Nos acompanhe

Paraíba

Prefeito abre campanha Janeiro Branco e destaca referência nacional de Campina na saúde mental

Publicado

em

O prefeito Bruno Cunha Lima e a primeira-dama Juliana prestigiaram, na manhã desta terça-feira, 11, na Praça da Bandeira, a abertura da programação alusiva ao Janeiro Branco, campanha com a proposta de chamar a atenção para o tema da saúde mental no cotidiano da população. Janeiro foi escolhido com o mês de conscientização para a saúde mental por ser um período em que as pessoas estão mais voltadas para a definição de metas para o ano que se inicia.

Idealizada pela Coordenação de Saúde Mental do Município, por meio do programa SaudavelMente, e tendo à frente a psicóloga Juliana Figueiredo Cunha Lima, a programação aberta em Campina Grande é realizada em parceria entre as secretarias de Saúde, de Cultura e de Juventude, Esporte e Lazer, além das Coordenadorias da Mulher e da Pessoa com Deficiência.

Marcado pela emoção, o evento teve uma rica programação cultural, integrada por apresentações musicais, dança e muita poesia. Quem compareceu à Praça da Bandeira aplaudiu, entre muitas outras, as apresentações de usuários do CAPs e seus familiares, grupo Asas da Liberdade, da poetisa Anne Karolinne, da cantora Edra Veras e o espetáculo Poética do Amor, numa iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura.

O prefeito Bruno, ao lembrar a máxima “mente sã, corpo são”, destacou ser fundamental a realização de campanhas voltadas para a saúde integral da população, seja em termos físicos, ou mentais. Em sua visão, as doenças mentais geram um grande impacto na vida das pessoas, daí a necessidade de realização de eventos durante todo o mês, para conscientizar a comunidade sobre como ter mais saúde e melhores condições psicológicas, mesmo diante das adversidades do cotidiano.

Lembrando que Campina Grande conta, atualmente, com oito Centros de Atenção Psicossocial, que juntos atendem a 7.960 pessoas, sendo 1.350 crianças, Bruno Cunha Lima ressaltou que a cidade ainda conta com unidades como Ambulatório de Saúde Mental Ivânia Rodrigues. Pontuou que, além das ações das equipes especializadas no setor de saúde, tem sido fundamental o trabalho de pastas como a Secretaria de Cultura, por a arte proporcionar uma visão holística, contemplando o ser humano de forma integral.

Segundo Bruno, esta ação fez com que Campina Grande seja hoje, proporcionalmente, a maior rede de saúde mental do Brasil. A cidade de São Paulo, por exemplo, tem em torno de 0,7 equipamentos para cada cem mil habitantes, enquanto em Campina Grande a proporção já é de dois equipamentos para cada cem mil habitantes. “Isto reflete diretamente na qualidade de vida da nossa população e em todas as questões da cidade, a exemplo do enfrentamento à violência”, destacou.

Engajamento

Especialmente engajada à causa da saúde mental, a primeira-dama Juliana Figueiredo Cunha Lima entende o Janeiro Branco como a oportunidade de ampliar ainda mais as discussões sobre a pauta. “O tema sempre será delicado mas, é preciso abordá-lo. E esse evento é uma oportunidade de chamar a atenção da sociedade para uma pauta tão sensível, importante e atual”, argumentou Juliana, destacando a necessidade da comunidade buscar apoio no campo da saúde mental nos diversos equipamentos hoje disponibilizados pelo governo municipal. Por outro lado, conforme relatou, esta ação não acontece apenas em janeiro, mas durante todo o ano. “Em Campina, as pessoas têm de fato onde buscar e obter ajuda”, pontuou Juliana.

Também fizeram pronunciamentos sobre a importância da campanha Janeiro Branco, Lívia Sales (coordenadora de Saúde Mental do Município), o secretário Gilney Porto (Saúde) e a vereadora Karol Gomes (representando a Câmara Municipal). Todos ressaltaram que, graças ao empenho do governo municipal, a cidade tem alcançado uma posição de destaque neste setor de saúde, atendendo com qualidade todos os segmentos sociais que buscam amparo nos órgãos públicos.

Ainda prestigiaram a programação, entre outras autoridades, o vice-prefeito Lucas Ribeiro; deputado estadual Tovar Correia Lima; os secretários Geraldo Nobre (Sesuma), Walker Neves (Semas), Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico), Gisele Sampaio (Cultura), João Dantas (Executivo de Cultura), Marcos Alfredo (Codecom), Soraya Brasileiro (Sine), Dunga Junior (STTP), Félix Neto (Planejamento); a gerente de eventos da Sede, Ilma Rodrigues e os vereadores Alexandre do Sindicato, Fabiana Gomes e Carol Gomes.

