Nos acompanhe

Negócios

Empregadores brasileiros reportam as melhores expectativas de emprego em três anos

Publicado

em

O ManpowerGroup, líder mundial em soluções inovadoras para contratação e gestão de pessoas, anuncia os resultados de seu levantamento trimestral a Pesquisa de Expectativa de Emprego para o 1º trimestre de 2018. O estudo entrevistou 850 empregadores no Brasil e 58.712 empregadores em 43 países e territórios. Todos os participantes responderam a seguinte pergunta “Como você antecipa a empregabilidade em sua região nos próximos três meses em comparação com o trimestre atual?”.

A pesquisa mostra que as intenções de contratação entre janeiro a março 2018, atingiram + 6% no Brasil. Os planos de contratação melhoraram 4 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior e 13 pontos percentuais comparado com o mesmo período do ano passado. A pesquisa revela que 13% dos empregadores brasileiros esperam aumentar os níveis de contratação nos próximos três meses, 8% antecipam uma redução nas contratações e 72% não prevêem mudanças.

“Esta é uma boa notícia. Com sinais de recuperação econômica após três anos de recessão, as empresas estão aumentando timidamente as contratações, o que já está refletindo na melhoria da taxa de desemprego. Além desta recuperação, os indicadores macroeconômicos são favoráveis, com uma queda drástica da inflação e das taxas de juros criando um cenário favorável para a retomada do investimento e da criação de empregos”, diz Nilson Pereira, CEO do ManpowerGroup Brasil.

“Esta retomada baseia-se principalmente no cenário econômico global com maior estabilidade e aumento no preço das commodities que impulsionam 
setores relacionados ao agronegócio e às exportações. Em nossa pesquisa, os empregadores do setor industrial informam a previsão mais otimista com 13%, 
enquanto o setor de construção é o pior com -1%", segundo Pereira. "Apesar da decepcionante previsão do setor de construção no primeiro trimestre, 
notamos que a perspectiva melhorou nos últimos levantamentos. Portanto, é possível que essa tendência continue e que possamos ter uma melhor notícia 
para os candidatos a emprego no próximo ano".

O Brasil é 28º país com melhor intenção de contratação para o próximo trimestre, subindo 12 posições deste o último levantamento realizado pelo ManpowerGroup. As melhores perspectivas do ranking são reportadas pelos empregadores de Taiwan, Japão, Índia, Estados Unidos e Costa Rica. Enquanto isso, os empregadores relatam as perspectivas de contratação mais fracas na Áustria, Itália, Bélgica e França. Pelo segundo trimestre consecutivo, desde a recessão global em 2009, não há perspectivas negativas divulgadas nos 43 países e territórios pesquisados.

Veja a evolução dos indicadores de contratação do Brasil nos últimos três anos:

 

Expectativa de Emprego no Brasil

Comparativo por setor

A expectativa é que as contratações aumentem em sete dos oito setores. Em comparação com o trimestre anterior, os planos de contratação se fortalecem em três setores. Quando comparado com o mesmo período do ano passado, as perspectivas melhoram em todos os oito setores.

Os empregadores do setor Industrial relatam a previsão mais otimista com 13%, o que representa uma melhora em 9 e 17 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior e ao ano passado, respectivamente – o melhor dos últimos quatro anos.

O setor de construção relata a expectativa de emprego de -1%, a mais fraca comparando com os demais setores. No entanto, a expectativa melhora em 4 e 25 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior e ao mesmo período do ano passado, respectivamente.

Comparativo por Região

Espera-se que os níveis de contratação aumentem em quatro das cinco regiões durante o 1º trimestre de 2018. As expectativas se fortalecem em quatro regiões em relação ao trimestre anterior, enquanto os empregadores relatam melhores expectativas em todas as cinco regiões em relação ao mesmo período do ano passado.

As intenções de contratação mais fortes são reportadas no estado de Minas Gerais, onde a perspectiva de + 10%, melhora de 6 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior e de 18 pontos percentuais quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

O mercado de trabalho regional mais fraco é esperado no estado do Rio de Janeiro, onde a perspectiva é de -2%. Os planos de contratação permanecem relativamente estáveis ​​em relação ao trimestre anterior e são 15 pontos percentuais mais fortes quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

Comparativo por porte das empresas

Os empregadores participantes são classificados em quatro categorias, conforme o porte da empresa: microempresas têm menos de 10 funcionários; pequenas empresas têm 10 e 49 funcionários; empresas médias têm entre 50 e 249 funcionários; e grandes empresas têm mais de 250 funcionários.

