PL decidiu na noite da quarta-feira (24/07) pelo lançamento de candidatura própria em Campina Grande. A decisão foi oficialmente comunicada durante reunião em Brasília com a presença de filiados paraibanos.

Na Capital Federal, estiveram presentes o presidente nacional da legenda, Valdemar da Costa Neto, os deputados Cabo Gilberto Silva (federal), Wallber Virgolino (estadual), o pré-candidato a prefeito Marcelo Queiroga e o pastor Sérgio Queiroz (Novo).

A iniciativa sela a parceria entre o PL e o Novo que, assim como em João Pessoa, também devem seguir juntos no lançamento de uma chapa para prefeito e vice em território campinense com vistas às Eleições 2024.

O PL sempre foi muito pequeno na Paraíba. Nós temos condições de ter um grande partido na Paraíba. Por isso nossa providência em Campina Grande. Não podemos deixar Campina sem candidatos. Temos que ter um representante lá“, frisou Valdemar da Costa Neto.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Federação Brasil da Esperança homologa chapa Luciano e Amanda para prefeito e vice de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) homologou na terça-feira (24/07) a chapa Luciano Cartaxo (PT) e Amanda Rodrigues (PT) para prefeito e vice-prefeita da Capital. Na reunião também foi aprovada a nominata dos pré-candidatos e pré-candidatas ao legislativo municipal.

Estamos muito felizes com o time que montamos em João Pessoa, um time forte, com experiência em gestão e que vai trazer de volta as bandeiras defendidas pelo presidente Lula tanto para o executivo quanto para o legislativo municipal. João Pessoa vai voltar a ter uma administração que cuida da sua gente, que investe em saúde, educação, desenvolvimento, cultura e mobilidade urbana. Vamos para com a estagnação administrativa e retomar o ciclo de trabalho e desenvolvimento na nossa cidade“, destacou Luciano Cartaxo.

Continue Lendo

Paraíba

Olimpíadas: cinco paraibanos são convocados para representar o Brasil em Paris

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba contará com cinco representantes nesta edição dos Jogos Olímpicos 2024 em Paris, que serão abertos nesta sexta-feira (26/07). No atletismo, Jucilene Sales e Andressa Moraes; no Taekwondo, Edival Marques (Netinho); enquanto  no vôlei de praia, George Wanderley; e no voleibol de quadra masculino, Henrique Honorato.

Na história dos Jogos Olímpicos, seis paraibanos ganharam medalhas. Foram eles: Mazinho (futebol), Zé Marco (vôlei de praia) e Hulk (futebol) ganharam a prata nas edições de Seul 1988, Sidnei 2000 e Londres 2012, respectivamente. Já as de ouro foram conquistadas todas no futebol com Douglas Santos, no Rio de Janeiro em 2016; e na de Tóquio 2021,  Matheus Cunha e o goleiro Santos.

Todo o estado estará na torcida para que agora, em Paris, possa aumentar o quantitativo de paraibanos medalhistas em olimpíadas. Lembrando que o atleta George, do vôlei de praia, é um dos contemplados pelo programa Bolsa Esporte, do Governo do Estado“, disse Lindolfo Pires, secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Continue Lendo