Nos acompanhe

Negócios

Conheça o Engenho São Paulo, maior produtor de cachaça de alambique do Brasil

Publicado

em

Bebida originária, típica e consagrada como patrimônio cultural do Brasil, a cachaça, ao longo dos anos, foi ganhando variações em seus modos de produção, armazenamento e consumo. Na Paraíba, é a produção artesanal feita em alambiques de cobre – equipamento de destilação que produz a cachaça e a deixa refinada e rica em sabores e aromas – é que ganha destaque. Cerca de  90% de seus engenhos produzem esse tipo de cachaça. Porém, o Engenho São Paulo, localizado em Cruz do Espírito Santo, há 28 km de João Pessoa, tem uma capacidade instalada de produção anual de 6 milhões de litros da bebida,e de estoque de até 5 milhões de litros, o que o torna o maior produtor de cachaça de alambique do Brasil.

Com aproximadamente 620 hectares, o Engenho São Paulo foi fundado em 1909 e suas atividades, na época, eram voltadas principalmente para a produção de açúcar mascavo, mel e rapadura, às várzeas do Rio Paraíba. Na região, predomina o solo tipo massapê, ideal para o plantio de cana de açúcar, cujo cultivo é uma tradição há quase 500 anos.  A partir do final da década de 1930, com a queda no consumo destes produtos, o engenho direcionou sua produção para a cachaça de alambique e desde então foi crescendo e conquistando mercado. Na década de 1940, começou a engarrafar suas primeiras cachaças de alambique, criando as marcas São Paulo e Cigana. A tradição atravessou gerações e atualmente o Engenho São Paulo agrega filhos e netos, que mantém a originalidade e o sabor característicos da bebida em safras anuais, de acordo com os períodos de moagem, fermentação, destilação e armazenamento até chegar ao engarrafamento.

O nome São Paulo – Um fato interessante sobre a origem do nome do engenho é que antigamente, todas as terras da zona rural de Cruz do Espírito Santo eram chamadas com nomes de santos católicos. O santo Paulo foi escolhido para batizar a propriedade da família, que se mantém até hoje pelos herdeiros, pela tradição e pela religiosidade. Ao lado do engenho São Paulo, por exemplo, estão localizadas as usinas Santa Helena e a São João.

Da branquinha às misturinhas –  A Cachaça Cigana, uma de suas marcas, foi a primeira a ser exportada e registrada nos Estados Unidos, na década de 1980. Em meados de 1990, os sócios do engenho passaram a estudar, pesquisar, viajar e participar de feiras buscando maneiras de evoluir e aumentar a produção. Introduziram o envelhecimento em barris de carvalho e criaram a Cachaça Cigana Carvalho.  Hoje, além da Cigana, o Engenho São Paulo conta com outras marcas – Cachaça São Paulo, que em sua linha de produtos possui quatros tipos: Original, Cristal, Amburana e Carvalho e a marca Caipira, com Cachaça Caipira e Caipira Amburana. O Engenho São Paulo é detentor também da bebida mista FlyOne. Cada marca possui sua singularidade e público específico. A Cachaça Cigana é a linha premium do seu portfólio, e a São Paulo é sempre lembrada como a marca tradicional do Engenho. A Cachaça Caipira tem um excelente custo-benefício para quem quer conferir uma bebida de ótima qualidade e com preço acessível. Já quem prefere um sabor mais suave e de grau alcoólico menor, a FlyOne é uma ótima escolha, com diversos sabores como frutas vermelhas, tangerina com pimenta e limão com gengibre.   “Unimos tradição com tecnologia para proporcionar aos clientes bebidas da mais alta qualidade”, conta Múcio Fernandes, diretor do engenho.