 

É previsto um aumento no nível de contratações dos empregadores de grandes e médias empresas para o próximo trimestre, com os planos de contratação mais fortes relatados pelos empregadores de grandes empresas (16%). No entando, os empregadores de pequeno e grande porte esperam que as intenções de contratação diminuam, principalmente com uma expectativa de emprego de -3%, relatada peloas microempresas.

Comparações internacionais

De acordo com a pesquisa, os empregadores esperam aumento de mão-de-obra em diferentes níveis em 41 dos 43 países e territórios durante o período de janeiro a março. Além disso, os empregadores da Austrália, Japão, Noruega, Polônia, Romênia e Estados Unidos, relatam os melhores planos de contratação em cinco anos ou mais. Existem também sinais de que a volatilidade observada recentemente em alguns países - principalmente no Brasil, na China e na Índia - está em declínio.

No geral, as previsões melhoram ou permanecem estáveis ​​na maioria dos países e territórios. Quando comparado com o trimestre anterior, as perspectivas de contratação melhoram em 20 dos 43 países e territórios, permanecem inalteradas em oito e diminuem em 15. Em comparação com o mesmo período do ano passado, as intenções de contratação melhoram em 26 dos 43 países e territórios, ficam nalteradas em seis e se enfraquecem em apenas 11.

Comparado com o mesmo período do ano passado, as perspectivas melhoram em 14 países, diminuem em oito e permanecem inalteradas em três. Os candidatos a emprego na Romênia e na Eslovênia podem se beneficiar dos planos de contratação mais fortes da região EMEA no primeiro trimestre, enquanto as previsões mais fracas são reportadas na Áustria e na Itália, com os empregadores de ambos os países prevendo um ritmo de contratação fixo nos primeiros três meses do ano.

EMEA (Europa, Oriente Médio e África): O aumento da força de trabalho é previsto em 23 dos 25 países da região Europa, Oriente Médio e África (EMEA) nos três primeiros meses de 2018. Os planos de contratação melhoram em 10 países em relação ao anterior, se enfraquecem em 10, e são inalterados em cinco. Em uma comparação com o mesmo período do ano passado, as perspectivas melhoram em 14 países, diminuem em oito e permanecem inalteradas em três. Os candidatos a emprego na Romênia e na Eslovênia podem se beneficiar dos planos de contratação mais fortes da região EMEA, enquanto as previsões mais fracas são reportadas na Áustria e na Itália, com os empregadores em ambos os países prevendo um ritmo de contratação fixo nos primeiros três meses do ano.

ÁSIA PACÍFICO: As folhas de pagamento deverão aumentar em todos os oito países e territórios da Ásia-Pacífico. A previsão melhora variando as margens em cinco países e territórios em comparação com os resultados do quarto trimestre, enfraquece em apenas dois e permanece inalterada em um. Em comparação com o ano anterior, as  contratações se fortalecem em seis e permanecem inalterados nos restantes dois. Os empregadores de Taiwan informam a previsão mais otimista da região, bem como em todo o mundo. As previsões mais fracas da região são relatadas pelos empregadores na China e em Cingapura.

AMERICAS: Expectativas positivas são relatadas em todos os 10 países pesquisados ​​nas Américas. A expectativa de emprego se fortalece em cinco países, cai em três e é inalterada em dois quando comparada aos últimos três meses de 2017. Na comparação ano-a-ano, a atividade de contratação deverá crescer em seis países, diminuir em três e permanece inalterado em um. Os empregadores nos Estados Unidos e Costa Rica relatam os planos de contratação mais fortes do primeiro trimestre, enquanto os brasileiros e panamenhos relatam o mais fraco.

Sobre a Pesquisa

A pesquisa de Expectaiva de Emprego do ManpowerGroup é realizada trimestralmente para quantificar a intenção dos empregadores de aumentar ou diminuir o ritmo de contratação de colaboradores nas suas forças de trabalho no próximo trimestre. A previsão completa das intenções de contratação dos empregadores realizada pelo

ManpowerGroup tem sido feita ao longo de mais de meio século, sendo uma das pesquisas mais confiáveis sobre a atividade da área no mundo todo. Diversos fatores sustentam o sucesso da Pesquisa de Expectativas de Emprego do ManpowerGroup:

Únicidade: Esta pesquisa não tem comparação no que se refere ao tamanho, escopo, duração e área de enfoque.

Projetividade: A Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManopowerGroup é a pesquisa de emprego mais abrangente e prospectiva do mundo, solicitando que os empregadores façam uma previsão sobre emprego no próximo trimestre. Em contraste, outras pesquisas e estudos da área focam em dados retrospectivos para relatar o que ocorreu no passado.

