Nos acompanhe

Na última sexta-feira (19) o deputado estadual Tião Gomes, o federal Damião Feliciano, a prefeita de Areia Dra. Silvia e o ex-prefeito Elsinho Cunha Lima, participaram de entrevista na Rádio POP FM, oportunidade em que os deputados prestaram contas de suas atuações pelo município e a gestora destacou todas as ações importantes que mudaram a realidade de Areia, anunciando ainda diversas obras.

Foram duas horas de bate-papo com a população enumerando ações, obras e serviços conquistados em pouco tempo de gestão, com recursos próprios e através de parcerias.

A prefeita Dra. Silvia registrou seus agradecimentos ao deputado Tião Gomes por ser um parceiro presente e atuante em prol de Areia, agradeceu ao deputado Damião pelas emendas, ao governador pela parceria com o município e também ao deputado federal Aguinaldo Ribeiro que destinou emendas parlamentares para cidade.

“Essa é uma união que tirou Areia do ostracismo. Estamos unidos pelo desenvolvimento dessa cidade com grandes potenciais e que agora tem uma gestão que realmente trabalha pelo seu povo, conquistando novos espaços, mesmo sendo um ano muito difícil devido a pandemia e a crise econômica que assola o Brasil, e ainda tendo o saldo de desorganização herdado da gestão anterior, Dra. Silvia mostra que quando se tem boa vontade, se faz. Estou muito feliz por sentir a firmeza da atual administração em trabalhar pelo povo areiense”, disse Tião.

O deputado destacou ainda que o governador João Azevêdo vem atendendo diversas demandas da cidade, inclusive já esteve em Areia e garantiu realizar obras fundamentais para o progresso do município.

Damião Feliciano que há alguns meses passou por graves problemas de saúde ocasionados pela covid-19, disse que Areia era uma das primeiras cidades que visitava após sua recuperação e pontuou que sempre estará pronto para atender as necessidades dos moradores.

A unidade entre gestão municipal, estadual e os deputados Tião Gomes e Damião Feliciano a cada dia se fortalece ainda mais e quem ganha com isso é a população.

Presentes também os vereadores da base aliada e lideranças municipais que apoiam o deputado Tião e a gestão.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo lança calendário do ciclo 2024 das audiências do Orçamento Democrático

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo lançou, nesta segunda-feira (29), em solenidade no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, o calendário das 16 Audiências Públicas Regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) – Ciclo 2024, que irão acontecer nas 14 regiões geoadministrativas do Estado, envolvendo a população dos 223 municípios paraibanos.

As audiências públicas regionais serão iniciadas, a partir da próxima sexta-feira (3), em Cuité. No sábado (4), Campina Grande (4) sediará a segunda plenária do Orçamento Democrático.

O calendário segue com audiências em Cajazeiras (10 de maio), Sousa (11 de maio), Guarabira (16 de maio), Mamanguape (17 de maio), Catolé do Rocha (31 de maio), Pombal (1 de junho), Patos (7 de junho), Monteiro (8 de junho), Itaporanga (14 de junho), Princesa Isabel (15 de junho), Juazeirinho (5 de julho), Pilar (6 de julho), Itabaiana (12 de julho) e João Pessoa (13 de julho).

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou que o Orçamento Democrático Estadual é mais uma ação do governo que promove inclusão social e fortalece a democracia participativa. “Através do Orçamento Democrático, ouvimos as demandas da sociedade porque esse é um instrumento de empoderamento e que dá respostas reais. Já foram mais de R$ 3,6 bilhões do orçamento investidos nas políticas definidas pela população e  mais de 450 mil participações no Orçamento Democrático, atestando a sua credibilidade e capacidade de oferecer soluções rápidas, contribuindo para a construção de um estado cada vez melhor”, frisou.

O secretário de estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, destacou o aprimoramento do Orçamento Democrático na gestão estadual, que possibilitou uma maior participação da sociedade. Ele também evidenciou a eficácia do mecanismo na elaboração do orçamento do estado. “Nós criamos a plataforma votacao.ode.pb.gov.br e todas as demandas vão para o nosso banco de dados, a própria sociedade elege as três prioridades de cada região, nós levamos esses dados para o governador, criamos marcadores na proposta orçamentária, que é levada à Assembleia Legislativa, e após a aprovação damos andamento às obras e todo o acompanhamento pode ser feito pelo Portal da Transparência”, explicou.

O secretário executivo do Orçamento Democrático Estadual (ODE), Júnior Caroé, afirmou que a participação popular é fundamental para o melhor planejamento das políticas públicas e oferta de  melhores serviços para a população. “Tenho certeza de que faremos o maior e melhor ciclo do Orçamento Democrático que já aconteceu, com um diferencial porque vamos dedicar esta edição à participação das mulheres em consonância com a ONU que determinou 2024 como o ano em que todos os países devem potencializar a participação e o empoderamento feminino. No ano passado, nós tivemos 60% de participação das mulheres no ODE e isso atesta que as paraibanas querem participar”, disse.

