Nos acompanhe

Notícias

Câmara de João Pessoa poderá admitir o trâmite simultâneo de várias CPI’s

Publicado

em

Eduardo Carneiro (PRTB) vai apresentar projeto que viabilizará a instalação e coexistência de processos fiscalizadores no Legislativo
“Se houver dez Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI’s), que todas tramitem na Câmara”, defendeu o vereador Eduardo Carneiro (PRTB), abrindo os discursos em tribuna, na sessão ordinária desta quinta-feira (21), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O parlamentar anunciou que apresentará um projeto solicitando que o Regimento Interno (RI) da Casa seja modificado, admitindo a abertura e trâmite simultâneo de quantas CPI’s forem necessárias, e não apenas no máximo três, como prega o RI atual.
“Precisamos implementar a CPI da Lagoa, pois ela não é charme de nós vereadores. A população nos cobra. Quem nos elegeu está pedindo para que averiguemos uma questão relativa ao uso do dinheiro público. R$ 6 milhões na Saúde ou empregados nas escolas ajudaria muito”, sugeriu Eduardo Carneiro.
O vereador citou que, independentemente de a Polícia Federal (PF), Ministério Público da Paraíba (MPPB), Controladoria-Geral da União (CGU) e outras entidades fiscalizadoras investigarem a possibilidade de desvio de dinheiro público nas obras de revitalização da Lagoa, é papel da CMJP apurar detalhes inerentes a intervenções urbanas em João Pessoa.
“Não conseguimos mais assinaturas de vereadores para aprovar a abertura da CPI da Lagoa por falta de habilidade da oposição, mas os encantos do Paço Municipal foram mais atrativos”, alegou Eduardo Carneiro, complementando, ao enfatizar que “não adianta negar que não há articulações para impedir a existência da CPI da Lagoa, pois o temor no Paço Municipal é grande”.
Para Bruno Farias (PPS), vereadores situacionistas teriam sido surpreendidos com uma "pegadinha" recentemente.Para Bruno Farias (PPS), vereadores situacionistas teriam sido surpreendidos com uma “pegadinha” recentemente.
Sobre isso, Bruno Farias (PPS) comentou que situacionistas teriam sido surpreendidos por uma “pegadinha” recentemente. “Juravam que iam falar com o prefeito, em reunião sobre demandas da cidade, e receberam o pedido para abertura de três CPI’s no intuito de inviabilizar a da Lagoa. Isso revela que Cartaxo foge dessa CPI como o diabo da cruz. É em nome da verdade que temos que solucionar esse caso”, comentou.
Na ocasião, Eduardo Carneiro ainda enfatizou que, o discurso da situação, até esta quarta-feira (20), era o de que seria dispensável instalar uma CPI da Lagoa na Câmara por outras entidades públicas estarem investigando o mesmo assunto.
Líder do Executivo na CMJP diz que Governo Municipal é transparente e contribui com órgãos fiscalizadores.Líder do Executivo na CMJP diz que Governo Municipal é transparente e contribui com órgãos fiscalizadores.
“Sei que aliados devem apoiar os seus, mas já ouvi insatisfações com o Executivo de vários vereadores de situação. Acho que Raíssa Lacerda (PSD) pode assinar sim o pedido de abertura pra CPI da Lagoa, pois há documentos comprovando indícios de irregularidades gravíssimas nas obras de revitalização do Parque”, opinou Eduardo Carneiro, lembrando que a oposição necessita de pelo menos mais uma assinatura de algum parlamentar da CMJP para atingir o número de nove requisitando a investigação, o mínimo para iniciar o processo na Casa.
“Este Governo é o que melhor dá as condições de ser investigado, através de transparência, sendo parceiro dos órgãos de fiscalização”, destacou o líder situacionista na Câmara, o vereador Fernando Milanez (PTB).

Continue Lendo

Paraíba

Governo lança calendário 2024 das audiências do Orçamento Democrático Estadual na próxima segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão, lançará na próxima segunda-feira (29) o calendário das Audiências Públicas Regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) – Ciclo 2024. O evento acontecerá na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 10h.

No programa semanal “Conversa com o Governador”, o governador João Azevêdo adiantou que as audiências serão iniciadas no dia 3 de maio e todas as demais datas e municípios, que sediarão as plenárias do ODE, serão divulgados nesta segunda-feira.

“Nós faremos, mais uma vez, uma grande festa da democracia participativa, ouvindo o povo, dando respostas rápidas às demandas. O Orçamento Democrático vem, ao longo dos anos, aumentando o número de participantes por conta da sua credibilidade porque o governo apresenta um nível de resolutividade muito alto”, frisou o gestor.

A solenidade de lançamento do Ciclo 2024 será aberta ao público e abrirá o calendário de 16 grandes plenárias que devem acontecer nas 14 regiões geoadministrativas do Estado, envolvendo a população dos 223 municípios paraibanos.

Saiba mais – O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Negócios

Sine oferece mais de 480 vagas de emprego para toda Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir desta segunda-feira (29/04), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará 481 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos. João Pessoa é o município com o maior número de oportunidades, totalizando 188 vagas, sendo 40 para a função de auxiliar de linha de produção; 32 para pedreiro, 12 de vendedor pracista e outras de costureira em geral e servente de pedreiro, sendo dez vagas cada, entre outras funções.

Confira

Também serão disponibilizadas vagas nos municípios de Bayeux, Campina Grande, Cabedelo, Conde, Guarabira, Mamanguape, Patos, Pombal, Sapé, São Bento, Santa Rita.

Em Campina Grande, serão ofertadas 106 vagas, entre as quais 15 de carpinteiro e 13 de chapeiro. Em Santa Rita, serão oferecidas 48 vagas de emprego, das quais 20 para a função de auxiliar de linha de produção e 12 para auxiliar de logística. Já em Bayeux serão 41 vagas, com destaque para a função de auxiliar de linha de produção, com 40 vagas.

Há ofertas de emprego nas cidades Pombal, com 19 vagas para diversos cargos; em Patos, com 18 vagas, com destaque para a função de auxiliar de carga e descarga (12 postos); em Mamanguape, com 13 vagas, sendo sete para o cargo de vendedor de consórcio; em Conde, com 11 ofertas de emprego; em Guarabira, dez vagas de emprego; em Sapé, oito vagas; em São Bento, sete vagas; e em Cabedelo, onde o posto do Sine disponibilizará duas vagas.

 

Continue Lendo