Nos acompanhe

Paraíba

Projeto Conexão Mundo abre inscrições em dois editais para professores da Rede Estadual

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB), por meio do Projeto Conexão Mundo, abriu inscrições para Curso de Especialização na Universidade de Mondragon, na Espanha, e seleção de Professores Formadores para vagas remanescentes do projeto, ambas voltadas para professores da Rede Estadual de Ensino da Paraíba. As inscrições podem ser feitas por meio do link https://linktr.ee/conexaomundo.

Especialização: O curso de Especialização será realizado em parceria com a Universidade de Mondragon, na Espanha, e será realizado de forma on-line e presencial, em três linhas de formação, com oferta de 50 vagas, sendo 15 vagas para Formação Pedagógica em Comunicação e Marketing nas Organizações; 15 vagas para Formação Pedagógica em Meio Ambiente, Sustentabilidade e Energias; e 20 vagas para Educação Cooperativa.  As inscrições vão até o dia 28 de agosto.

Cada um dos módulos contará com sessões síncronas para compartilhar, aprofundar, debater e avançar no desenvolvimento de seus objetivos de aprendizagem. Estas sessões serão ministradas por professores tutores responsáveis por cada módulo.

Podem participar da seleção, os professores que estejam em pleno exercício de suas funções em sala de aula, lecionando componentes da BNCC e de Componentes Específicos da Educação Profissional e Técnica desde que atendidos os requisitos e critérios específicos de cada um dos cursos.

Formadores: Já a seleção para Professores Formadores oferta 13 vagas, sendo seis vagas para Língua Inglesa e sete para Língua Espanhola. As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de agosto.

A ação tem por objetivo selecionar servidores para desempenhar a função de Professor Formador com vistas à formação, elaboração de material pedagógico, disponibilização de conteúdo, ministração de aulas, de acordo com as orientações da SEECT/PB. As iniciativas têm o intuito de contribuir com a formação continuada de Professores da Rede Estadual de Ensino da Paraíba por meio de plataformas digitais ou presencialmente, incluindo-se a capacitação de Tutores que, por sua vez, irão ministrar as aulas do curso de idiomas do Conexão Mundo.

Continue Lendo

Paraíba

“Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões”, diz Tárcio ao defender ‘Vaquinha Virtual’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O pré-candidato a prefeito de João Pessoa, Tárcio Teixeira (PSOL), saiu em defesa da “Vaqunha Virtual”, campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, observadas a vedação a pedido de voto e as regras relativas à propaganda eleitoral na internet (Lei nº 9.504/1997, art. 22-A, § 3º; e Res.-TSE nº 23.610/2019, art. 3º, § 4º).

Segundo Tárcio, o primeiro a lançar a campanha de arrecadação virtual em João Pessoa com vistas às Eleições 2024, esse recurso é um que ajuda a proporcionar mais equilíbrio entre os que têm poucos e os que têm mais recursos.

Um contraponto a candidatos que já tem seus milhões“, afirmou Teixeira.

Leia também: Liberadas realizações de ‘Vaquinhas virtuais’ para financiamento coletivo de campanha eleitoral

Os comentários de Tárcio Teixeira foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Governado da Paraíba questiona no STF alterações no Plano Plurianual do Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo, questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) alterações feitas pela Assembleia Legislativa estadual na Lei que institui o Plano Plurianual (2024-2027) do Estado. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7643) está sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

No processo, o governador alega que a Assembleia instituiu novos prazos para pagamento de emendas parlamentares individuais, apesar de já estarem previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estadual. Azevêdo diz que os dispositivos foram vetados pelo governo, mas os parlamentares derrubaram os vetos e mantiveram os trechos agora questionados no Plano Plurianual.

Para o governo, manter os novos prazos para a execução de emendas viola princípios constitucionais em matéria orçamentária, como a previsibilidade e a segurança jurídica. Isso porque, de acordo com o Executivo estadual, os prazos são mais restritivos do que os estabelecidos pela LDO. “As inserções parlamentares que fixaram prazos distintos para a execução orçamentária de 2024, além de descaracterizar a essência do projeto, usurparam competências da LDO, contrariando o modelo constitucional de planejamento orçamentário”, afirma Azevêdo.

Na ADI, o governador pede uma decisão liminar (urgente e provisória) para suspender a eficácia dos trechos que criaram os novos prazos. A urgência é justificada pelo risco de desestabilização do planejamento das contas públicas em 2024.

Clique aqui e confira o documento.

Continue Lendo

Paraíba

“Ele será muito bem-vindo”, diz Chico Mendes sobre possibilidade de Romero no grupo aliado em CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O líder da bancada do Governo, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Chico Mendes (PSB), confirmou que trabalha para alcançar a unidade do grupo também em Campina Grande.

Ao ser questionado sobre a possibilidade da chegada do deputado federal Romero Rodrigues (PSC/Podemos) ao grupo, Chico “rasgou” elogios ao campinense.

Acho Romero Rodrigues um quadro excepcional […] ele será muito bem-vindo“, frisou Chico Mendes.

A fala do parlamentar foi registrada pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (15/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo