Nos acompanhe

Melhor resolução das imagens e maior precisão no diagnóstico. Essas são algumas das vantagens do novo equipamento de mamografia do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O aparelho foi inaugurado nesta quarta-feira (29) numa solenidade que contou com a presença do reitor da Universidade Federal da Paraíba, Valdiney Gouveia.

Instalado na Unidade de Diagnóstico por Imagem, o equipamento representa investimentos em torno de 850 mil reais. “Esse equipamento substitui um aparelho que já estava há mais de uma década em funcionamento, era obsoleto e não tinha mais condições de proporcionar à população exames com acurácia e precisão, dificultando na hora do diagnóstico feito por nossos mastologistas e radiologistas”, declarou o superintendente do HULW, Marcelo Tissiani.

Com tecnologia digital, o aparelho permite que as imagens sejam obtidas em segundos, o que também reduz o tempo de exame. Por meio de um sistema avançado de processamento, que inclui hardwares e softwares, o novo mamógrafo também oferece melhor resolução nas imagens mamárias e, consequentemente, maior precisão no diagnóstico médico.

O chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem, Vítor Nascimento, disse que a entrega do novo mamógrafo representa uma vitória para o setor. “A gente estava com dois equipamentos que davam uma série de problemas, pois eram bem antigos”, afirma. Segundo Vítor, o mamógrafo digital DR não tem mais cassete; ou seja, com o novo aparelho não é mais necessário a utilização daquela “antiga chapa” para fazer o exame, o que garante rapidez ao procedimento.

“A técnica posiciona a paciente para fazer o exame e, logo depois do disparo do feixe de raios X, ela consegue ver na hora se a imagem ficou boa ou não, se precisa repetir a imagem ou se já pode dispensar a paciente. Isso dá uma celeridade absurda ao exame. Se antes eram necessários de 15 a 20 minutos para realizar um exame, agora bastam de 3 a 5 minutos, caso a paciente não tenha alguma comorbidade, explicou o chefe da UDI.

Para a mastologista Jeane Guedes, a aquisição do mamógrafo digital é uma grande conquista para a população. “A gente poder oferecer um serviço com um mamógrafo de qualidade e trabalhar na prevenção e no diagnóstico precoce é maravilhoso! Realmente, estou emocionada! A gente oferecer isso aqui é tudo o que eu sonhava”, disse. “O câncer de mama tem cura e depende, exclusivamente, do diagnóstico precoce”, ressaltou a especialista.

Maior capacidade de realização de exames

Durante a entrega do mamógrafo digital, o superintendente do Lauro Wanderley ressaltou a capacidade do novo aparelho. “Trata-se de um equipamento com capacidade muito maior de produção de exames do que a antiga máquina, que estava realizando apenas cem exames por mês”, destacou Tissiani. O mamógrafo digital adquirido pelo hospital-escola tem capacidade instalada de realização de até 400 exames de mamografia por mês. Um número bem superior à quantidade de exames realizados antes.

Para o gerente de Atenção à Saúde do HULW, José Eymard Medeiros, mais do que estar inaugurando um aparelho novo, com a tecnologia de ponta, o importante é a qualidade do serviço que o novo equipamento pode prestar à população paraibana. “É um aparelho que permite a realização do exame de mamografia num tempo mais curto, mas, acima de tudo, possibilita diagnóstico mais preciso e precoce, em fases ainda muito iniciais do câncer de mama. E isso traz o que é ainda mais importante: a preservação da saúde da paciente”, declarou. Ele destacou que esse é mais um investimento do HULW para a modernização de seu parque tecnológico.

Conforme o chefe da Unidade de Engenharia Clínica, Rafael Moraes Gadelha, a principal vantagem do novo mamógrafo é a tecnologia digital. “Tal tecnologia possibilita a integração com o sistema PACS (Picture Archiving and Communication System) do hospital, garantindo maior velocidade nos procedimentos, compartilhamento e arquivamento adequado das imagens médicas, além de possibilitar futuras integrações com o prontuário eletrônico e telemedicina”, explica.

Continue Lendo

Paraíba

Vereador de Campina Grande é alvo de tentativa de agressão durante entrevista em emissora de rádio

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador Márcio Melo (Podemos), primo do deputado Romero Rodrigues (Podemos), revelou ter sido alvo de tentativa de agressão enquanto concedia entrevista no último sábado (27/04) a uma emissora de rádio do distrito de Galante.

