Nos acompanhe

Paraíba

Estudo da UFPB confirma que pandemia aumenta taxa de desemprego na Paraíba e no Brasil

Publicado

em

Uma pesquisa do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) revela os impactos da pandemia da covid-19 para o emprego no Brasil. Os resultados do terceiro trimestre deste ano apontam para o crescimento do desemprego, principalmente nos estados da região Nordeste.

A taxa de desemprego no terceiro trimestre foi de 16,8% na Paraíba, contra 13,8% no primeiro trimestre e 12% no final de 2019, sendo mais alta que no Brasil (14,6%) e próxima à da região Nordeste (17,9%). Segundo o coordenador do Labimec, Cássio Besarria, esses trabalhadores sem emprego são provenientes principalmente do setor informal.

No entanto, um número cada vez menor de pessoas está buscando o seguro-desemprego, o que pode ser um indicador de retomada da economia, de acordo com Besarria. Na série história da pandemia, o mês de maio foi o de maior quantidade de requerimentos desse seguro na Paraíba, com 10.515 pedidos.

O pagamento do auxílio-emergencial pelo governo brasileiro, com um impacto positivo na renda média das famílias paraibanas, é uma possível justificativa para outro ponto do estudo da equipe de pesquisadores da UFPB, que também identificou um aumento no rendimento médio real no Brasil e no Nordeste.

Na Paraíba, no mês de setembro, 56,7% dos domicílios receberam o auxílio, com um valor médio de R$ 927, acima da estatística nacional, em que 43,6% dos domicílios brasileiros foram contemplados com o auxílio, com valor médio de R$ 894.

Já a análise relativa à participação no mercado de trabalho indica que, no segundo trimestre de 2020, o trabalho informal diminuiu de 65,5% para 60,4%, comparado ao mesmo período de 2019.

De acordo com o pesquisador, esta diminuição ocorreu, possivelmente, porque esse trabalhadores informais tiveram que interromper suas atividades em virtude do distanciamento social.

“É muito possível que a taxa de informalidade não tenha crescido tanto porque as pessoas deixaram de estar nas ruas e passaram a receber o auxílio-emergencial. Isso não quer dizer que o número de empregos esteja crescendo”, alerta. Mais informações sobre a pesquisa estão disponíveis no perfil do laboratório da UFPB no Instagram.

Continue Lendo

Paraíba

Com participação de Gervásio, PSB e PT pautam eleições e estratégias ao desenvolvimento do país

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, convocou para reunião nesta terça-feira (07/05) o líder da bancada do PT, deputado federal Odair Cunha, e o líder do PSB na Câmara, paraibano Gervásio Maia.

O encontro teve diversas pautas, entre elas a conjuntura política atual nas eleições municipais deste ano e a colaboração entre os partidos para lançar ações essenciais ao desenvolvimento econômico e social do país.

Além disso, os parlamentares debateram a importância de formar alianças e traçar estratégias que promovam reformas significativas em áreas como educação, saúde e infraestrutura.

Veja mais:

Continue Lendo

Paraíba

Tangente: ALPB aprova requerimento e desobriga participação de secretários de Educação em sabatina

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou nesta quarta-feira (08/05) um requerimento que desobriga participação de secretários de Educação em sabatina.

O presidente da Casa Legislativa, deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) ao comentar sobre o assunto confirmou que um requerimento nesse sentido apresentado na terça-feira (07/05) pelos deputados Tanilson e Chico Mendes, ambos do PSB, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

Ainda segundo o deputado, a convocação desce para o nível de “convite“.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

Ações asseguram melhorias ao abastecimento de água na cidade de Mamanguape

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Brito (Solidariedade), participou de reunião nesta terça-feira (07/05) com o vice-governador do Estado, Lucas Ribeiro (PP) e o presidente da Cagepa, Marcus Vinicius, em busca de solucionar os problemas de abastecimento de água na cidade de Mamanguape.

Durante o encontro, foi assegurado pelo órgão responsável que a construção da adutora e a estação de tratamento elevatório já estão totalmente concluídas, faltando apenas a finalização da licitação de alguns equipamentos essenciais para levar a água ao abastecimento.

“Seguirei acompanhando de perto todo esse processo em busca de uma solução para a produção de água, para que nosso povo tenha a qualidade de vida que merece. Mamanguape em breve terá esse problema resolvido, se Deus quiser! Contem com meu compromisso e esforços incansáveis para alcançar essa solução”, celebrou Eduardo em vídeo publicado nas redes sociais.

Confira: 

Continue Lendo