Múcio conta que, além de seguir as novas tendências de mercado, tornando os produtos mais atrativos, é necessário entender que o público e os hábitos de consumo da cachaça mudaram bastante ao longo dos tempos. “Há alguns anos, a cachaça tinha acidez muito alta, por conta da falta de controle de qualidade na fermentação. Era tomada em um único gole. Como se tratava de uma bebida muito barata, era consumida apenas pelos públicos C, D e E e sofria muita discriminação dentro das outras classes. Com a evolução da qualidade no seu processo produtivo e por consequência, com a acidez controlada, as cachaças se tornaram muito saborosas. Com isso, os públicos A e B passaram a apreciar a bebida e a consumi-la também. Percebemos um crescimento, inclusive, entre as mulheres”, comenta.

Qualidade no processo e nos produtos –  A cachaça possui grande importância econômica no Brasil, pois é muito apreciada e corresponde ao terceiro destilado mais consumido do mundo. Diante dessa demanda, torna-se um produto competitivo e marcado pela qualidade e segurança alimentar. No Engenho São Paulo, para elaborar a produção com total cuidado, o local mantém um laboratório de microbiologia próprio. Luciana Fernandes, engenheira responsável pelo laboratório, conta que, além da qualidade dos produtos,  também desenvolve pesquisas de novos produtos e o controle de todo o processo de fabricação . “Sempre investimos em pesquisas para melhorar continuamente nossa produção. Um exemplo disso é a levedura usada na fermentação. Ela foi selecionada por uma pesquisa onde estudamos qual seria a cepa de levedura ideal para nosso processo, para assim mantermos o nosso padrão de qualidade no decorrer das safras. Por sermos uma cachaça de alambique, somos classificados como processo artesanal, mas isso não quer dizer que não tenhamos todo o controle de qualidade e tecnologia aplicada ao processo. Nosso laboratório controla rigorosamente todas as etapas de produção”, explica Luciana.

Projeto social – Em 2012, o Engenho São Paulo fundou a escolinha de futebol “São Paulo Crystal”, que treina crianças de 6 até 18 anos. No início, acolhia filhos de trabalhadores e moradores do engenho, e hoje, inclui também crianças da cidade e da zona rural de Cruz do Espírito Santo, o que totaliza uma média de 200 alunos.

Além de incentivar a prática do esporte, ensinando futebol, o projeto funciona em parceria com a prefeitura e acompanha o rendimento escolar dos alunos, avaliando desde notas até comportamento e frequência escolar. Para Múcio Fernandes, a escolinha de futebol é um investimento para o futuro. “Além de proporcionar um ambiente e uma vida saudável, o esporte desenvolve valores como comprometimento, foco e disciplina. Investimos nesse projeto porque se não formarmos bons atletas, pelo menos estaremos formando bons cidadãos”, comenta.

A escolinha está em fase de expansão e futuramente terá filiais em João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Sapé, Patos e na zona urbana de Cruz do Espírito Santo.

A São Paulo em campo – Com o sucesso da escolinha, que passou a revelar diversos talentos, em 2017 foi fundado o time profissional de futebol, o “São Paulo Crystal” – com direito a alojamento, centro de treinamento, mascote e torcida. Desde a fundação, o São Paulo Crystal já reúne diversas conquistas. Foi vice-campeão no estadual sub 19 em 2017. Em 2019, foi campeão estadual do sub 15 e vice-campeão no sub 17 além de ser campeão da Copa Paraíba no sub 17.  Em 2020, a equipe fez bonito e subiu para a primeira divisão do campeonato paraibano e finalizou sua participação no estadual figurando entre os quatro finalistas da competição.

Para conhecer mais sobre a história e os produtos, o site é engenhosaopaulo.com.br/

Confira também os perfis:
@engsaopaulo
@cachaca.saopaulo
@cachacacaipira
@saopaulocrystalfc

Continue Lendo

Negócios

Médicos orientam como praticar exercícios físicos de forma segura; assista

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A prática de exercícios físicos traz inúmeras vantagens para a saúde e deve começar desde cedo. Mas, para que somente os benefícios apareçam, é preciso adotar cuidados para evitar lesões e outros problemas de saúde. “Como praticar exercícios físicos de forma segura” é o tema do episódio dessa semana do “Sem Contraindicação”, o videocast da Unimed João Pessoa.

A apresentadora Linda Carvalho conversou com o ortopedista Ruy Gouveia e com o neurocirurgião Christian Diniz. Eles falaram sobre os benefícios dos exercícios na prevenção e tratamento de doenças, os cuidados que se deve adotar ao praticá-los, a importância do acompanhamento de um profissional de educação física, por que fazer os exames com o cardiologista antes de começar a treinar e os riscos que se corre quando tudo isso é negligenciado.

ONDE MORA O PERIGO

Os médicos explicaram que o cuidado deve ser o mesmo, independentemente de o exercício ser de baixo ou alto impacto. Um movimento inadequado ou uma postura errada pode causar danos graves em qualquer uma das situações.

O ortopedista Ruy Gouveia alertou que, muitas vezes, o risco ocorre porque as pessoas colocam a estética à frente da saúde. Um problema comum observado na musculação é o uso de uma carga maior do que o corpo está preparado para receber. As pessoas optam pelo peso em detrimento da boa execução. As consequências podem ser graves. “Quantas vezes a gente não pega um bíceps que se rompe por excesso de força?”, comentou Ruy Gouveia.

Outro erro comum cometido pelas pessoas é não usar os equipamentos de proteção. No caso do ciclismo, por exemplo, quando a distância é pequena, muitas vezes o capacete é dispensado. E é aí onde mora o perigo. “Atividade de ciclismo: proteção!”, enfatizou Christian Diniz. “Capacete é obrigatório para o Sistema Nervoso Central”, disse.

ASSISTA E COMPARTILHE

O videocast “Sem Contraindicação” é produzido pela equipe de Comunincação e Marketing da Unimed João Pessoa. Toda semana, um novo episódio é publicado no YouTube e no Spotify.

Os episódios também ficam disponíveis no Portal Unimed João Pessoa. Por esse canal, é possível interagir com a equipe responsável pela produção, enviando comentários e sugestões para o “Sem Contraindicação”.

Continue Lendo

Negócios

PB registra mais de 40 mil tentativas de fraudes em compras on-line em 2023; saiba sobre extorsão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Um levantamento coloca a Paraíba e o Nordeste em destaque dentro de um cenário nada agradável. De acordo com o Mapa da Fraude, relatório da Clear Sale, a região foi a que apresentou os índices mais altos relacionados a tentativas de fraudes no Brasil em compras on-line. Foram cerca de 43 milhões de pedidos entre o período de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2023.

O dado considerou apenas os pagamentos realizados via cartão de crédito no setor de e-commerce. O estado da Paraíba, diante dos nove estados da região, aparece em quinto. Dos 3,2 milhões de pedidos on-line, mais de 40,6 mil foram de tentativas de fraudes. Isso representa 1,3% do montante. As tentativas de somaram 42,9 milhões chamando atenção, inclusive, para o ticket médio das tentativas, que é de R$1.056,79.

O advogado criminalista, Gustavo Botto explica o que é a extorsão e extorsão digital:

-Extorsão é um crime que envolve coagir alguém a fazer algo contra sua vontade (como entregar dinheiro ou bens) através de ameaças, violência ou constrangimento. No Brasil, a extorsão está prevista no artigo 158 do Código Penal.

PENALIDADES

As penalidades podem variar de quatro a dez anos de reclusão, além de multa. Se a extorsão resultar em lesão corporal grave ou morte, as penas são ainda mais severas.

-EXTORSÃO DIGITAL

Extorsão digital ou cibercrime de extorsão ocorre quando criminosos utilizam tecnologia para coagir suas vítimas a fazer pagamentos ou conceder outros benefícios sob a ameaça de divulgar dados sensíveis, danificar reputações ou destruir dados digitais. Um exemplo comum é o ransomware, que envolve a criptografia de dados da vítima com exigência de pagamento para o desbloqueio.

PENALIDADES

As penalidades para extorsão digital podem variar de acordo com a legislação local e o tipo específico de crime cometido. No Brasil, crimes cibernéticos podem ser enquadrados em diferentes artigos do Código Penal, incluindo os que tratam de extorsão, dano e violação de direitos autorais, com penas que variam em severidade.

