Nos acompanhe

Paraíba

Prefeito Vitor Hugo inaugura sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Cabedelo

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Cabedelo entregou, nesta sexta-feira (20), a sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectin), recém-criada pela Lei nº 2.198, de 10 de março de 2022 que tem por finalidade, dentre outras, planejar, estudar, desenvolver e executar políticas para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no âmbito municipal.

A pasta também será responsável por executar programas e atividades de desenvolvimento econômico sustentável do município; e integrar e mobilizar a comunidade científica local para participação efetiva nos projetos de Ciência e Tecnologia de Cabedelo.

A sede da Sectin foi inaugurada pelo prefeito Vitor Hugo ao lado do secretário à frente da pasta, Evilásio Cavalcanti Neto, e fica localizada à rua Creuza Josefa Morat,  n°355, em Intermares (Antigo Empório San Patrick), no 2º andar, sala 201.

“Desde que assumi a Prefeitura, sempre tive interesse em criar essa Secretaria, por entender sua importância para o município de Cabedelo. Já avançamos na Infraestrutura, Turismo e em diversas áreas e agora chegou a hora do avanço tecnológico. Evilásio abraçou este projeto e temos a certeza que a pasta terá lugar de destaque exatamente por ter alguém competente à frente. Daqui partirão projetos que favorecerão os setores de Mobilidade Urbana, Saúde, Segurança, Turismo, dentre outros. Não vamos medir esforços, nem recursos, e investiremos o que for possível para Cabedelo, de fato, se configurar como a ‘cidade do futuro’ tão sonhada por todos”, destacou o prefeito Vítor Hugo em seu pronunciamento durante a inauguração.

As ações da Sectin serão norteadas pelos planos e programas institucionais nas esferas federal e estadual e aos programas e planos estratégicos internacionais afetos aos segmentos. A pasta atuará nas áreas de Inclusão Digital, Inclusão em Tecnologia Assistiva, Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia, Arranjo produtivo local, Centro Vocacional Tecnológico, entre outros.

No organograma da secretaria constarão cargos executivos, administrativos, de pesquisa/estudos e operacionais. A Sectin prevê desenvolver projetos que envolvam a comunidade científica local e que favoreçam toda a sociedade, bem como os contribuintes munícipes.

“Este é um momento importante para a gestão, que vem fazendo de tudo para alinhar a melhor forma de fazer política pública. A nossa Secretaria vai fazer o máximo para provocar inovações fazendo com o que os cidadãos consigam ter uma qualidade melhor de vida. Agradeço a atual gestão por essa oportunidade e estaremos aqui para cumprir essa missão com muita responsabilidade e compromisso.  A área da informática é algo que participei por 14 anos em empresa privada, por isso daremos o nosso melhor.  Agradeço também aos envolvidos de todas as Secretarias que vestiram a camisa e nos ajudaram. Nossa cidade é linda e, em breve, será extremamente inovadora”, destacou o secretário Evilásio Cavalcanti.

Smartcity – Após o pronunciamento das autoridades e a visita oficial do prédio, o secretário adjunto Delano Brandão, juntamente com representantes da empresa Digivox, fizeram uma breve explanação de conceitos que visam tornar Cabedelo uma Smartcity –  sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida de uma população.

Foram mencionados alguns projetos como um sistema virtual de viação rodoviária acessível aos usuários, linhas digitais em todas as Secretarias com plataformas em todos os canais para o atendimento do público, mais informações digitais para o contribuinte, dentre outros.

Continue Lendo

Paraíba

Atuação do programa Mais Médicos na Paraíba poderá ser monitorado por moradores através de painel

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Saúde lançou o painel de monitoramento do programa Mais Médicos. O diretor do Programa da Secretaria de Atenção Primária, Jerzey Timóteo, anunciou a novidade durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) realizada na última semana.

O painel vai oferecer acesso a informações detalhadas sobre o programa, incluindo dados segmentados por região, Unidade Federativa (UF) e município. Na Paraíba, há atualmente 453 profissionais do Mais Médicos atuando em 148 municípios.

Dividida em eixos, a ferramenta oferece um panorama com total de vagas ativas, ocupadas, em ocupação e desocupadas; número de profissionais ativos com recortes de gênero, raça, nacionalidade, faixa etária, tipo de equipe e tipo de território no qual atuam. Também disponibiliza informações sobre a atuação na saúde indígena; vagas ativas nos programas de provimento federal; série histórica; potencial de cobertura; e glossário com os principais termos utilizados.

De acordo com o diretor, além da transparência à sociedade em geral, a disponibilização dos dados é uma estratégia para que estados e municípios possam ganhar perspectiva de planejamento, e – consequentemente – expandir o Mais Médicos em seus territórios ou reposicionar os profissionais em médio e longo prazos.

O painel pode ser acessado na página do programa.

Durante a reunião da CIT, Timóteo apresentou os números atuais, disponíveis no painel. Dos 28 mil médicos alocados, há 25.636 profissionais ativos em 4.566 municípios. Segundo o diretor, a diferença quantitativa é relativa a um processo de reposição de médicos em andamento e à quantidade de profissionais prevista para participar do próximo MAAv – o módulo de acolhimento e avaliação dos médicos intercambistas – em junho.

