Nos acompanhe

Paraíba

João Pessoa pode ganhar hospital de referência no tratamento de doenças do coração

Publicado

em

Durante a audiência pública realizada pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta quinta-feira (2), para debater o Orçamento Municipal de 2022, o diretor do Hospital Prontovida, Gustavo Rique, defendeu a transformação do equipamento em um hospital de referência no tratamento de doenças do coração. Na oportunidade, ele explicou que a unidade de saúde foi criada, inicialmente, para ser referência no tratamento da Covid-19, mas que com a diminuição dos casos da doença na cidade, 90% dos pacientes do hospital já não são de pessoas acometidas pela enfermidade.

“Doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade no nosso meio, e o atendimento do infarto agudo do miocárdio precisa ser rápido, eficaz e eficiente. Para que isso aconteça, é necessário que o paciente tenha acesso ao tratamento completo nas primeiras 12h dos sintomas. Sabemos que a atenção básica é importante, mas o tratamento do evento em si faz-se necessário em uma unidade hospitalar capaz de atender de forma rápida esse tipo de paciente”, defendeu Gustavo Rique.

De acordo com o diretor do Prontovida, João Pessoa é a única capital do país que não possui esse tipo de equipamento, capaz de oferecer um tratamento rápido, em menos de 90 minutos, a fim de salvar vidas e diminuir as sequelas clínicas, como insuficiência cardíaca. A ideia do hospital referência em tratamento de doenças do coração também é evitar as reinternações hospitalares e diminuir os gastos com o sistema público de saúde, com diminuição no tempo de permanência hospitalar e realização de mais exames.

“O objetivo é criar o Hospital do Coração de João Pessoa, um serviço de referência terciário para tratamento de patologias cardiovasculares, melhorando atendimento aos nossos pacientes e diminuindo a morbimortalidade”, enfatizou o diretor do Prontovida.

O vereador Bruno Farias (Cidadania) defendeu a proposta e pediu a colaboração dos vereadores. “Temos serviços conveniados, mas merecemos ter o Hospital do Coração. Essa apresentação é um apelo para que a Câmara ajude a cidade e o povo, através de emendas impositivas, para que possamos tirar do papel a transformação do Prontovida”, enfatizou. O líder da situação na Casa também salientou que as emendas impositivas sofreram aumento de 46,85%, resultando em mais de R$ 18 milhões, e que metade desse valor precisa ser destinado prioritariamente à área da saúde.

Planejamento da área

A diretora de Planejamento da Saúde Municipal, Joseneida Remígio, respondeu a algumas indagações apresentadas pelos vereadores. Ela informou que o Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos já foi aprovado. “Aprovamos este plano depois de todo um trabalho feito junto a todos os conselhos representantes de todas as categorias da cidade. Ele foi muito bem elaborado, com um olhar voltado às pessoas com deficiência. O orçamento que nos foi apresentado contempla o que foi planejado”, explicou. Respondendo a um questionamento do vereador Marcos Henriques (PT) sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos profissionais da área de Saúde, a diretora garantiu que existe um planejamento para elaboração da peça em comum acordo com a categoria.

Pessoas com deficiência

Representando as pessoas com deficiência, Jaci Guimarães afirmou que essa parcela da população não está sendo atendida em suas necessidades básicas. “É sabido por todos que é lei que a assistência social, no mínimo, garanta as demandas básicas dessas pessoas. Infelizmente, em quatro meses que estou no Município, posso afirmar que os munícipes que recebo não são atendidos com suas necessidades básicas. Nossa maior demanda é com relação à saúde, que é totalmente negligenciada, sendo que há fundos, mas não há remédios”, cobrou Jaci, destacando que é preciso usar o orçamento de maneira adequada e que a Lei Orgânica da Capital faça valer a Lei de Acessibilidade 10.098/2000.

Continue Lendo

Paraíba

Governo lança calendário 2024 das audiências do Orçamento Democrático Estadual na próxima segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão, lançará na próxima segunda-feira (29) o calendário das Audiências Públicas Regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) – Ciclo 2024. O evento acontecerá na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 10h.

No programa semanal “Conversa com o Governador”, o governador João Azevêdo adiantou que as audiências serão iniciadas no dia 3 de maio e todas as demais datas e municípios, que sediarão as plenárias do ODE, serão divulgados nesta segunda-feira.

“Nós faremos, mais uma vez, uma grande festa da democracia participativa, ouvindo o povo, dando respostas rápidas às demandas. O Orçamento Democrático vem, ao longo dos anos, aumentando o número de participantes por conta da sua credibilidade porque o governo apresenta um nível de resolutividade muito alto”, frisou o gestor.

A solenidade de lançamento do Ciclo 2024 será aberta ao público e abrirá o calendário de 16 grandes plenárias que devem acontecer nas 14 regiões geoadministrativas do Estado, envolvendo a população dos 223 municípios paraibanos.

Saiba mais – O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio Maia reforça alianças em Casserengue e participa de entrega de ações e investimentos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Casserengue, localizada no interior do Estado, recebeu importantes investimentos através de emendas parlamentares do deputado federal Gervásio Maia na noite dessa sexta-feira (26/04).

Os recursos destinados visam melhorias significativas na qualidade de vida dos moradores da cidade em obras e custeio da administração.

Ao lado do prefeito Vandegalega, do vice-prefeito Leandro Neixa, além dos vereadores Wellington, Francinaldo e Millian, secretários, líderes comunitários e os cidadãos locais, o deputado detalhou as ações e agradeceu as parcerias no município.

“É uma alegria muito grande pode contribuir por meio das nossas emendas parlamentares para melhorar a qualidade de vida do povo de Casserenge.
Vamos juntos, minha gente”, ressaltou.

Confira:

Continue Lendo