Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de Conde realiza em setembro o Festival do Inhame e Brega Conde

Publicado

em

A Prefeitura Muncipal de Conde por meio das Secretarias de Turismo e Comunicação, realizará nos dias 23 e 24 de setembro, na Praça do Mar, em Jacumã, a primeira edição do Festival do Inhame e Brega Conde. Na programação, grandes nomes nacionais e regionais da música brega vão animar o público que também vai conhecer um pouco mais da cultura do inhame, tubérculo que tem grande produção na agricultura do município.

De acordo com a secretária de turismo, Marília Melo, o festival do Inhame e Brega Conde vai reunir num só evento, música e gastronomia da melhor qualidade. “O nosso calendário de eventos está repleto de festividades que vão atender a todos os públicos e com a realização destas festas, vamos movimentar a economia, o turismo e o nosso comércio”, afirmou a secretária.

As atrações confirmadas para o Festival do Inhame e Brega Conde são: Fernando Mendes, Tinho Santos, Varal de Cabaré, Altemar Dutra Junior, Banda Sentimentos, Nalbert Lima, Felipe Rossi, Conde Só Brega e Joyce Tayná, que se apresentarão nas duas noites de shows que vão acontecer na Praça do Mar. Na estrutura do evento, espaço para gastronomia e informações sobre a cultura da produção do inhame no município de Conde.

“O Conde tem mais de 70% de área de rural e a grande maioria dos agricultores plantam e comercializam o inhame, o que nos torna um dos grandes produtores da região. Promover um evento para falar mais de nossa produção agrícola é muito importante para que as pessoas conheçam além do Conde das belas praias, o Conde que tem uma grande produção rural e valoriza a agricultura familiar”, enfatizou o secretário de agropecuária e pesca, Juscelino Correia.

Para o secretário de comunicação, William Tejo, a junção da gastronomia, agricultura e música num só evento, trabalha também a diversidade cultural dentro do município. “O Festival do Inhame e Brega Conde tem um diferencial de outros eventos, pois une vários segmentos numa única festa. Com a criação do calendário de eventos do município, a prefeitura vai ter um planejamento mais organizado para a realização de festividades e possibilitar aos comerciantes, moradores e turistas, opções de lazer, como também uma alternativa para garantir uma renda extra, com a movimentação da economia da região”, destacou o secretário.

Pensando na segurança e tranquilidade do evento, que tem sido uma marca registrada nas comemorações que a Prefeitura de Conde vem realizando, a Guarda Municipal, Polícia Militar e Bombeiros Civis estarão trabalhando durante os dois dias de festival. Outro ponto a ser destacado é o espaço PCD, ideia pioneira e quem tem trabalhado a inclusão das pessoas com deficiência que muitas vezes não conseguem participar de eventos e festividades por falta de espaço exclusivo ou acessibilidade. O espaço estará disponível na frente do palco e para ter acesso é necessário apresentar a carteirinha de Pessoa Com Deficiência.

Confira a programação do Festival do Inhame e Brega Conde:

Dia 23 de Setembro (Sexta-feira)
Tinho Santos
Varal de Cabaré
Altemar Dutra Junior
Banda Sentimentos

Dia 24 de Setembro (Sábado)
Nalbert Lima
Felipe Rossi
Conde Só Brega
Joyce Tayná
Fernando Mendes

Continue Lendo

Paraíba

ALPB aprova PCCR para os profissionais da Educação e ampliação do número de desembargadores no TJPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou o o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos Profissionais de Educação do Estado da Paraíba. Além disso, os parlamentares também aprovaram o Projeto de Lei Complementar (PLC) 20/2024, que amplia de 19 para 26 o número de desembargadores do Tribunal de Justiça da Paraíba.

PCCR da Educação

Os deputados aprovaram ainda o PL 2.190/2024, de autoria do Governo do Estado, que trata da criação de cargos e composição do Quadro dos Profissionais de Educação do Estado da Paraíba e institui o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos Profissionais de Educação do Estado da Paraíba.