A conselheira do Orçamento Democrático da 1ª região administrativa, Pollyannna Oliveira, destacou a importância da participação das pessoas nas plenárias. “Será um momento de ouvir a população, sentir as necessidades, apresentando as demandas para o Governo do Estado. Nós sabemos da confiança da população nesse instrumento que tem dado vez e voz à sociedade que se sente agraciada, principalmente, quando vê seu pleito sendo concretizado”, comentou.

O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.

O vice-governador Lucas Ribeiro; a primeira-dama Ana Maria Lins; a segunda-dama Camila Mariz; o deputado federal Raniery Paulino; os deputados estaduais Wilson Filho, Danielle do Vale, Francisca Motta e Hervázio Bezerra; o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; prefeitos e vereadores de diversos municípios; além de secretários da gestão estadual, dentre eles, Jhony Bezerra (Saúde), Deusdete Queiroga (Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Tibério Limeira (Administração), Nonato Bandeira (Comunicação), Lídia Moura (Mulher e Diversidade Humana), Pollyanna Dutra (Desenvolvimento Humano), Jean Nunes (Segurança Pública e Defesa Social), Roberto Paulino (chefe de Governo) e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador) prestigiaram a solenidade.

Continue Lendo

Paraíba

Luciene, Tacyana e Felipe Leitão prestigiam lançamento da pré-candidatura da pastora Anunciada

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na noite do último sábado (27) a pastora Anunciada (PSB) realizou o lançamento da sua pré-candidatura a vereadora em Bayeux, em um evento bastante prestigiado numa casa de recepções, no Jardim Aeroporto.

O encontro contou com a presença da prefeita Luciene Gomes (Republicanos), do seu esposo Mizael Fofinho e toda sua família, além da participação da pré-candidata a prefeita, Tacyana Leitão (PSB), e do deputado estadual Felipe Leitão.

O local ficou completamente lotado de lideranças, amigos e apoiadores do projeto politico da pastora Anunciada, da Assembleia de Deus Madureira.

“Minha missão como evangelizadora ganha agora mais um capítulo na minha história de vida: fazer também da politica essa missão de transformar vidas”, destacou a pastora que agradeceu a todo gesto de carinho e confiança da prefeita e do seu esposo ao seu projeto.

“Gratidão a Luciene e Mizael pela confiança e apoio nessa jornada. Obrigado de coração. Vamos estar também nessa caminhada com fé, lealdade e gratidão a esse lindo casal Tacyana e Felipe Leitão levando a mensagem de que Bayeux vai avançar ainda mais com Tacyana Leitão na prefeitura. Vou percorrer cada casa, cada rua, todos os bairros reafirmando meu compromisso com os meus amigos e familiares com projeto Tacyana Leitão”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Maio Amarelo 2024: PRF Paraíba inicia campanha de conscientização nesta terça-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba dará início, na próxima terça-feira (30), às atividades referentes ao Maio Amarelo 2024, uma campanha anual dedicada à promoção da segurança viária. Com um cronograma extenso e diversificado de ações educativas e de fiscalização, o objetivo é conscientizar motoristas, passageiros e pedestres sobre a importância de atitudes responsáveis nas estradas.

Este ano, a campanha traz o tema “Paz no trânsito começa por você”, ativa há 11 anos, visa motivar a comunidade a considerar e ponderar sobre a urgência e a relevância da cortesia nas vias, promovendo uma transformação nas atitudes e práticas dos motoristas e demais frequentadores das estradas. As atividades começarão simultaneamente em várias regiões do estado, estendendo-se do litoral ao sertão paraibano.

No litoral paraibano, o evento de abertura ocorrerá na Unidade Operacional da PRF de Mata Redonda, localizada no município de Sobrado/PB. Lá, será realizado o “cinema rodoviário”, uma iniciativa em um ônibus adaptado para palestras, destinado a educar os participantes de forma interativa sobre os perigos nas estradas.

No agreste paraibano, mais precisamente na Unidade Operacional da PRF de Santa Terezinha, em Campina Grande/PB, haverá um comando educativo realizado em parceria com a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). A ação contará com a presença do superintendente regional da PRF, o policial Pedro Ivo, às 16h00. Além de uma sessão de cinema educativo voltada à prevenção de acidentes.

A programação de abertura contempla em sua programação um comando integrado na BR-361, em Patos, coração do sertão paraibano. A ação envolverá a colaboração de várias instituições, incluindo a Polícia Militar da Paraíba (PMPB), a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTRAN), o Corpo de Bombeiros, a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTRANS), o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Guarda Municipal.

Este amplo envolvimento interinstitucional reflete a seriedade e a necessidade de um esforço conjunto para reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito, que continuam a ser um desafio significativo para a segurança pública. O Maio Amarelo é uma oportunidade vital para reforçar esse compromisso com a vida, destacando-se como um período de intensa mobilização para a promoção de um trânsito mais seguro em toda a Paraíba e no Brasil.

A PRF convida todos os usuários das rodovias paraibanos a participarem das atividades programadas e a adotarem comportamentos mais seguros ao volante, contribuindo para um trânsito mais seguro para todos e promovendo a cultura da paz. Afinal, “A paz no trânsito começa por você”.

Continue Lendo