Continue Lendo

Paraíba

Ministério da Saúde amplia vacinação contra a gripe na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir de agora, todas as pessoas com mais de 6 meses de idade já podem se vacinar contra a gripe. O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da campanha para todas as faixas etárias. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância dessa medida. “A vacinação é essencial para proteger a saúde da população e evitar a propagação, especialmente durante as estações mais frias, quando a incidência da gripe tende a aumentar”.

Vale lembrar que a Região Norte do país iniciou a vacinação contra a gripe em novembro do ano passado, tornando-se pioneira nessa antecipação. Por esse motivo, essa região não está incluída nesta nova etapa da campanha.

Início da campanha em públicos prioritários aconteceu em março 

campanha de vacinação contra a gripe em 2024 começou mais cedo nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com as vacinas sendo distribuídas para as Unidades Federadas e seus respectivos municípios logo no início de março, focada em grupos prioritários.

Com a ampliação, o Ministério da Saúde busca garantir uma maior cobertura vacinal e, consequentemente, uma redução nas complicações e internações causadas pela gripe. A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para evitar surtos e garantir a saúde da população durante as estações do outono e inverno.

Mesmo com a ampliação para todas as pessoas acima de 6 meses, o Ministério da Saúde ressalta a importância de proteger os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe, como gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.

Estados e municípios 

Com a ampliação da campanha, os estados e municípios têm autonomia para definir os públicos, de acordo com seus estoques de vacina.

Continue Lendo

Paraíba

TSE confirma que Sara Cabral não pode se candidatar e nem mesmo votar nas Eleições 2024; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirma, através da emissão de Certidão de Quitação Eleitoral, que a ex-prefeita de Bayeux, Sara Cabral está impedida de disputar as Eleições 2024, de regularizar a própria situação perante a Justiça Eleitoral e até mesmo de votar, enquanto durar o impedimento.

Sara Cabral foi punida com a suspensão dos direitos políticos até o ano 2025 por ter provocado danos ao erário nos anos 2000 através da utilização de recursos federais.

De acordo com o documento emitido nesta sexta-feira (03/05), Sara Maria Francisca Medeiros Cabral “não está quite com a Justiça Eleitoral na presente data, em razão de SUSPENSÃO DE POLÍTICOS(IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA), não podendo exercer o voto ou regularizar sua situação eleitoral enquanto durar o impedimento“.

Leia também: Justiça confirma suspensão dos direitos políticos de Sara Cabral até 2025; confira

Leia também: TCU anula condenação e retira nome de Sara Cabral de políticos com ‘contas irregulares’

Sara havia sido liberada recentemente pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para disputar as Eleições 2024, porém, ela foi condenada em pelo menos um dos outros 20 (vinte) processos que enfrenta na Justiça como ex-prefeita de Bayeux.

Clique aqui e confira a íntegra do documento.

Continue Lendo

Paraíba

Bruno Cunha Lima detalha investimentos e ações à cidade após garantia de operação de crédito

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), ressaltou os avanços que a cidade irá receber após a garantia de operação de crédito externo pelo Senado Federal e o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

O contrato garante até US$ 52 milhões para financiar parcialmente o Programa de Mobilidade e Desenvolvimento Socioambiental de Campina Grande, conhecido como ‘Transforma Campina’.

Durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, nesta sexta-feira (03/05), Bruno deu detalhes das ações e obras que serão realizadas com os recursos.

“Essa ação que foi conquistada também através do Senado com a participação de Efraim e Veneziano, que liderou e relatou o processo no plenário, nós garantimos os recursos necessários para fazer a feira e o Mercado Central, segunda etapa do canal de Prado, Bodocongó, um grande condomínio logístico para atrair empresas de distribuição para gerar emprego e renda à Campina, o Parque da Estação Nova, a despoluição do Açude Velho, enfim… são diversas obras que simbolizam emprego, renda e desenvolvimento à cidade e esse é o evento que a boa política faz”, detalhou.

Ouça:

Um dos articuladores no Senado para a aprovação do crédito, Efraim Filho (União Brasil), afirmou que a concessão do empréstimo cessa as tentativas de parlamentares da oposição na Câmara da cidade de tentar prejudicar o desenvolvimento da população.

“Por uma questão de hierarquia das leis, o pronunciamento federal nacional se sobrepõem e é realmente uma atitude muito mesquinha daqueles que querem atrapalhar a gestão prejudicando as pessoas. Isso é inconcebível nos dias de hoje. A própria imprensa e as redes sociais se encarregarão de separar o joio do trigo e de dar à população a verdadeira dimensão de quem quer fazer o bem para Campina Grande e o medo de quem quer atrapalhar com medo de mais uma vez perder as eleições”, disse.

Ouça:

Continue Lendo