Nos acompanhe

Paraíba

Escola Superior da Defensoria Pública oferece curso sobre Tribunal do Júri em agosto

Publicado

em

A Escola Superior da Defensoria Pública da Paraíba (ESDPPB) realiza nos dias 1º, 7, 8, 15, 22 e 29 de agosto o curso “Desvendando os Segredos do Júri: da Instrução ao plenário”. A formação acontecerá de forma remota, das 13h30 às 17h, e contará com especialistas da área. As inscrições são limitadas e estão abertas a partir desta quarta-feira (10), por meio do formulário: https://bit.ly/3xRZIFs.

A capacitação faz parte do Curso de Iniciação à Carreira da DPE-PB, que prevê módulos de formação continuada, mas também é aberta a membros, assessores e estagiários da DPE-PB e das demais Defensorias Públicas estaduais. O acesso à sala virtual se dará através de link enviado aos inscritos.

Para compor o corpo técnico, a Escola Superior convidou defensores públicos de seis estados brasileiros (Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rondônia) com atuação no Tribunal do Júri, além de uma perita criminal do estado da Paraíba.

A diretora de Ensino da Escola Superior, Mariane Fontenelle, ressaltou a qualidade do time de palestrantes reunidos para o curso ofertado pelo órgão. “Estamos honrados em oferecer um curso de capacitação conduzido por um quadro de professores excepcional, composto por defensores públicos de diversos estados brasileiros, especialistas na área, e uma renomada perita criminal do estado da Paraíba. A expertise e a diversidade de experiências desses profissionais proporcionarão uma formação rica e aprofundada, essencial para a excelência de nossa atuação na defesa pública.”

PROGRAMAÇÃO – A abertura do curso acontece no próximo dia 1º, com o defensor Dayan Saraiva (RO) e o tema “Perícia de local de crime no Tribunal do Júri – aspectos práticos”. Na quarta, dia 7, serão abordados os temas “Estratégia na escolha dos jurados” e “A Defesa no Plenário do Júri”, pelos defensores Matheus Machado (CE) e Denis Sampaio (RJ), respectivamente.

No dia 8, o defensor público da Paraíba, Philippe Figueiredo, abordará o tema “Júri: Principais Nulidades – da Instrução ao Plenário”, e a perita criminal do Estado da Paraíba, Gabriella Nóbrega, complementa com o tema “Prova Material no Tribunal do Júri”. Na quinta seguinte (15), a defensora Aline Sales (PB) fala sobre “Defesa de Pessoas em Sofrimento Mental no Tribunal do Júri” e a defensora de Pernambuco, Alice Santos, aborda “A Defesa nos Casos de Feminicídio”.

“Atuação com perspectiva de gênero: a tese do esgotamento da mulher no Tribunal do Júri” é o tema da primeira palestra do dia 22, com a defensora pública Michele Camelo (CE), seguida por “Clemência no Tribunal do Júri”, com a defensora Mirella Wanderley (PE).

O encerramento acontece no dia 29, com três aulas: “Defesa Criminal no Tribunal do Júri – Cross Examination”, com a defensora Renata Tavares (RJ); “Experiência como tribuno e relatos de casos desafiadores”, com os experientes defensores paraibanos Argemiro de Figueiredo (aposentado) e Celestino Tavares; e “De jurada a jurista”, com a defensora do Pará, Graziela Caponi.

Continue Lendo

Paraíba

Federação Brasil da Esperança homologa chapa Luciano e Amanda para prefeito e vice de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) homologou na terça-feira (24/07) a chapa Luciano Cartaxo (PT) e Amanda Rodrigues (PT) para prefeito e vice-prefeita da Capital. Na reunião também foi aprovada a nominata dos pré-candidatos e pré-candidatas ao legislativo municipal.

Estamos muito felizes com o time que montamos em João Pessoa, um time forte, com experiência em gestão e que vai trazer de volta as bandeiras defendidas pelo presidente Lula tanto para o executivo quanto para o legislativo municipal. João Pessoa vai voltar a ter uma administração que cuida da sua gente, que investe em saúde, educação, desenvolvimento, cultura e mobilidade urbana. Vamos para com a estagnação administrativa e retomar o ciclo de trabalho e desenvolvimento na nossa cidade“, destacou Luciano Cartaxo.

Continue Lendo

Paraíba

Olimpíadas: cinco paraibanos são convocados para representar o Brasil em Paris

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba contará com cinco representantes nesta edição dos Jogos Olímpicos 2024 em Paris, que serão abertos nesta sexta-feira (26/07). No atletismo, Jucilene Sales e Andressa Moraes; no Taekwondo, Edival Marques (Netinho); enquanto  no vôlei de praia, George Wanderley; e no voleibol de quadra masculino, Henrique Honorato.

Na história dos Jogos Olímpicos, seis paraibanos ganharam medalhas. Foram eles: Mazinho (futebol), Zé Marco (vôlei de praia) e Hulk (futebol) ganharam a prata nas edições de Seul 1988, Sidnei 2000 e Londres 2012, respectivamente. Já as de ouro foram conquistadas todas no futebol com Douglas Santos, no Rio de Janeiro em 2016; e na de Tóquio 2021,  Matheus Cunha e o goleiro Santos.

Todo o estado estará na torcida para que agora, em Paris, possa aumentar o quantitativo de paraibanos medalhistas em olimpíadas. Lembrando que o atleta George, do vôlei de praia, é um dos contemplados pelo programa Bolsa Esporte, do Governo do Estado“, disse Lindolfo Pires, secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Continue Lendo

Paraíba

PP divulga data da convenção que confirmará Cícero e Leo na corrida para reeleição em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Partido Progressistas (PP) confirmou a data da realização da convenção para lançamento oficial da campanha para a reeleição do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) em parceria com o vice Leo Bezerra (PSB).

A data escolhida foi 05 de agosto, data em que também comemora o próprio aniversário e os 439 anos da cidade de João Pessoa.

O evento acontecerá às 16h, nas dependências da Domus Hall.

A gente tem muito motivo pra comemorar no dia 05 de agosto! Meu aniversário, aniversário de João Pessoa e todo o avanço da nossa cidade nos últimos anos. Essa festa será ainda maior com você!”, garantiu Cícero Lucena.

Confira a imagem:

Continue Lendo