COMO IDENTIFICAR

A extorsão digital pode ser identificada por mensagens ou e-mails exigindo pagamentos em troca de não divulgar informações pessoais, não publicar conteúdo sensível ou não destruir dados. Alertas falsos de segurança ou mensagens que afirmam que seu sistema está infectado podem ser tentativas de extorsão.

ORIENTAÇÕES

Se você identificar uma tentativa de extorsão digital, é importante não pagar o resgate exigido, pois isso pode encorajar os criminosos. Além disso, deve-se reportar o incidente às autoridades competentes, como a polícia e organismos especializados em crimes cibernéticos. Preservar evidências, como e-mails ou mensagens, também é crucial.

PREVINA-SE

Para prevenir crimes econômicos, incluindo fraudes e extorsão, é importante adotar práticas de segurança robustas, como usar software antivírus atualizado, ter backups regulares de dados importantes e educar-se sobre os tipos comuns de fraudes e golpes. Além disso, é crucial verificar a autenticidade de solicitações de pagamento ou informações pessoais e desconfiar de ofertas que parecem boas demais para ser verdade.

ANÁLISE DO AUMENTO DE RANSOMWARE E EXTORSÃO

O aumento significativo nos incidentes de ransomware e extorsão digital pode ser atribuído a vários fatores, incluindo a crescente digitalização das atividades econômicas e sociais, que amplia a superfície de ataque para criminosos. A pandemia de COVID-19 também acelerou o trabalho remoto, muitas vezes sem as devidas medidas de segurança. Esse cenário destaca a necessidade urgente de melhorar as práticas de segurança digital, tanto em nível individual quanto empresarial, para enfrentar essas ameaças crescentes.

Categorias mais fraudadas

De celular a itens esportivos, nenhuma categoria está imune às ações dos fraudadores. Veja aqui quais foram as 10 categorias que mais sofreram com as tentativas de fraude em 2023.

1-Celular: 228, 1 mi
2-Telecon: 221, 6 mi
3-Beleza: 208,2 mi

Continue Lendo

Negócios

Booking.com destaca a capital paraibana como um dos destinos para apreciar a tranquilidade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em um mundo cada vez mais acelerado, a busca por tranquilidade e silêncio tem se tornado uma tendência entre os viajantes. Segundo um levantamento realizado pela Booking.com, mais da metade (59%) dos turistas brasileiros deseja viajar este ano para dar uma pausa e, ainda, 53% pretendem reservar um tempo para a mente. A pesquisa da plataforma destacou a capital paraibana, João Pessoa, como um dos quatro destinos mais procurados pelos viajantes para aproveitarem momentos de tranquilidade.

A pesquisa foi realizada de maneira independente com 32.300 entrevistados em 32 países e territórios, incluindo o Brasil. Os critérios para participação incluíam ter mais de 18 anos, ter viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e ter planos de viagem em 2024. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidos no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line, em janeiro e fevereiro de 2024.

Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), ressaltou que a capital da Paraíba tem se destacado como um dos destinos turísticos mais atraentes do Brasil, graças à sua hospitalidade e tranquilidade. “A cidade tem atraído muitas pessoas que escolhem não apenas visitar, mas também fazer dela seu lar. A capital oferece aos seus habitantes e visitantes a oportunidade de apreciar os pequenos prazeres da vida, como caminhar na areia e mergulhar em um mar de tons esverdeados. A hospitalidade do nosso povo é conhecida em todo o país, tornando a estadia dos visitantes ainda mais agradável. Além disso, a cidade é abençoada com paisagens ricas e deslumbrantes”, comentou.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, atestou a beleza e a tranquilidade da Paraíba. “Nossa capital é um santuário de paz e serenidade, onde a vida é vivida em um ritmo mais calmo e cada momento é valorizado. É gratificante saber que os turistas estão buscando cada vez mais a nossa região para suas viagens”, pontuou.

Continue Lendo