Nos acompanhe

Paraíba

Começam ações para implementação do Serviço de Família Acolhedora em Barra de Santana

Publicado

em

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio da Gerência Executiva da Proteção Social Especial e Gerência Operacional de Alta Complexidade, iniciou, nessa quarta-feira (12), na cidade de Barra de Santana, o processo de apresentação e implementação do Serviço Família Acolhedora nos territórios. O município, localizado na 3ª Região Geoadministrativa, é o primeiro a ser visitado pela equipe técnica da Sedh para tratar da implantação do Serviço.

Da visita participaram além da gerente Executiva da Proteção Social Especial, Ana Paula Sales de Medeiros; a técnica de referência do Serviço de Acolhimento Familiar (SAF) da 3° Região – Polo Esperança, Marcela Bezerra; a coordenadora do SAF – Polo João Pessoa, Anne Valéria F. de Freitas e Gerlane Alves, técnica de referência do SAF no Estado, que estiveram reunidas com a rede socioassistencial, rede intersetorial e sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes (Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA e Sistema de Justiça).

O encontro entre as equipes técnicas se faz necessário para que os servidores do município compreendam como se dará a implantação do Serviço de Acolhimento Familiar, de maneira regionalizada, modalidade implantada no Estado. Para a gerente executiva da Proteção Social Especial, Ana Paula Sales de Medeiros, a ida da equipe a Barra de Santana possibilitou a articulação com a gestão municipal e o encontro com toda rede, “oportunidade de apresentar o conceito do que é acolhimento; tipos de acolhimento tipificados dos serviços socioassistenciais; e as vantagens do acolhimento num ambiente familiar”. Na ocasião, também foi apresentado o arcabouço legal, toda base e fundamentação metodológica do serviço, responsabilidades de cada um dos entes: Estado, Município e Sistema de Justiça.

Ana Paula lembra ainda que o acesso para acolhimento será efetivado de duas maneiras: por meio do Poder Judiciário ou do Conselho Tutelar. No encontro foram apresentadas as atribuições da equipe do SAF, as especificidades do serviço em nível de Estado, o passo-a-passo do processo de credenciamento das famílias, bolsa auxílio (valor a ser pago a título de subsidio para a Família Acolhedora, a ser revertido de acordo com o Plano Individual de Acolhimento (PIA) para a criança ou adolescente acolhido).

“Um momento pioneiro. A Paraíba tem se tornado um Estado de referência para o SAF. E o início das visitas aos territórios, aos municípios, fortalece essa relação para garantir o sucesso e êxito na implementação desse Serviço”, avaliou Ana Paula.

Participaram da reunião as secretárias municipais de Desenvolvimento Social e Humano, Antônia Araújo Gomes; de Saúde, Ambrozina Barreto de Lira; de Educação, Iones Enéas Costa Andrade; e o secretário de Governo e Articulação Municipal, Vadeilson Costa; além de servidores municipais do Centro Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Centro Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Apoio Psicosocial (Caps); e representante do Conselho Tutelar.

Serviço Regionalizado de Família Acolhedora – O Serviço de Acolhimento Familiar está previsto na Resolução Nº 109, da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, segundo a qual cabe ao Governo Federal o aporte financeiro, por meio de cofinanciamento, transferindo para o Fundo Estadual de Assistência recursos para implantação e implementação do serviço. Ao Estado, órgão executor, cabe a contrapartida financeira, através de recursos próprios e também dos Fundos Especiais.

A Paraíba está implantando o Serviço de Acolhimento Familiar, na modalidade Regionalizada, contemplando 11 núcleos polos que farão cobertura de municípios de portes I e II. A Regionalização foi aprovada na Resolução Nº 004/2021, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Inicialmente o Serviço será implantado em 47 municípios, das 1ª e 3ª Regiões Geoadministrativas, cujos polos serão os municípios de João Pessoa e Esperança, respectivamente.

A seleção das famílias acolhedoras é feita mediante edital de chamamento. O período do acolhimento poderá ter duração de seis a 18 meses, até que a criança ou adolescente retorne à sua família de origem, extensa ou seja encaminhado para adoção.

Continue Lendo

Paraíba

“Não temos problema nenhum com o adiamento”, diz Cida Ramos ao discordar de Jackson

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual Cida Ramos (PT) se manifestou sobre os adiamentos que a cúpula Nacional do Partido dos Trabalhadores tem aprovado para discutir e definir os rumos políticos da legenda em João Pessoa nas Eleições 2024.