O governo do Estado lembra que o PCCR para os profissionais da educação do Estado da Paraíba é fruto dos anseios de toda a categoria, dos intensos debates e das propostas apresentadas pelo grupo de trabalho iniciado em meados de 2023. O texto ressalta ainda que a revisão da legislação compreende a atualização normativa que garanta o enfrentamento aos desafios educacionais atuais, bem como a necessária valorização profissional da categoria responsável por estruturar as bases educacionais do estado da Paraíba.

Para o deputado Wilson Filho, o diálogo entre o sindicato, os profissionais da educação e o Governo do Estado foi primordial para que a atualização do projeto atendesse às necessidades da classe da educação. “Hoje, fazemos história aqui na Assembleia, porque estamos votando um documento mais atualizado. Com certeza, a educação ganha muito”, comemorou.

“Vivemos, hoje, um momento histórico, de exemplo para o Brasil. Depois de 25 anos de luta, esse reconhecimento é efetivado, com diálogo, com democracia, com abertura entre o Governo do Estado e representantes. E aproveito para parabenizar o presidente da Casa, pela sensibilidade de colocar esse debate tão importante em pauta”, complementou o deputado Chico Mendes.

Ampliação de desembargadores do TJPB

O anteprojeto também recebeu a aprovação total do Pleno da Corte e foi entregue ao presidente da ALPB, Adriano Galdino na última quinta-feira (25) para ser apreciado na Casa de Epitácio Pessoa.

A matéria, proposta pela Presidência do TJPB, altera a Lei Complementar Estadual 96/2010 – Lei de Organização e Divisão Judiciárias do Estado da Paraíba (Loje) e trata sobre a reestruturação do 2º Grau de jurisdição do Poder Judiciário estadual da Paraíba. O objetivo é dar maior celeridade no trâmite dos processos no Poder Judiciário e melhores condições de julgamento dos processos, com presteza e celeridade.

Durante a apreciação da matéria nesta terça-feira (30), o presidente Adriano Galdino avaliou a votação como histórica e parabenizou o presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, o procurador-geral do Ministério Público da Paraíba, Antônio Hortêncio Rocha Neto, e o governador do Estado, João Azevêdo, pelo empenho de ambos na elaboração, assim como, aprovação e aceitação do texto.

“É um dia histórico para o fortalecimento do Poder Judiciário, como também, do Ministério Público. Quero parabenizar o presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador João Benedito, por sua vontade de cada vez mais fortalecer o Poder Judiciário, parabenizar o procurador Hortêncio, por sua luta de fortalecer o Ministério Público da Paraíba e também quero parabenizar o governador João [Azevêdo], por compreender a importância da valorização do Poder Judiciário, como também do Ministério Público e por sua maneira de querer contribuir para o fortalecimento dos Poderes”, argumentou Galdino.

Ainda de acordo com o PLC, as novas vagas que serão abertas devem ser ocupadas por magistrados de 3ª Entrância, membros do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB). Além da criação de novas vagas de desembargador, o texto propõe também a criação de cargos de chefe de gabinete (7), assessor de gabinete (14) e assistente jurídico (35) que darão apoio aos novos gabinetes. A matéria foi aprovada em dois turnos.

É possível acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões, visitas técnicas, reuniões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.

Continue Lendo

Paraíba

Representantes dos Militares Estaduais elegem Tarcísio Jardim como parceiro da categoria na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Tarcísio Jardim (PP) participou de uma reunião com integrantes da União dos Militares Estaduais da Paraíba (Umesp) e da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar da Paraíba, nesta terça-feira (30/04), nas dependências da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Na ocasião, o parlamentar foi eleito como parceiro oficial das categorias na Casa Legislativa.

Jardim firmou compromisso com as categorias para intermediar, da melhor forma possível e sempre defendendo os interesses dos Militares, junto a produção da Lei Orgânica que tem como principal objetivo beneficiar ambas as categorias.

Continue Lendo

Paraíba

“Eu tenho vontade e coragem mas, não tenho votos”, diz Adriano sobre disputar o Governo em 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), responde comentários sobre pretensão de disputar o Governo do Estado em 2026 com apoio do governador João Azevêdo (PSB).

Segundo Galdino, nem ele mesmo estaria sabendo dessa possibilidade e que vontade até tem, mas, não tem os votos.

O comentário do parlamentar foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (30/04).

Confira o áudio:

 

 

Continue Lendo