Nos acompanhe

Paraíba

Profissionais e estudantes da área de saúde mental discutem o suicídio

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação Estadual de Saúde Mental, em apoio à Campanha do Setembro Amarelo 2017, promove, nesta sexta-feira (29), um cine debate com os trabalhadores e estudantes da área de saúde mental de todo estado, com o objetivo de discutir as políticas públicas voltadas para a questão do suicídio. Às 9h, no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), na capital, será exibido o filme francês “A Pequena Loja de Suicídios” e, logo após, ocorrerá um debate com o psicólogo paraibano Alisson de Meneses Pontes. Não há necessidade de inscrição prévia.

 

Segundo a técnica da Coordenação de Saúde Mental da SES, Cristina Pereira, falar de suicídio ou de qualquer outro sofrimento psíquico ainda é muito tabu na sociedade. “Como se fala pouco no assunto, também é desconhecido o fato de que há formas de prevenção do suicídio que é uma questão de saúde pública em que estão envolvidos todos os atores (família, amigos, órgãos públicos e toda a sociedade civil)”, falou.

 

O filme “A Pequena Loja de Suicídios” (Le Magasin des Suicides) foi lançado em 2012, na Bélgica. É uma animação francesa, não indicada para crianças, do diretor Patrice Leconte, e se passa numa época sombria da França, onde há um certo tipo de epidemia entre a população: todos extremamente depressivos e acabando com suas vidas o tempo todo. Pensando nisso, um casal decide abrir uma loja com “artigos suicidas” e ainda oferecem “consultoria” sobre o melhor jeito de morrer, dependendo do gosto do cliente. Tudo ia bem (mal) até que a família ganha um novo membro: um garotinho nasce sorridente e brincalhão e começam os questionamentos: “Como é possível uma coisa dessas?”; “Talvez melhore quando crescer”. Acontece que o menino cresceu e não “melhorou”, continuou sendo “o problema” da família, sempre muito cheio de vida.

 

Logo após a exibição, será feito um debate com o psicólogo paraibano Alisson de Meneses Pontes. “Debater é uma das melhores maneiras de se prevenir o suicídio, pois é dessa forma que se passa a compreender melhor este fenômeno, em toda a sua dimensão”, disse.

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo