Nos acompanhe

Paraíba

Bruno homenageia campeões na Paralimpíada e anuncia bolsa de incentivo para formação de atletas

Publicado

em

Os atletas campeões e a equipe técnica da Seleção Brasileira de Futebol de 5, consagrados com Medalha de Ouro, nas Paralimpíadas de Tóquio, Japão, foram recepcionados e homenageados, na tarde desta quinta-feira, 9, no Palácio do Bispo, pelo prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima. O vice-prefeito Lucas Ribeiro, também esteve presente, além de muitas outras autoridades e representantes do mundo esportivo local.

Durante a solenidade, marcada pela emoção, o prefeito reforçou o seu compromisso em relação às políticas públicas de inclusão, anunciando, entre outras medidas, a criação de uma bolsa de incentivo para a formação de atletas olímpicos e paralímpicos.

Segundo Bruno, as ações de incentivo ao esporte, sobretudo o paraolímpico, fazem parte de um amplo conjunto de políticas públicas, destinado a tornar Campina Grande conhecida nacionalmente como a “cidade da inclusão”, com a valorização da cidadania em todos os âmbitos, como esporte, saúde, educação e empreendedorismo.

Sobre o programa de incentivo ao esporte, mediante a garantia de bolsas para os atletas locais, o prefeito informou que, no tempo oportuno, vai detalhar como ele será desenvolvido, mesmo porque um projeto de lei será encaminhado à Câmara Municipal. Bruno ainda se comprometeu em expandir os equipamentos esportivos da cidade, beneficiando os bairros e distritos.

Sobre a homenagem, o prefeito disse que representa um justo reconhecimento a um grupo de atletas, cujo desempenho proporcionou muito orgulho para o Brasil, especialmente para o povo campinense. “A verdade é que o Brasil foi penta no Futebol de 5 e Campina Grande é, de fato, campeã”, disse Bruno, lembrando, inclusive, que alguns componentes da seleção vencedora fazem parte da gestão municipal.

Conquista

Durante a solenidade, além do prefeito, falaram enaltecendo o feito dos atletas locais, o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Cledson Rodrigues (Dinho); e a vereadora Eva Gouveia, em nome da Câmara Municipal. Ambos destacaram a política municipal de incentivo ao deporto, mediante a implantação de parques, áreas de lazer e muitas outras formas de apoio destinadas a formar e a projetar grandes atletas.

Em nome da equipe campeã olímpica, falou o técnico Fábio Vasconcelos, que agradeceu ao prefeito pelo permanente apoio, ressaltando o potencial esportivo de Campina Grande, cuja população conta com áreas destinadas à prática de diversas modalidades esportivas. Em sua visão, Campina também caminha a passos largos para ser um referencial no campo do paradesporto.

Quem também agradeceu pela homenagem foi o goleiro Mateus Costa, garantindo que já nas próximas Paralimpíadas, a serem realizadas na França, Campina Grande tem tudo para voltar a ser brilhantemente representada.

Presenças

Ainda prestigiaram a solenidade os secretários Gilbran Asfora (Chefe de Gabinete), Laryssa Almeida (Ciência e Tecnologia), Gisele Sampaio (Cultura), Valker Neves (Semas), Rosália Lucas (SEDE), Aécio Melo (Procuradoria Geral) e Edna Silva (coordenadora da Pessoa com Deficiência). Também compareceram os vereadores Aldo Cabral, Luciano Breno e Alexandre do Sindicato, além do suplente de deputado federal Rafael Pereira de Sousa (Rafafá); o presidente do Instituto dos Cegos, John Queiroz;a atleta paraolímpica e embaixadora da Associação dos Amigos da Atrofia Muscular Espinhal, Laissa Guerreira; entre outras personalidades.

Trajetória dos homenageados

Fábio Vasconcelos – Treinador da Seleção Brasileira de Futebol de 5 nas duas últimas Paralimpíadas. Foi campeão em 2004, 2008 e 2012 como goleiro, passando a ser treinador em 2016 e agora conquistando o pentacampeonato. Ele é o coordenador do setor de paradesporto na Sejel.

Josinaldo Costa (Bamba) – Auxiliar Técnico da seleção brasileira.

Mateus Costa – Atual goleiro da Seleção, tendo conquistado a sua primeira Paralimpíada. Como goleiro, participou de jogos contra o Japão e a França.

Continue Lendo

Paraíba

Alexandre de Moraes determina soltura de Anderson Novais, investigado pelos atos golpistas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta terça-feira (30/04) a soltura do paraibano Anderson Novais, um dos investigados por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Ele havia sido preso preventivamente, na última quinta-feira (25¹04), por descumprimento de uma das medidas cautelares impostas anteriormente pelo ministro.

Na decisão, Moraes disse que a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal comunicou equivocadamente que o réu teria deixado de comparecer em juízo em nove ocasiões distintas. A defesa do paraibano conseguiu comprovar que ele se apresentou à Justiça em todos os dias citados.

“Conforme documentação juntada aos autos pela Defesa do réu, e manifestações da Defesa e da Procuradoria-Geral da República em audiência de custódia, recebida nessa data, verifica-se que o réu vem cumprindo todas as medidas cautelares regularmente, e a comunicação de descumprimento a esta SUPREMA CORTE ocorreu em razão de equívoco”, diz a decisão.

Ex-assessor do deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) e um dos líderes do movimento de direita na Paraíba, Anderson foi preso por suposta participação nos atos de 8 de janeiro, quando houve a invasão e depredação da sede dos três poderes, em Brasília.

Em seguida, conseguiu o afrouxamento da prisão, por determinação de Moraes, com a imposição de algumas medidas cautelares.

Agora em liberdade, o paraibano terá que continuar cumprindo as medidas.

Continue Lendo

Paraíba

Empreender Paraíba abre inscrições para 28 municípios a partir desta quinta-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, através do programa Empreender PB, abre, a partir desta quinta-feira (2), 840 vagas para inscrições em municípios da 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 13ª região. As vagas disponibilizadas abrangem as linhas Empreender Pessoa Física, Empreender Profissional Liberal, Empreender Juventudes e Empreender Profissional Liberal Juventudes.

Ao todo, serão contemplados 28 municípios, com 30 vagas cada um. O valor total de investimentos ultrapassa os R$ 6 milhões. Para verificar a lista dos municípios das Regiões citadas, acesse www.empreender.pb.gov.br clicando em “Consultar Região”, ou pelas redes sociais do Empreender PB. As inscrições serão abertas a partir das 8h.

Os cadastros devem ser realizados até 7 de maio, ou até enquanto existirem vagas disponíveis, e poderão ser efetivados através do site www.empreender.pb.gov.br, a partir da data e horário informados.

Empreender PB – É um programa do Governo do Estado destinado a apoiar os empreendedores da Paraíba, disponibilizando financiamento de crédito (empréstimos) com taxas reduzidas de juros para pessoas físicas e jurídicas que desejam iniciar um negócio próprio ou ampliar um já existente. Seu objetivo é incentivar o empreendedorismo, gerar empregos e renda para os paraibanos, além de desenvolver o potencial econômico de cada região do estado.

O Programa Empreender Paraíba tem o objetivo de fomentar a atividade de empreendedorismo nos 223 municípios, apoiando e fortalecendo a economia solidária, o microempreendedor individual, o microempresário, negócios de pequeno porte e as cooperativas de produção da Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Prorrogadas inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Foram prorrogadas, até o dia 12 de maio, as inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) do Governo Federal, no município de Campina Grande. A equipe da Secretaria de Educação está fazendo busca ativa pelos bairros da cidade para garantir que o maior número possível de pessoas se inscrevam no programa.

Podem participar do Brasil Alfabetizado pessoas com 15 anos ou mais que não tem habilidade de ler nem escrever. As pessoas que consideram possuir pouca habilidade de leitura ou escrita também podem se inscrever. As aulas iniciam ainda no mês de maio e vão acontecer de segunda a quinta-feira, nas escolas municipais ou prédios comunitários, podendo ser diurno ou noturno, com turmas de no mínimo 14 estudantes para zona urbana e sete para zona rural.

As inscrições podem ser feitas nas escolas municipais ou por meio do link: https://bit.ly/brasilalfabetizadopba

“As aulas são para pessoas que estão sem estudar. Inclusive aquelas que já cursaram o ensino fundamental 1 ou 2, não sabem ler nem escrever, possuem 15 anos ou mais também podem garantir a sua vaga no programa”, frisou Ádria Maciel, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos do município.

“O Programa visa apoiar ações que combatam o analfabetismo e promovam a educação de jovens e adultos”, destacou Fabíola Gaudêncio, gerente de projetos da Secretaria de Educação.

Continue Lendo