Nos acompanhe

Paraíba

UFPB suspende calendários acadêmicos do período letivo de 2020.1

Publicado

em

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) decidiu suspender os calendários acadêmicos do período letivo de 2020.1, para cursos presenciais de graduação dos quatro campi da instituição, em reunião extraordinária na manhã desta segunda-feira (20).

De acordo com os calendários cancelados, as atividades presenciais teriam início nesta quinta-feira (23), para os campi I (João Pessoa) e IV (Rio Tinto e Mamanguape), e em 14 de maio, para os campi II (Areia) e III (Bananeiras).

A suspensão das atividades presenciais também valem para os cursos de pós-graduação. As pesquisas e  orientações continuam sendo desenvolvidas remotamente. A situação dos cursos do Ensino a Distância (EAD) será discutida no próximo mês. A UFPB tem 36.792 estudantes em todos os níveis de ensino.

Essas medidas valem por tempo indeterminado e enquanto perdurar, na Paraíba, a situação de emergência em saúde pública decorrente da epidemia de Covid-19. De acordo com a reitora Margareth Diniz, nova reunião ocorrerá em 5 de maio, quando serão apresentadas e discutidas propostas de funcionamento do período letivo de 2020.1 por meio de atividades não presenciais. Se aprovadas, as atividades remotas começarão em 11 de maio.

“Os calendários precisavam ser suspensos porque estavam vigentes. No próximo dia 5 de maio, vai acontecer outra reunião extraordinária para decidir o funcionando da graduação na UFPB, no modelo não presencial. Serão propostas, discutidas e deliberadas várias ações para docentes e estudantes até quando houver um momento seguro para retorno presencial. Vai dar certo”, tranquiliza a gestora.

A reunião do Consepe foi realizada através de videoconferência. Até o próximo encontro, as pró-reitorias de graduação, pós-graduação, de pesquisa e de extensão deverão acolher sugestões da comunidade universitária para as atividades acadêmicas não presenciais no período letivo de 2020.1, durante o isolamento social. Novos calendários serão elaborados pelo Consepe, assim que for considerado seguro o retorno do funcionamento presencial.

Continue Lendo

Paraíba

Leonardo Gadelha levará regulamentação de novas tecnologias à Câmara após tomar posse nesta terça

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com a licença do deputado federal, Ruy Carneiro (PSC/Podemos), o suplente Leonardo Gadelha tomará posse nesta terça-feira (17/06) na Câmara dos Deputados e já revelou quais serão os temas foco do seu mandato.

Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98FM, Gadelha revelou que levará ao Congresso o debate e a regulamentação de novas tecnologias, além de traçar esforços à melhoria da formação técnica em todo o país.

“A expectativa é muito positiva no sentido de apresentar algumas pautas que eu acho que são importantes para a Paraíba e o Brasil nesse instante. Eu destaco a regulamentação de novas tecnologias, porque eu sei que isso é um assunto que ainda não está no radar da maior parte da opinião pública brasileira, mas que vai nortear nossa vida ao longo dos próximos meses. Eu tenho estudado sobre esse tema e quero me dedicar muito a ele. Quero falar um pouco de formação profissional, acho que a gente tem que aumentar um pouco a produtividade brasileira e isso passa por uma formação técnica de mais qualidade, tanto no ponto de vista qualitativo como também num ponto de vista quantitativo”, detalhou.

Ouça:

 

Gadelha tem 41 anos, é pós-graduado em administração de empresas pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, e em gestão financeira pela Fundação Getúlio Vargas. Ele é também mestre em gestão pela Universidade de Brasília (UnB). Ele também foi presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante o governo do presidente Michel Temer, deputado federal pela Paraíba, deputado estadual da Paraíba e vice-prefeito de Sousa

Continue Lendo

Paraíba

Campina Grande: Executiva Nacional do PT homologa apoio à pré-candidatura de Jhony Bezerra

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após análises feitas pela Federação Brasil da Esperança – que conta com os partidos PT, PV e PCdoB – a respeito de homologação de candidaturas e formação de apoios em cidades com mais de cem mil habitantes, a Executiva Nacional do PT formalizou, nesta segunda-feira (17/06), o apoio à pré-candidatura de Jhony Bezerra (PSB) nas eleições deste ano em Campina Grande.

Ex-secretário de Saúde do Estado, Jhony renunciou do cargo para entrar na disputa da Rainha da Borborema após receber o aval do principal articulador político da oposição na cidade, o governador João Azevêdo (PSB).

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo antecipa pagamento de salário de junho de todos os servidores estaduais para a próxima sexta-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (17), no programa semanal Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, a antecipação do pagamento referente ao mês de junho, que será efetuado na próxima sexta-feira (21).

No mesmo dia receberão aposentados, pensionistas, reformados e todos os servidores da ativa das administrações direta e indireta. A medida tem o objetivo de impulsionar a economia do estado durante os festejos juninos.

Além da antecipação do pagamento de junho, o Governo do Estado já pagou a primeira parcela do décimo terceiro salário no último dia 10. Somando com a folha de maio, são mais de R$ 1,8 bilhão injetados na economia da Paraíba em 25 dias.

“Nós vamos ter um São João com o pagamento do mês de junho feito para todos os servidores. Essa é uma forma de fazer circular recursos na economia do estado, resultado de uma gestão fiscal eficiente, que tem a capacidade de honrar seus compromissos, sempre pagando o salário dos servidores dentro do mês trabalhado”, frisou o chefe do Executivo estadual.

Calendário de pagamento:
21/06 (sexta-feira): aposentados, pensionistas, reformados e servidores da ativa (administrações direta e indireta).

Continue Lendo