Independente: A pesquisa é conduzida com uma amostra representativa de empregadores de todos os países e territórios onde é realizada. Os participantes da pesquisa não são obtidos da base de clientes do ManpowerGroup.

Robustez: A pesquisa se baseia em entrevistas com quase 59 mil empregadores públicos e privados em 43 países e territórios, para medir tendências previstas de emprego a cada trimestre. Essa amostra permite que a análise seja executada em setores e regiões específicos para fornecer informações mais detalhadas.

Enfoque: Há mais de 55 anos, a pesquisa obteve todas as suas informações a partir de uma única pergunta:

Metodologia

A Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup é realizada por meio de

uma metodologia validada, seguindo os padrões mais altos da área de pesquisa de mercado. A pesquisa foi estruturada de forma a representar cada economia nacional. A margem de erro para todos os dados nacionais, regionais e globais não é superior a +/- 3,9%.

Expectativa líquida de Emprego

Ao longo deste relatório, usamos o termo “Expectativa Líquida de Emprego”. Essa estimativa representa o valor resultante da diferença entre a porcentagem de empregadores que prevê aumento e a porcentagem de empregdaores que espera uma diminuição na contratação de colaboradores em seu local de trabalho para o próximo trimestre. O resultado desse cálculo é o Expectativa Líquida de Emprego. As Expectativas Líquidas de Emprego para países e territórios que têm pelo menos 17 trimestres de dados acumulados são aqui relatadas de uma forma ajustada sazonalmente, salvo indicação contrária.

Foram aplicados ajustes sazonais aos dados de todos os países participantes, com exceção de Portugal. O ManpowerGroup pretende adicionar os ajustes sazonais aos dados para outros países no futuro, com a compilação de mais dados históricos. Observe que, no segundo trimestre de 2008, o ManpowerGroup adotou o método TRAMO-SEATS para fazer os ajustes sazonais aos dados.

Sobre o ManpowerGroup

ManpowerGroup® (NYSE: MAN), a principal empresa global de soluções de força de trabalho, ajuda as organizações a se transformarem em um mundo de trabalho que muda rapidamente, buscando, avaliando, desenvolvendo e gerenciando o talento que lhes permite vencer. Desenvolvemos soluções inovadoras para mais de 400 mil clientes e conectamos 3 milhões de pessoas a um trabalho significativo e sustentável em uma ampla gama de indústrias e habilidades. Nossa família especializada de marcas – Manpower®, Experis®, Right Management® e ManpowerGroup® Solutions – cria substancialmente mais valor para candidatos e clientes em 80 países e territórios e o fez por quase 70 anos. Em 2017, o ManpowerGroup foi nomeada uma das Empresas mais Éticas do Mundo pelo sétimo ano consecutivo e uma das Empresas mais Admiradas da Fortune, confirmando nossa posição como a marca mais confiável e admirada da indústria. Veja como o ManpowerGroup está alimentando o futuro do trabalho: www.manpowergroup.com

Continue Lendo

Negócios

Sine oferece mais de 480 vagas de emprego para toda Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir desta segunda-feira (29/04), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará 481 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos. João Pessoa é o município com o maior número de oportunidades, totalizando 188 vagas, sendo 40 para a função de auxiliar de linha de produção; 32 para pedreiro, 12 de vendedor pracista e outras de costureira em geral e servente de pedreiro, sendo dez vagas cada, entre outras funções.

Confira

Também serão disponibilizadas vagas nos municípios de Bayeux, Campina Grande, Cabedelo, Conde, Guarabira, Mamanguape, Patos, Pombal, Sapé, São Bento, Santa Rita.

Em Campina Grande, serão ofertadas 106 vagas, entre as quais 15 de carpinteiro e 13 de chapeiro. Em Santa Rita, serão oferecidas 48 vagas de emprego, das quais 20 para a função de auxiliar de linha de produção e 12 para auxiliar de logística. Já em Bayeux serão 41 vagas, com destaque para a função de auxiliar de linha de produção, com 40 vagas.

Há ofertas de emprego nas cidades Pombal, com 19 vagas para diversos cargos; em Patos, com 18 vagas, com destaque para a função de auxiliar de carga e descarga (12 postos); em Mamanguape, com 13 vagas, sendo sete para o cargo de vendedor de consórcio; em Conde, com 11 ofertas de emprego; em Guarabira, dez vagas de emprego; em Sapé, oito vagas; em São Bento, sete vagas; e em Cabedelo, onde o posto do Sine disponibilizará duas vagas.

