Nos acompanhe

Paraíba

Bruno Farias lamenta morte de motoboy e pede justiça

Publicado

em

O vereador Bruno Farias (Cidadania) lamentou a morte e se solidarizou com a família do motoboy Kelton Marques, morto por um atropelamento na madrugada do último sábado (11). Durante pronunciamento na sessão desta terça-feira (14), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Bruno Farias ainda pediu justiça e ressaltou a importância de campanhas de conscientização mais rígidas contra a violência no trânsito.

O parlamentar explicou que o empresário avançou o sinal vermelho a 163 km/h quando atingiu Kelton Marques, trabalhador de 33 anos, pai de duas filhas, que estava em seu terceiro turno de trabalho com entregas de delivery e não conseguiu retornar para casa na madrugada.

“A população acordou impactada. Chocada com um assassinato ocorrido na avenida conhecida como o Retão de Manaíra. Recebendo um impacto de 50 toneladas, Kelton teve seu corpo esmagado numa batida que destroçou a sua família e a grande maioria dos pessoenses. Nós também ficamos abalados e choramos pela perda de Kelton, sem nem conhecê-lo. Infelizmente esses episódios têm acontecido de maneira cotidiana em nossa cidade e a regra tem sido a perda da vida fruto da mistura explosiva e hedionda entre álcool e direção”, disse Bruno.

O parlamentar lembrou que é autor da Lei que instituiu o Dia Municipal da Paz no Trânsito em memória da Defensora Pública Fátima Lopes, também morta por acidente de trânsito nas mesmas circunstâncias de Kelton. “Por mais campanhas educativas que tenhamos feito aqui, na Prefeitura, na Semob, na OAB, nos sentimos impotentes diante de cenas repetitivas que resultam no destroçamento de famílias inteiras”, desabafou.

“Presto minha solidariedade aos familiares do jovem trabalhador, que foi vítima de uma assassinato. Não foi acidente. Quem acompanhou o vídeo divulgado, viu que o empresário assumiu o risco de produzir o resultado morte dele próprio e de outra pessoa. Infelizmente, um trabalhador teve sua vida violentamente retirada”, afirmou Bruno, acrescentando que, após a morte de Kelton, esteve presente em protesto dos motoboys por segurança e melhores condições de trabalho.

Bruno Farias enfatizou que espera por justiça para que situações como essa não se repitam. “Esperamos que o provocador da morte possa se apresentar, com toda segurança que o poder estatal possa oferecer e seja julgado perante os homens de acordo com as leis do direito. Que não haja outras oportunidades para ver outras Fátimas e Keltons vítimas de uma violência tão brutal como a que ocorre nas ruas de nossa cidade”, afirmou.

“Faço ainda um apelo à CMJP para que possamos de alguma forma somar esforços e fazer com mais rigor uma política de educação e conscientização na nossa cidade, usando redes sociais, rádio e TV. Faço apelo à Prefeitura para que a gente possa estender por todo o ano a campanha educativa de paz no trânsito. Que o Detran possa massificar as blitzen da lei seca, que estabeleça um convênio com a Semob para que tenha um corpo de servidores maior para auxiliar nessa fiscalização”, sugeriu.

Os vereadores Odon Bezerra (Cidadania) e Marcos Henriques (PT) se acostaram ao sentimento de revolta e clamor por justiça. “Que diferença faz um carro a 163 km/h em via pública ou uma arma atirando pra ele? Pra mim, nenhuma. A prova que foi constituída nos autos com o vídeo foi irrefutável. E o pior: a fuga. Nem descer para ver o que tinha acontecido o motorista teve coragem. Essa Câmara não pode ficar calada com um caso como esse. Que ele tenha um julgamento justo”, declarou Odon Bezerra.

“O perfil em uma rede social do motorista diz que motoqueiro tem que morrer atropelado. Isso não é acidente, é um crime premeditado, a gente precisa refletir sobre os perigos dessas pessoas soltas. Às vezes você tem o maior cuidado em dirigir e outras pessoas que não têm esse mesmo cuidado se tornam máquinas de matar pelas ruas. Que os órgãos possam fiscalizar e punir independente de quem seja. Me solidarizo com toda a família do trabalhador que morreu tragicamente. Que Deus possa acalentar o coração de todos e todas que o amavam”, desejou Marcos Henriques.

Continue Lendo

Paraíba

Governo lança calendário 2024 das audiências do Orçamento Democrático Estadual na próxima segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão, lançará na próxima segunda-feira (29) o calendário das Audiências Públicas Regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) – Ciclo 2024. O evento acontecerá na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 10h.

No programa semanal “Conversa com o Governador”, o governador João Azevêdo adiantou que as audiências serão iniciadas no dia 3 de maio e todas as demais datas e municípios, que sediarão as plenárias do ODE, serão divulgados nesta segunda-feira.

“Nós faremos, mais uma vez, uma grande festa da democracia participativa, ouvindo o povo, dando respostas rápidas às demandas. O Orçamento Democrático vem, ao longo dos anos, aumentando o número de participantes por conta da sua credibilidade porque o governo apresenta um nível de resolutividade muito alto”, frisou o gestor.

A solenidade de lançamento do Ciclo 2024 será aberta ao público e abrirá o calendário de 16 grandes plenárias que devem acontecer nas 14 regiões geoadministrativas do Estado, envolvendo a população dos 223 municípios paraibanos.

Saiba mais – O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio Maia reforça alianças em Casserengue e participa de entrega de ações e investimentos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Casserengue, localizada no interior do Estado, recebeu importantes investimentos através de emendas parlamentares do deputado federal Gervásio Maia na noite dessa sexta-feira (26/04).

Os recursos destinados visam melhorias significativas na qualidade de vida dos moradores da cidade em obras e custeio da administração.

Ao lado do prefeito Vandegalega, do vice-prefeito Leandro Neixa, além dos vereadores Wellington, Francinaldo e Millian, secretários, líderes comunitários e os cidadãos locais, o deputado detalhou as ações e agradeceu as parcerias no município.

“É uma alegria muito grande pode contribuir por meio das nossas emendas parlamentares para melhorar a qualidade de vida do povo de Casserenge.
Vamos juntos, minha gente”, ressaltou.

Confira:

Continue Lendo