Cerca de 80% das vagas ocupadas recebem financiamento federal e, em cerca de 20%, há coparticipação por parte dos municípios. Em relação aos territórios, são do Mais Médicos cerca de 60% dos médicos atuando em municípios em vulnerabilidade muito alta. Em locais de vulnerabilidade alta, o percentual de médicos do programa é de 56%. “A gente conclui que o Mais Médicos está onde ele deve estar: nos municípios que mais precisam”, disse o diretor.

Timóteo também mostrou um balanço de ações do programa, entre 2023 e 2024. No período, o número de médicos ativos aumentou 92% em relação a dezembro de 2022; houve acréscimo de 744 municípios participantes; cerca de 16 mil médicos começaram a especialização em medicina de família e comunidade, em 2024; e foram criadas cerca de 1 mil novas vagas para Saúde Indígena, Saúde Prisional e Consultório na Rua e outras 1 mil na Amazônia Legal, com recursos diretos do Ministério da Saúde.

Entre as ações em andamento, o diretor destacou a inclusão de cotas étnico-raciais no Mais Médicos. “Trouxemos coerência ao programa com esse trabalho em conjunto com os ministérios da Igualdade Racial e do Desenvolvimento e mais Conass, Conasems e especialistas. Um grupo de trabalho está concluindo a estruturação, de forma que o próximo edital de adesão de médicos trará essa novidade”.

Além disso, em construção junto com o Ministério da Educação e a Rede UNA-SUS, há estratégias de especializações em Saúde Indígena, em preceptoria, em medicina de família e comunidade, e também novos mestrados e doutorados.

Continue Lendo

Paraíba

Cúpula Nacional do PT decidirá rumos da legenda em João Pessoa na próxima segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Cúpula Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) se reunirá na segunda-feira (06/05) para decidir os rumos da legenda em João Pessoa com vistas às Eleições 2024.

A Capital paraibana, João Pessoa, ao lado de Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR) forma a lista das Capitais onde a decisão final sobre candidatura da legenda caberá ao Diretório Nacional.

O PT Municipal está rachado em território pessoense e, portanto, partirá do Diretório Nacional a decisão se a legenda lançará ou não candidatura própria na cidade ou se apoiará outra sigla no pleito de outubro.

O racha

O racha no PT de João Pessoa se deu pelo acirramento da disputa interna entre a deputada estadual Cida Ramos e o deputado estadual Luciano Cartaxo que, desejam, respectivamente representar a legenda na corrida eleitoral ao comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A preço de hoje, Cida Ramos é o único nome disposto à pré-candidatura uma vez que Cartaxo renunciou oficialmente à disputa na segunda-feira (11/03) e disse que não mais se candidataria a prefeito pelo PT nas Eleições 2024.

A situação se complicou porque Cartaxo, apesar da renúncia pública e oficial, decidiu buscar apoio em Brasília para tentar reverter a situação em favor próprio junto à cúpula nacional para ser o nome do PT na corrida eleitoral pessoense.

Como parte da estratégia Cartaxo buscou Ricardo Coutinho que, agora mora em Brasília, e mantém relação suficientemente próxima à Presidência da República para emplacar a esposa em um cargo federal. E, conseguiu apoio de Luiz Couto que, enquanto deputado federal, chegou a se manifestar na Tribuna da Câmara com uma declaração pró-Cartaxo para pré-candidato do PT em JP.

Leia também: De olho na PMJP: Cartaxo surpreende e recorre a Ricardo Coutinho para derrubar Cida

Leia também: Luiz Couto ocupa Tribuna da Câmara dos Deputados para declarar apoio a pré-candidatura de Cartaxo

Leia também: “Não disputarei a candidatura à Prefeitura de João Pessoa”, afirma Cartaxo em Nota Oficial

Leia também: Governo Lula nomeia mulher de Ricardo para cargo de direção no Ministério da Saúde

O ex-governador Ricardo Coutinho decidiu atender ao pedido de Cartaxo e, junto com a ex-deputada Estela Bezerra e a ex-prefeita Márcia Lucena, todos do PT, decidiram, através de um ‘Manifesto’, declarar apoio público ao projeto do deputado estadual de ser o nome do Partido dos Trabalhadores para disputar o comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nas Eleições 2024.

Com isso, a disputa interna ficou fora de controle e carente de uma intervenção da cúpula nacional petista.

Continue Lendo

Paraíba

Ministro da Educação e governador da Paraíba lançam programa Pé-de-Meia na Paraíba, nesta sexta

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Educação (MEC) e o governo da Paraíba formalizarão a adesão do estado ao programa Pé-de-Meia: a poupança do ensino médio. 

O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e o governador da Paraíba, João Azevêdo, detalharão o Pé-de-Meia às 9h30 da sexta-feira, 3 de maio, no Teatro Pedra do Reino, no Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa (PB). 

Na ocasião, serão divulgados critérios e formas de acesso e permanência no programa para os estudantes matriculados no ensino médio público paraibano.    

A colaboração entre o Governo Federal e os entes federados ocorre por meio da sensibilização das redes públicas ofertantes de ensino médio, que são responsáveis por prestar as informações necessárias à execução do programa.     

Clique aqui e saiba mais sobre o programa.

Continue Lendo