 

Continue Lendo

Negócios

Acompanhantes ganham massagem durante permanência em hospital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Estar em um ambiente hospitalar pode trazer tensão e mexer com as emoções, tanto para o paciente quanto para quem está ao lado dele. Para promover bem-estar e o acolhimento ao público, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley (HAUW), unidade própria da Unimed João Pessoa, está oferecendo, ao longo deste mês, atendimento de massoterapia para os acompanhantes.

A prática traz benefícios para o corpo e a mente, diminuindo as tensões, promovendo relaxamento físico e mental. Valéria Henrique está acompanhando um familiar no Hospital Alberto Urquiza há alguns dias. Ela foi uma das beneficiadas com a sessão de massoterapia disponibilizada aos acompanhantes. “Fiquei muito satisfeita com essa ação. É importante para nós que ficamos muito tempo no hospital. Participar desse momento nos deixa um pouco mais leves, nessa situação de estar acompanhando um ente querido”, disse.

A ação integra as atividades da Semana de Experiência do Paciente e está sendo realizada pelo Núcleo de Relacionamento e Experiência do Cliente (Nurex). Para finalizar as atividades, na segunda-feira (29), será realizada uma apresentação especial com as crianças e adolescentes do Coral Jovem Instituto Unimed João Pessoa, no hall de entrada do Hospital Alberto Urquiza, às 17h.

ATENÇÃO NO CUIDADO

Para melhorar o relacionamento entre os pacientes e seus familiares com a equipe de saúde do Hospital Alberto Urquiza, e oferecer a melhor assistência, o Nurex realiza algumas ações principais.

Entre as iniciativas está a atencipação de conflitos, onde a equipe alinha com o paciente e seus familiares as expectativas e necessidades ainda nas primeiras 24 horas de admissão do paciente na unidade. Outra ação importante é acolher o paciente que queira registrar qualquer manifestação relacionada ao atendimento recebido.

Outra iniciativa de humanização e cuidado centrado no paciente é a atuação do Serviço Social, que oferece suporte emocional e prático aos pacientes e seus familiares. A equipe atua ainda na desospitalização segura, facilitando a transição do paciente para a alta hospitalar. Além disso, há ainda as orientações e acolhimento dos familiares no caso dos pacientes em cuidados paliativos, abraçando a complexidade física, emocional e espiritual.

Continue Lendo

Negócios

Conexões Reais: Nathalia Arcuri, do Me Poupe, profere palestra neste sábado em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Associação de Mulheres Empreendedoras da Paraíba (AME-PB) realiza, neste sábado (27/04), a partir das 9h, no Teatro do Sesc Centro, em João Pessoa, o evento “Conexões Reais”, iniciativa que promoverá networking, debates e palestras para empresários e empreendedores focando na importância das relações interpessoais diante de um mundo, cada vez mais, virtual. Entre os palestrantes, está a empresária e influenciadora de educação financeira, Nathalia Arcuri.

O evento contará com uma área gourmet, com produtos e comidas feitas pelas integrantes da AME-PB”; apresentações culturais; além de debates com temas diversificados, pela manhã e à tarde: “Mulheres Empreendedoras: Mesa Redonda sobre Saúde Integral e Empoderamento”; “Empreender nas Cidades”; “Empreendedorismo em todas as Idades”; e “Inovação Sustentável”.

Já as palestras serão realizadas à tarde, a partir das 15h. A primeira será a da empresária Roberta Penteado, que é consultora de diversidade e inclusão, mentora de carreiras em inteligência emocional e liderança, além de ser sócia da Lanchonete Temática Mundo Animal, em João Pessoa. Com formação em Relações Internacionais, complementada por uma pós-graduação em Inovação, e mais de duas décadas de experiência como Superintendente da Caixa Econômica Federal em São Paulo, é reconhecida com o Prêmio Excelência Mulher 2016.

Às 16h, será a palestra de Nathalia Arcuri, que falará sobre como “Prosperar com Sabedoria”. Nathalia é a fundadora da Me Poupe!, empresa de impacto social de alcance massivo cujo objetivo é colocar o poder do dinheiro nas mãos de todas as pessoas. Atual celebridade mais influente do Brasil (IPSOS 2023 celebrities report), a empresária é formada em jornalismo e especializada em planejamento financeiro e economia comportamental. Ela ainda lidera o maior canal de finanças pessoais do mundo no YouTube, o Me Poupe!.

O “Conexões Reais” também tem um caráter social. Os organizadores estão recebendo doações de alimentos e de absorventes íntimos que serão entregues ao projeto ‘Jampa Invisível’, destinado a auxiliar pessoas em situação de rua, na capital paraibana. Os ingressos do “Conexões Reais” estão sendo vendidos pelo Sympla (https://bit.ly/3PU0aZp).

Continue Lendo