Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de Cabedelo entrega documentos e regulariza mais de 80 casas populares no Jacaré

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação (Seplah), entregou, nesta quinta-feira (11), 84 documentos de titularidade a beneficiários de casas populares na comunidade de Oceania VI, no bairro de Jacaré.

A ação integra a segunda etapa do projeto Habita Legal, regulamentado pela Lei 2.019, de 02 de outubro de 2019. A maioria dos imóveis estava em situação irregular, pois haviam sido doados em gestões passadas pela própria Prefeitura, sendo construídos com verbas públicas, mas não possuíam Escrituras, Termos de Posse ou nenhum documento que comprovasse o domínio dos proprietários beneficiados.

Tal situação se justifica pela inadimplência que ainda existiam com os antigos proprietários dos terrenos. Alguns deles, inclusive, já iriam entrar em processo de despejo, não fosse iniciativa da PMC.

“Estamos trabalhando incansavelmente todos os dias para tentar dar mais dignidade e qualidade de vida aos cidadãos cabedelenses. Sei que ainda há muita coisa para ser feita e que são muitos os problemas, mas tenho a certeza de que em apenas 3 anos de gestão, com 2 anos pandemia, conseguimos avançar muito na cidade.  Importante ressaltar que já pavimentamos dezenas de ruas neste bairro e implantamos um Restaurante Popular…E vamos continuar trabalho muito. Para esse projeto de regularização fundiária a nossa gestão já investiu mais de 3 milhões de reais em indenizações. Sem isto, muitos já teriam sido despejados de suas casas. Vamos continuar acreditando no progresso de nossa cidade e também seguindo com esta ação de regularização em outras comunidades que também precisam”, destacou o prefeito Vitor Hugo em seu pronunciamento.

O secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Rodrigo Martinez, explicou sobre as etapas do programa Habita Legal.

“Algum tempo atrás, uma comissão de moradores procurou a Prefeitura preocupada com os terrenos que estavam em lotes particulares e o proprietário havia reivindicado a reintegração de posse, solicitando o despejo das famílias. A gestão municipal, de pronto, assumiu o compromisso, indenizou o proprietário e agora chega o dia de entregar as escrituras definitivas. Esse momento é a última etapa do programa Habita Legal, que foi criado prevendo a regularização fundiária de todos os imóveis que se encontram em situação irregular no município. Isso é ofertar cidadania! Já foram entregues mais de 300 escrituras e ainda estimamos mais de mil imóveis para serem regularizados”.

Há anos, os moradores aguardavam a regularização fundiária de seus imóveis e alguns já não tinham esperança. É o caso da funcionária pública Josiane Batista, mais conhecida como Dona Mocinha, que foi a primeira da solenidade a receber o documento. Residente da comunidade Oceania VI, do bairro do Jacaré, desde a década de 90, ela representa a luta e o sofrimento de muitos moradores.

“Eu e meu esposo chegamos aqui em 1993 e, juntando nossas economias, compramos o terreno com muito sacrifício, em 2000. Depois de oito anos descobrimos que o mesmo terreno não nos pertencia! Sempre buscamos a Prefeitura para legalizar, desde àquela época. Não tem ninguém que invadiu terreno aqui. Isso tudo é uma grande vitória, eu já tinha perdido as esperanças, mas graças a Deus, depois de muito suor, temos essa conquista”, disse, emocionada.

O pedreiro Carlos Pereira Gonzaga também demonstrou muita gratidão, afirmando que existia muito temor por parte deles.

“Sou morador daqui há uns cinco anos e agradeço a iniciativa da Prefeitura.  Com essa escritura vamos passar a ser donos, de fato, dos terrenos. Antes apareciam uns sabidos por aqui que saíam marcando os terrenos e muitos tiveram que pagar. Agora, acabou o medo. Isso nos dá uma tranquilidade, com certeza”, concluiu o morador.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Novidade zero: no Sertão, Gervásio defende Lula e Wellington Roberto defende Bolsonaro; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A festa de 30 anos de emancipação política de Aparecida, cidade localizada no Sertão do Estado, celebrada neste domingo (05/05), protagonizou um embate entre os deputados federais, Gervásio Maia (PSB) e Wellington Roberto (PL), representando Lula e Bolsonaro respectivamente.

As divergências no palanque iniciaram-se quando Gervásio fez uso do microfone para destacar as ações do atual presidente da República na Paraíba e no Nordeste, além de disparar contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Acabou-se o tempo em que o Nordeste ficava a mercê de tudo e de todas as políticas públicas, porque as políticas ficavam somente para os Estados ricos da federação, somente das regiões Sul e Sudeste. E hoje, graças a Deus nós temos mais uma vez um presidente da República nordestino que está cuidando do Nordeste, que veio nos primeiros meses do seu mandato no ano passado para inaugurar o primeiro parque híbrido de energia limpa do Nordeste, responsável pela geração de mais de 30% da energia que os paraibanos consomem. Água é riqueza, energia é riqueza e o Nordeste hoje é exemplo para o mundo de energia limpa e renovável. Nós já estamos ajudando aqueles que escantearam a gente em décadas passadas com as energias produzidas aqui no solo paraibano”, afirmou conforme registrado pelo Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM.

Ouça:

 

A fala não agradou o parlamentar bolsonarista, que rebateu Gervásio afirmando que não vai fazer discurso direcionado ao governo federal.

“Dizer deputado Gervásio, que eu não vou fazer aqui o discurso direcionado para governo central, eu vou fazer um discurso aqui daquilo que eu fiz, e no que eu pretendo fazer. Quando o locutor de uma forma muito habilidosa falava e respeitava todos os números que por aqui passaram, essa nossa confraternização hoje e que disse que tinha errado o número de Gervásio Maia, e foi corrigido pelo próprio deputado, eu acho que meu número é bem diferenciado. O meu número é diferenciado de um governo aonde fizemos e está aí através das postagens desse prefeito, esse prefeito que não me deixa mentir, ele que sabe o que fizemos. Foram diversas ações na área da Saúde, custeio perdi a conta, na Ação Social da mesma forma, na Estrutura não tem nem como calcular, no Turismo, Esporte, enfim…”, disse.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo revela prazo para definição de chapa em CG; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), disse nesta segunda-feira (06/05), que a definição da chapa de oposição em Campina Grande nas eleições deste ano deve ficar para o mês de junho.

Além de nomes já postos como possíveis pré-candidatos, como o do secretário de Saúde, Jhony Bezerra (PSB) e do deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB), também especula-se o nome do deputado federal e ex-prefeito da cidade, Romero Rodrigues (PSC).

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, o governador ressaltou que a decisão de Romero sobre o pleito cabe exclusivamente ao deputado.

“Junho é um mês bom para que a gente possa porque tem que começar, e eu disse que em junho nós vamos estar anunciando o nome lá em Campina Grande. Eu não conversei com Romero, a posição de Romero e isso tudo tem que ser cobrado dele, eu não posso falar por outra pessoa”, pontuou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba envia bombeiros militares e equipamentos para auxiliar às vítimas das enchentes no RS

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba encaminhou, na manhã desta segunda-feira (6), uma equipe de bombeiros militares especialistas em desastres para auxiliar no resgate e salvamento de vítimas das enchentes provocadas pelas fortes chuvas caídas no Rio Grande do Sul. Ao todo, foram enviados 18 militares – homens e mulheres –, como também viaturas de busca e salvamento, botes infláveis de salvamento e uma viatura de canil para transporte de dois cães farejadores para este tipo de ocorrência. A saída dos militares foi acompanhada pelo vice-governador Lucas Ribeiro.

“O país inteiro está consternado com essa tragédia que assola o povo gaúcho. E a Paraíba se faz presente para ajudar, para socorrer quem mais está precisando. Esse é o espírito do povo paraibano. Por orientação do governador João Azevêdo, mobilizamos nossos bombeiros, equipamentos e recursos para dar suporte às famílias afetadas por esse desastre. Desejamos que essa missão seja abençoada e que nossos bombeiros retornem em segurança”, afirmou o vice-governador.

O sub-comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Lucas Medeiros, destacou o papel da corporação no apoio à população do Rio Grande do Sul. “Com certeza esses militares irão prestar o socorro da melhor forma possível para que tenham bons resultados. Que tragam tranquilidade para as famílias, que levem ajuda humanitária, que levem acalento para aquele povo que está tão sofrido”, disse, acrescentando que, caso haja necessidade, novas equipes serão enviadas ao Rio Grande do Sul.

A equipe de bombeiros militares da Paraíba se juntará aos que já estão no Rio Grande do Sul oriundos dos demais Estados atuando em busca e resgate de pessoas em áreas alagadas, recuperação de corpos soterrados, por meio dos cães farejadores Raja e Rana, como também ajudar nas ações humanitárias.

Continue Lendo