Nos acompanhe

Paraíba

Pollyanna Dutra parabeniza Governo do Estado pelo maior número de transplantes dos últimos 20 anos

Publicado

em

A deputada estadual Pollyanna Dutra parabenizou o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, pela realização do maior número de transplantes nos últimos 20 anos. Ao todo, somente neste ano, já foram realizados 244 transplantes, sendo 209 transplantes de córneas, 16 de rins, 11 de fígado, três de coração e cinco de medula óssea. “É uma grande satisfação vir até esta tribuna para falar sobre vidas, sobre salvar vidas, porque toda vida importa e é isso que esse estado tem honrado, a vida de cada um dos paraibanos e cada uma das paraibanas”, comentou a parlamentar durante discurso, na 49ª Sessão Ordin&aa cute;ria da Assembleia Legislativa da Paraíba, realizada nesta quarta-feira (17).

Dutra destacou os avanços alcançados no setor nos últimos anos. “A Central Estadual de Transplantes do Estado da Paraíba alcançou, nos últimos dois anos, importantes conquistas. Em 2019, a Central saiu do pior desempenho nacional, nos quesitos doação e transplantes de órgãos, para figurar entre os estados do país que mais cresceram no assunto. Enquanto em 2018 a Paraíba tinha sete doadores efetivos, em 2019, saltou para 22 doadores efetivos”, revelou a deputada.

Conforme Pollyanna Dutra, o setor retomou, em 2019, os transplantes de coração e, em 2020, ganhou o prêmio nacional “Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil”, do Ministério da Saúde, por ser o estado que mais cresceu em doação de órgãos e transplantes no Brasil. “Os 244 transplantes realizados neste ano são o melhor número dos últimos 20 anos. Os dados refletem o investimento do Governo do Estado e total apoio da Secretaria de Estado da Saúde para que vidas sejam salvas”, acrescentou a parlamentar.

Pollyanna Dutra parabenizou e destacou o empenho da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em nome do secretário Geraldo Medeiros, pelo protagonismo na priorização de vidas. Conforme a deputada, “a SES tem desenvolvido um trabalho extraordinário na luta pelas vidas paraibanas”. A parlamentar ainda reforçou que a lista de espera para realização de transplantes é alta, motivo pelo qual ela levantou o alerta para que mais pessoas se tornem doadoras. “Caso você queira ser um doador, informe à sua família”, finalizou.

Continue Lendo

Paraíba

Governo lança calendário 2024 das audiências do Orçamento Democrático Estadual na próxima segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão, lançará na próxima segunda-feira (29) o calendário das Audiências Públicas Regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) – Ciclo 2024. O evento acontecerá na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 10h.

No programa semanal “Conversa com o Governador”, o governador João Azevêdo adiantou que as audiências serão iniciadas no dia 3 de maio e todas as demais datas e municípios, que sediarão as plenárias do ODE, serão divulgados nesta segunda-feira.

“Nós faremos, mais uma vez, uma grande festa da democracia participativa, ouvindo o povo, dando respostas rápidas às demandas. O Orçamento Democrático vem, ao longo dos anos, aumentando o número de participantes por conta da sua credibilidade porque o governo apresenta um nível de resolutividade muito alto”, frisou o gestor.

A solenidade de lançamento do Ciclo 2024 será aberta ao público e abrirá o calendário de 16 grandes plenárias que devem acontecer nas 14 regiões geoadministrativas do Estado, envolvendo a população dos 223 municípios paraibanos.

Saiba mais – O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio Maia reforça alianças em Casserengue e participa de entrega de ações e investimentos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Casserengue, localizada no interior do Estado, recebeu importantes investimentos através de emendas parlamentares do deputado federal Gervásio Maia na noite dessa sexta-feira (26/04).

Os recursos destinados visam melhorias significativas na qualidade de vida dos moradores da cidade em obras e custeio da administração.

Ao lado do prefeito Vandegalega, do vice-prefeito Leandro Neixa, além dos vereadores Wellington, Francinaldo e Millian, secretários, líderes comunitários e os cidadãos locais, o deputado detalhou as ações e agradeceu as parcerias no município.

“É uma alegria muito grande pode contribuir por meio das nossas emendas parlamentares para melhorar a qualidade de vida do povo de Casserenge.
Vamos juntos, minha gente”, ressaltou.

Confira:

Continue Lendo