Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de Conde realiza em setembro o Festival do Inhame e Brega Conde

Publicado

em

A Prefeitura Muncipal de Conde por meio das Secretarias de Turismo e Comunicação, realizará nos dias 23 e 24 de setembro, na Praça do Mar, em Jacumã, a primeira edição do Festival do Inhame e Brega Conde. Na programação, grandes nomes nacionais e regionais da música brega vão animar o público que também vai conhecer um pouco mais da cultura do inhame, tubérculo que tem grande produção na agricultura do município.

De acordo com a secretária de turismo, Marília Melo, o festival do Inhame e Brega Conde vai reunir num só evento, música e gastronomia da melhor qualidade. “O nosso calendário de eventos está repleto de festividades que vão atender a todos os públicos e com a realização destas festas, vamos movimentar a economia, o turismo e o nosso comércio”, afirmou a secretária.

As atrações confirmadas para o Festival do Inhame e Brega Conde são: Fernando Mendes, Tinho Santos, Varal de Cabaré, Altemar Dutra Junior, Banda Sentimentos, Nalbert Lima, Felipe Rossi, Conde Só Brega e Joyce Tayná, que se apresentarão nas duas noites de shows que vão acontecer na Praça do Mar. Na estrutura do evento, espaço para gastronomia e informações sobre a cultura da produção do inhame no município de Conde.

“O Conde tem mais de 70% de área de rural e a grande maioria dos agricultores plantam e comercializam o inhame, o que nos torna um dos grandes produtores da região. Promover um evento para falar mais de nossa produção agrícola é muito importante para que as pessoas conheçam além do Conde das belas praias, o Conde que tem uma grande produção rural e valoriza a agricultura familiar”, enfatizou o secretário de agropecuária e pesca, Juscelino Correia.

Para o secretário de comunicação, William Tejo, a junção da gastronomia, agricultura e música num só evento, trabalha também a diversidade cultural dentro do município. “O Festival do Inhame e Brega Conde tem um diferencial de outros eventos, pois une vários segmentos numa única festa. Com a criação do calendário de eventos do município, a prefeitura vai ter um planejamento mais organizado para a realização de festividades e possibilitar aos comerciantes, moradores e turistas, opções de lazer, como também uma alternativa para garantir uma renda extra, com a movimentação da economia da região”, destacou o secretário.

Pensando na segurança e tranquilidade do evento, que tem sido uma marca registrada nas comemorações que a Prefeitura de Conde vem realizando, a Guarda Municipal, Polícia Militar e Bombeiros Civis estarão trabalhando durante os dois dias de festival. Outro ponto a ser destacado é o espaço PCD, ideia pioneira e quem tem trabalhado a inclusão das pessoas com deficiência que muitas vezes não conseguem participar de eventos e festividades por falta de espaço exclusivo ou acessibilidade. O espaço estará disponível na frente do palco e para ter acesso é necessário apresentar a carteirinha de Pessoa Com Deficiência.

Confira a programação do Festival do Inhame e Brega Conde:

Dia 23 de Setembro (Sexta-feira)
Tinho Santos
Varal de Cabaré
Altemar Dutra Junior
Banda Sentimentos

Dia 24 de Setembro (Sábado)
Nalbert Lima
Felipe Rossi
Conde Só Brega
Joyce Tayná
Fernando Mendes

Continue Lendo

Paraíba

CBTU realiza estudos para ampliar o serviço de trens para mais dois municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) estuda projetos para a expansão dos serviços de trens oferecidos para mais duas cidades no Estado. A informação foi confirmada nesta terça-feira (21/05) pelo coordenador de planejamento do órgão, Carlos Ataíde.

Entre os planos, de acordo com o gestor, os municípios de Campina Grande e Cruz do Espirito Santo poderão ser contemplados com a implantação de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs).

Além disso, Carlos revelou que o projeto também estuda a possibilidade de expansão da malha férrea até as imediações da Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho, o Retão de Manaíra, localizado em João Pessoa.

Durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, o coordenador deu mais detalhes do pleito.

“O nosso superintendente, Paulo Barreto, está justamente tratando isso lá em Brasília, que é onde fica a Central da CBTU, a possibilidade de trazer emendas para fazer essas expansões”, disse.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

“É importante o apoio”, Inácio Falcão confirma pré-candidatura em CG e busca base com João Azevêdo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após lançar oficialmente o nome à disputa da Prefeitura de Campina Grande nas eleições deste ano, o deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB) busca agora o apoio do governador João Azevêdo (PSB) a sua pré-candidatura.

O parlamentar é mais um na lista que almeja a chapa majoritária referendada pelo governador. No entanto, João tem demonstrado preferência pela pré-candidatura do secretário de Saúde do Estado, Jhony Bezerra (PSB), como também tem aguardado o posicionamento do deputado federal Romero Rodrigues (PSC) acerca do pleito.

“Nós estamos iniciando uma mudança, essa mudança tá aí é pública e é notória, a população de Campina Grande está enxergando e é necessário mudar. E para que possamos mudar, nós estamos firmando essa unidade, vamos estar todos unidos no campo das oposições. É importante o apoio do governador, nós sabemos que é o protagonista desse projeto, é um projeto que vem a cada dia que passa inovando e tenho certeza que o governador vai enxergar a importância de uma eleição em Campina Grande”, apontou Inácio durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM nesta terça-feira (21/05).

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Criação de observatório para evitar catástrofes climáticas na PB é sugerida na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em meio ao desastre no Rio Grande do Sul, as mudanças climáticas previstas a médio e longo prazo entraram na pauta da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta terça-feira (21). Com o objetivo de criar mecanismos eficientes para o enfrentamento do problema, o deputado Chió (Rede) sugeriu a criação de um observatório para evitar catástrofes climáticas na Paraíba e, ainda, convocou os parlamentares e Poder Público para agir de forma imediata contra as ameaças.

“Não faltaram avisos da comunidade científica sobre o agravamento da crise climática para que o Poder Público tomasse medidas para evitar tragédias como a que estamos vendo no Rio Grande do Sul. Mas, assim como aconteceu lá, os projetos de mitigação geralmente não saem do papel. É dever desta Casa e do Estado agir para preparar o nosso estado para minimizar os danos humanos, físicos e econômicos de desastres causados pelas mudanças climáticas”, afirmou o parlamentar.

O deputado pediu o apoio da Casa de Epitácio Pessoa para que o Projeto de Lei, que visa a criação do Observatório Estadual das Mudanças Climáticas da Paraíba, seja apreciado e aprovado pelos parlamentares. O PL, de autoria de Chió, foi proposto em dezembro de 2023.

De acordo com dados do AdaptaBrasil, do Ministério da Ciência e Tecnologia, a Paraíba apresenta tendência alta e muito alta para risco climático relacionado com a seca a médio e longo prazo, além de cenários pessimistas para mudanças do clima ocasionarem enchentes e deslizamentos de terra. Além disso, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a crise climática pode extinguir 90% dos mamíferos típicos da Caatinga e provocar perdas significativas na flora em 99% do bioma até 2060, representando impactos severos para a população.

“Precisamos agir antes das catástrofes. Ainda ontem, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou que o Poder Público não tem como atuar em todas as pautas para justificar o descaso da sua gestão no cuidado com o meio ambiente e planos de ação. Imaginem se o cuidado tivesse acontecido antes? Se os pesquisadores e previsões fossem ouvidos, quantas vidas não estariam salvas agora? O momento de agir é agora”, finalizou o deputado.

Continue Lendo