De acordo com o parlamentar, ele só tomou conhecimento após o fim da entrevista devido ao agressor ter sido contido pelas pessoas que se encontravam no local. Márcio afirmou, ainda, que o individuo que tentou invadir o estúdio seria um servidor da prefeitura de Campina Grande e que estaria portando uma arma branca.

“Disseram que ele estava armado com uma faca ou um punhal lá, e aí os meninos controlaram ele e botaram ele para sair do local e não conseguiu entrar na rádio. Mas graças a Deus isso ai está superado, não são essas coisas que vai deixar a gente de fazer nosso trabalho”, afirmou durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM.

Ouça:

Durante a fala, Márcio fazia críticas a um suplente de vereador da Câmara Municipal de Campina Grande, o acusando de fazer terrorismo ameaçando pessoas.

“Hoje nós estamos vivendo uma verdadeira onda de terrorismo, aonde temos um suplente de vereador ameaçando as pessoas, e olha que essas pessoas deviam parar para pensar porque tem pessoas que não poderiam nem abrir a boca porque está cheio de processos e pode terminar revertendo contra ela. Temos que procurar dar melhoria de vida para o povo que precisa”, disse.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Juiz Aluízio Bezerra é eleito novo desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba escolheu o juiz Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador da Corte estadual. A eleição, por critério de merecimento, ocorreu em uma sessão extraordinária administrativa realizada nesta segunda-feira (29/04).

De acordo com a matéria publicada pelo Conversa Política, assinado pelos jornalistas Angélica Nunes e Laerte Cerqueira, Aluízio Bezerra vai ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Marcos Willian de Oliveira.

A eleição foi realizada com votação aberta, na qual foram avaliados pelos desembargadores critérios de desempenho (aspecto qualitativo da prestação jurisdicional), produtividade (aspecto quantitativo da prestação jurisdicional), presteza no exercício das funções e aperfeiçoamento técnico.

Saiu como mais votado o juiz Carlos Eduardo Leite Lisboa, com 79,6, seguido por Aluízio Bezerra (74,2) e Manoel Abrantes (68,8).

O presidente do TJ, desembargador João Benedito, no entanto, nomeou Aluízio seguindo a regra da Constituição Federal de que “aquele que figurar na lista tríplice por três vezes, que é a hipótese, será o nomeado”.

Candidatos

Inicialmente 18 juízes se candidataram à vaga.

O desembargador Romero Marcelo levantou uma questão de ordem e oito candidatos foram desclassificados por não apresentarem a documentação completa dentro do prazo do edital.

Assim, foram excluídos: Marcos Coelho de Salles, Carlos Antônio Sarmento, Eslu Eloy Filho, João Batista Vasconcelos, Vandemberg de Freitas Rocha, Horácio Ferreira de Melo Júnior, Onaldo Rocha de Queiroga e Inácio Jário Queiroz de Albuquerque.

O juiz Sivanildo Torres Ferreira já tinha tido a candidatura impugnada e estava fora da disputa.

Após a análise, sobraram na disputa, na seguinte ordem (pela antiguidade na entrância):

  1. Wolfram da Cunha Ramos, 2ª colocação – quinto;
  2. Miguel de Britto Lyra Filho, 5ª colocação – quinto;
  3. Aluízio Bezerra Filho, 8ª colocação – quinto;
  4. José Ferreira Ramos Júnior, 11ª colocação – quinto;
  5. Carlos Eduardo Leite Lisboa, 12ª colocação – quinto;
  6. Alexandre Targino Gomes Falcão, 17ª colocação – quinto;
  7. José Herbert Luna Lisboa, 18ª colocação – quinto;
  8. Manoel Gonçalves Dantas de Abrantes, 21ª colocação – quinto;
  9. Maria de Fátima Lúcia Ramalho, 23ª colocação – quinto.

Continue Lendo

Paraíba

‘Oficina da Vitória’: Romero participa de evento do Podemos para pré-candidatos e filiados da sigla

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal paraibano Romero Rodrigues (PSC/Podemos) participou da ‘Oficina da Vitória’, evento do Podemos direcionado para pré-candidatos ao pleito de outubro e para filiados da sigla.

Romero Rodrigues participou por videoconferência, uma vez que estava em São Paulo para resolver demandas referentes à saúde.

Segundo o parlamentar, o evento partidário é promovido pela cúpula nacional do Podemos que está sendo realizado em todos os Estados da Federação.

Os comentários do deputado foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta segunda-feira (29/04).

Confira o áudio:

Continue Lendo