Cida Ramos discorda da fala do presidente estadual da legenda, Jackson Macêdo que, por sua vez, acredita que os adiamentos prejudicam a legenda não apenas na esfera municipal como também, na estadual.

Leia também: “Essa indefinição é muito ruim para o PT”, diz Jackson sobre demora na definição dos rumos da sigla

Segundo Cida, é certo que a direção nacional está utilizando o tempo necessário para resolver impasses que alcançam não apenas João Pessoa mas, também, as cidades de Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR).

“Não temos problema nenhum com o adiamento”, enfatiza a parlamentar que reitera ser a única concorrente oficial ao posto de representante do PT na corrida eleitoral de 2024 na Capital paraibana.

Os comentários de Cida foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (07/05).

Confira o áudio:

 

Continue Lendo

Paraíba

Emerson Panta anuncia concurso com 100 vagas para criação da Guarda Civil Municipal de Santa Rita

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de Santa Rita divulgou nesta segunda-feira (06), a abertura do tão aguardado concurso público para a criação da Guarda Civil Municipal. Sob a liderança do prefeito Emerson Panta, a iniciativa visa fortalecer a segurança pública no município.

O concurso oferece 100 vagas, sendo 40 para contratação imediata e 60 para cadastro reserva. Os candidatos passarão por um processo seletivo rigoroso, incluindo exame intelectual, exame médico, teste físico, investigação social e curso de formação.

As inscrições iniciam no próximo dia 15 de maio e se estendem até o dia 20 de junho. Essas e demais informações podem ser vistas no edital do concurso.

“A criação da Guarda Civil Municipal é uma medida crucial para reforçar a segurança em Santa Rita. Estamos empenhados em garantir a proteção e o bem-estar de nossos cidadãos”, afirmou Panta.

Esse é um projeto que sonhamos juntos, e hoje, estamos podendo anunciar e evidenciar a importância de levar mais qualidade para o nosso povo”, finalizou.

O Secretário Municipal da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Ardnildo Morais, destacou a importância do concurso: “Com a formação da Guarda Civil Municipal, teremos uma equipe dedicada e capacitada para atuar na preservação da ordem pública e na promoção da segurança em nossa cidade”.

O edital do concurso está disponível no site oficial da Prefeitura Municipal de Santa Rita, e as inscrições estarão abertas a todos os interessados em contribuir para a proteção da comunidade.

Continue Lendo

Paraíba

Deputada defende medidas contra evasão escolar e pela alfabetização na idade certa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Durante a 19º Sessão Ordinária da Casa de Epitácio, na manhã desta terça-feira, 07 de maio, a deputada estadual Francisca Motta (Republicanos), repercutiu o sucesso do lançamento do Programa ‘Pé de Meia’, na Paraíba.

A parlamentar reforçou a importância de políticas públicas eficientes, no combate à evasão escolar, principalmente, após a pandemia. “A poupança do Ensino Médio irá beneficiar, só na regional de Patos, cerca de oito mil jovens, que estão no Ensino Médio. Temos convicção de que este incentivo colherá significativos frutos, transformando o futuro e a realidade de milhares de famílias paraibanas e brasileiras”, comemorou.

O lançamento do programa Pé de Meia, ocorreu na última quinta-feira, 02 de maio, no Centro de Convenções de João Pessoa, com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana e do governador João Azevêdo (PSB).

Alfabetiza Mais Paraíba

Ainda na tribuna, a parlamentar sertaneja destacou um ano de implantação do programa ‘Alfabetiza Mais Paraíba’, dentro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

“Na próxima quinta-feira, o governador João Azevêdo irá prestar contas e celebrar um ano de implantação deste programa, que junto com o Pé de Meia, tornam-se dois grandes programas de referência na educação paraibana. Não podemos permitir que alunos saiam do ensino fundamental e cheguem ao ensino médio, com dificuldade na leitura, compreensão de textos, e na escrita”, completou Francisca.

O Alfabetiza Mais Paraíba tem investido, desde 2023, cerca de R$ 23 milhões, em regime de colaboração com os 223 municípios paraibanos, através de atividades técnicas e estratégias pedagógicas.

Ouça o pronunciamento:

Continue Lendo