Nos acompanhe

Paraíba

Funjope apoia 5º Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB

Publicado

em

Com o apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), o Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), promove, de 12 a 20 de agosto, o 5º de Festival Internacional de Música de Câmara, que acontece, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, na UFPB, a partir das 20h.

“A Funjope acredita que esse Festival de Música, realizado no ambiente da UFPB, tem muita importância musical para a cultura musical de João Pessoa. É um Festival já consolidado e deixa marcas, inclusive, na formação de jovens músicos e também na formação de plateia, que é importante para nós que trabalhamos na questão de política de cultura”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele destacou que existe, há muitos anos, um diálogo com o professor Felipe Aquino, e com a própria UFPB e, por isso, a Fundação não poderia deixar de dar um apoio à organização do Festival. “Esse Festival deve extrapolar, na nossa perspectiva, os muros da UFPB, e se tornar uma referência na música instrumental na cidade de João Pessoa e na Paraíba”, acrescentou.

Felipe Avellar de Aquino, professor de violoncelo do Departamento de Música da UFPB, disse que o Festival faz parte de um grande projeto de internacionalização da área de música da UFPB. Para ele, é um espaço de difusão da produção artística da Pós-Graduação em Música da UFPB e de intercâmbio artístico.

“A troca de experiências artísticas com docentes de outros países é extremamente enriquecedora, estabelecendo novas parcerias e conexões acadêmicas. Além disso, um evento desta natureza abre oportunidades para nossos alunos, que se apresentam em masterclasses para os docentes convidados e, muitas vezes, se transformam em oportunidades de prosseguimento de estudos fora do País”, afirmou.

O Festival é uma iniciativa da área de Práticas Interpretativas do Programa de Pós-Graduação em Música, envolvendo os docentes das subáreas de piano, cordas, sopros e metais, e fomenta a produção artística docente da área de música da UFPB, fortalecendo e promovendo o PPGM. A proposta tem forte cunho pedagógico, através da realização de dez masterclasses para os alunos da UFPB e de outras instituições musicais.

O evento busca fortalecer o intercâmbio artístico com as melhores instituições na área de música do Brasil e do exterior, como parte do processo de internacionalização do Programa, trazendo importantes musicistas para a UFPB, ao mesmo tempo em que se desdobra em amplos projetos artísticos e de pesquisa, com parcerias e fomento internacional.

Convidados e parceiros – Além de instituições docentes convidadas, há parceria com a Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB), que fará o concerto de abertura, sob a regência do maestro e violinista norte-americano Paul Hsung-Ling Chou, Maestro da Pennsylvania Sinfonia Orchestra.

Entre os que confirmaram presença, estão a violinista virtuose chinesa Weiwei Le e a renomada violista Kate Hamilton, ambas da University of Nevada Las Vegas, esta última co-diretora artística do Festival, além dos importantes pianistas Solungga Liu (Bowling Green StateUniversity) e David Witten (Montclair State University).

Eles se juntam a músicos da UFPB, UFPE, EMAN e conjuntos como o Sexteto Brassil, Fórmula Duo e OSUFPB para a realização do evento. Este ano são 18 formações camerísticas diferentes – entre duos, trios, quartetos e quintetos -, além da Orquestra Sinfônica da UFPB, que se apresentam ao longo de uma semana.

Música e filosofia – Este ano o Festival estabelece um diálogo entre a música e a filosofia, com a presença filósofos residentes em João Pessoa, incluindo Marcus Alves, Ana Thereza Dürmaier, Maria das Neves Franca, Gilfranco Lucena dos Santos, Marcone Pequeno, Gabriel Rezende, Rainer Patriota, Marcílio Franca e Eduardo Rabenhorst. Músicos convidados da China, Taiwan e Estados Unidos também participam.

Cada concerto é precedido por uma breve palestra que estimula as percepções entre a música e a filosofia, estabelecendo uma relação do texto filosófico com o repertório apresentado a cada noite. O site do Festival é https://festivalufpb2022.homesteadcloud.com

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo