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Pesquisa do Procon-JP para preços de pescados registra diferença de R$ 80 no filé de camarão

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O consumidor que pretende comprar peixes ou frutos do mar nesse final de semana deve ficar atento, já que pesquisa de preços para pescados realizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) em peixarias de feiras livres da Capital encontrou o quilo do filé de camarão grande com uma diferença de R$ 80, oscilando entre R$ 80 (Peixaria Uchoa – Tambaú) e R$ 160 (Casa do Peixe – Penha), variação de 100%.

A maior variação do levantamento do Procon-JP foi registrada na patola sem casca, 150%, com preços entre R$ 40 (Peixaria Bom Jesus – Mangabeira) e R$ 100 (Peixaria Uchoa –Tambaú), diferença de R$ 60.

A pesquisa traz preços de 57 itens como filé de peixe, peixe inteiro com cabeça, peixe em posta, camarão cinza pequeno, médio e grande, além de frutos do mar, coletados em 13 estabelecimentos de seis bairros da Capital no dia 1º de setembro.

Mais diferenças – O Procon-JP encontrou, ainda, outras grandes diferenças para um mesmo produto, como é o caso do quilo do bacalhau, R$ 49,90, com preços entre R$ 50 (Peixaria Bom Jesus – Mangabeira) e R$ 99,90 (Casa do Peixe – Bessa); e no salmão, R$ 35, com preços entre R$ 85 (Peixaria do Alex – Torre) e R$ 120 (Peixarias Tambaú – Tambaú e Casa do Peixe – Bessa).

Mais variações – Mais duas variações significativas foram encontradas pela pesquisa nos peixes: no quilo da agulhinha branca, 138,89%, oscilando entre R$ 18 (Peixaria Zé do Peixe – Penha) e R$ 43 (Deania Pescado – Bessa), diferença de R$ 25; e na pescada branca, 135,29%, com preços entre R$ 17 (Peixaria do Alex – Torre) e R$ 40 (Deania Pescados – Bessa), diferença de R$ 23.

Os locais – A pesquisa foi realizada nas peixarias das seguintes feiras livres: Penha (peixarias Zé do Peixe e do Van); Mangabeira (peixarias Deus é Fiel, Frutos do Mar e Bom Jesus); Bessa (peixarias Casa do Peixe e Deeania Pescado); Tambaú (peixarias Uchoa e Tambaú); Torre (peixarias Bom Jesus, Santa Maria e do Alex); e Varjão (Point das Meninas).

Acesse a pesquisa completa nos sites da prefeitura de João Pessoa – www.joaopessoa.pb.gov.br e do Procon-JP www.proconjp.pb.gov.br

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Hospital da Unimed JP celebra um ano de aplicação do protocolo ERAS

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Redação do Portal da Capital

Setenta e cinco pacientes submetidos à cirurgia cardíaca no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, da rede própria da Unimed João Pessoa, ganharam mais qualidade de vida e puderam retomar a rotina com mais tranquilidade. Ao longo de um ano, de março de 2023 até março deste ano, eles foram beneficiados com o protocolo ERAS (sigla em inglês para “Enhanced Recovery After Surgery), que vem sendo adotado pela instituição, que é referência em alta complexidade e única no Nordeste a adotar esse conceito.

No último sábado (18), foi realizado o Seminário, onde médicos e outros profissionais de saúde do Hospital Alberto Urquiza que participam do protocolo compartilharam experiências e resultados com outros médicos membros do grupo ERAS no Brasil. Entre as principais vantagens do uso do ERAS nas cirurgias cardíacas está a redução no tempo de internação do paciente, tanto na Unidade de Terapia Intensiva, onde ele fica de um a dois dias, quanto na internação hospitalar, onde a alta é concedida entre dois e quatro dias no pós-cirúrgico.

Durante o evento, os médicos participantes, apresentaram os princípios do protocolo ERAS, desde o pré-operatório, intra-operatório e pós-operatório, reforçando sempre a segurança do paciente e qualidade na recuperação dele por meio de um trabalho conjunto, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e fisioterapeutas.

O anestesiologista e presidente da Unimed JP, Gualter Lisboa Ramalho, foi um dos participantes do evento e apresentou seu trabalho sobre gestão da dor e cuidado no pós-operatório no contexto do paciente ERAS. Ele destacou a importância da adoção do protocolo adotado pela Unimed JP no benefício aos pacientes cardíacos. “É mais uma inovação pioneira trazida pela nossa Cooperativa e em prol dos nossos pacientes, promovendo uma recuperação mais eficaz, rápida e com qualidade”, destacou.

O responsável pela implementação do ERAS no Hospital Aberto Urquiza, o cirurgião cardiovascular Maurílio Deininger, falou sobre os princípios do protocolo e fez um balanço do primeiro ano de atendimento dos pacientes beneficiados com o ERAS. “O ERAS nos apresenta inúmeras vantagens. É um procedimento rigoroso e tem se mostrado muito relevante na recuperação e segurança do paciente, desde o pré-operatório até a alta e o pós-operatório”, disse.

PALESTRANTES

O evento contou ainda com a apresentação presencial da médica intensivista e gestora operacional do Hospital Alberto Urquiza, Yuzeth Brilhante, do cardiologista André Franci, que atua no Hospital Sírio Libanês (SP), além de outros profissionais da área que participaram de forma remota, debatendo o assunto.

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Musical sobre Belchior, sucesso pelo País, virá pela 1a vez a João Pessoa

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Redação do Portal da Capital

“Belchior – Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro” ressurge vibrante nos palcos, trazendo consigo a memória, a poesia e a filosofia de um ícone da Música Popular Brasileira, Antônio Carlos Belchior. Sob a direção de Pedro Cadore, apoio do Ministério da Cultura e com o patrocínio exclusivo da Infraero Aeroportos, a peça mergulha no universo do compositor cearense, apresentando não apenas uma biografia, mas uma imersão na mente de um dos artistas mais misteriosos do cenário musical brasileiro.

O espetáculo fará turnê nacional a partir de março, com parada em João Pessoa para única apresentação dia 24 de maio, no Teatro Pedra do Reino. Os ingressos, com valor a partir de R$ 35, já estão à venda no site da Sympla e na loja Vistasse. A tour passará também por Brasília, Natal, Belo Horizonte, Vitória, Fortaleza, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Maceió e Salvador.

A narrativa, construída por Pedro Cadore e Cláudia Pinto, se desdobra a partir de trechos de entrevistas do próprio Belchior, proporcionando ao público um vislumbre da juventude do artista e suas reflexões sobre um mundo em constante desconcerto.

O espetáculo destaca Pablo Paleólogo, que encarna o cantor cearense, e Bruno Suzano, que dá vida ao “Cidadão Comum”, uma presença constante nas canções de Belchior, representando, de certa forma, seu alter ego. Mais do que uma mera retrospectiva, a peça aspira transmitir a filosofia de Belchior, convidando o espectador a explorar a profundidade de suas letras e pensamentos. Cadore destaca a intenção de proporcionar uma experiência nostálgica aos fãs, assim como introduzir a poesia única do compositor àqueles que ainda não a conhecem.

MÚSICA AO VIVO – Acompanhando a atuação dos artistas, uma banda ao vivo, composta por Emília B. Rodrigues, Rico Farias, Silvia Autuori e Thomas Lenny, eleva a atmosfera do espetáculo, recriando sucessos marcantes como ‘Alucinação’, ‘Apenas Um Rapaz Latino Americano’, ‘Coração Selvagem’ e outros clássicos que permeiam a vasta obra de Belchior.

Para Pedro Cadore, o espetáculo não se limita a uma mera celebração musical, “é também um chamado à reflexão sobre a atualidade política brasileira, retomando o
discurso transformador que Belchior acreditava ser intrínseco à arte. Em meio à incerteza do futuro, a voz e a filosofia deste poeta se tornam mais relevantes do que
nunca”.

A produção, sob os cuidados de R+Marketing, Cadore Produções Artísticas e Riatti Produções, obteve aprovação da família do homenageado, que expressou sua emoção ao ver a obra alinhada à proposta artística de Belchior. Camila e Mikael Henman Belchior, filhos do cantor, desejaram vida longa ao musical e expressaram seu contentamento com o trabalho realizado.

Iniciada em 2019 no Teatro João Caetano (RJ), a trajetória do espetáculo já cativou mais de 40 mil espectadores em teatros renomados pelo Brasil. Agora, com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura via Lei Rouanet e o patrocínio exclusivo da Infraero Aeroportos, a turnê vai percorrer diversas cidades brasileiras, levando a mensagem e a arte de Belchior pelo País.

“Belchior – Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro” é mais do que um espetáculo; é uma celebração da vida e da obra de um dos maiores poetas da música brasileira, cujo legado continua a ecoar nos corações e mentes daqueles que têm o privilégio de testemunhar sua ressurreição nos palcos do Brasil.

Infraero – Prestadora de Serviços

Com 50 anos de experiência, a Infraero é uma Companhia culturalmente responsável e, ao longo da sua história, sempre investiu em ações que promovessem projetos sociais, educativos e ambientais. Atualmente, a Infraero administra 27 aeroportos no País e atua como braço executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária. A Companhia tem presença nacional e expertise consolidada para oferecer serviços de ponta a ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.

MINISTÉRIO DA CULTURA & INFRAERO AEROPORTOS APRESENTAM

“Belchior – Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro”
Dia 24 de maio, às 21h
Teatro Pedra do Reino
Classificação livre
Ingressos:
Plateia: R$ 120 e R$ 60 (meia)
Balcão: R$ 35 (preço único promocional)
Pontos de venda: Sympla e Vistassi.
TURNÊ NACIONAL
Brasília – Teatro dos Bancários, 14 a 17 de março
Natal – Teatro Riachuelo, 14 de abril
Belo Horizonte – Cine TheatroBrazil Vallourec, 19, 20 e 21 de abril Vitória – Teatro Universitário – UFES, 26, 27 e 28 de abril
Fortaleza – Teatro José de Alencar, 11 e 12 de maio
João Pessoa – Teatro Pedra do Reino, 24 de maio
Recife – Teatro Guararapes, 25 de maio
São Paulo – Teatro Bravos, de 4 a 21 de julho

FICHA TÉCNICA
Direção: Pedro Cadore
Produção Geral: Rodrigo Medeiros e Pedro Cadore
Dramaturgia: Cláudia Pinto e Pedro Cadore
Elenco: Bruno Suzano e Pablo Paleólogo
Banda: Emília B. Rodrigues (bateria), Rico Farias (violão/guitarra), Silvia Autuori
(baixo/violino) e Thomas Lenny (teclado)
Direção Musical: Pedro Nêgo
Iluminação: Rodrigo Belay
Figurino: José Dias
Técnico de Luz: Peder Salles
Técnico de Som: Nando Lopes
Direção de Marketing e Mídia: Rodrigo Medeiros (R+Marketing)
Gestão de Marketing: Fernando Gouvêa
Assistente de Marketing: Gustavo Trindade
Programação Visual: Leticia Andrade – Nós Comunicação
Produção Audiovisual: JL Studio
Assessoria de Imprensa: Ribamar Filho – MercadoCom
Assistente de Produção: Rafael Barcellos e Giuliana Trindade
Direção de Produção: Well Rianc
Produção Associada: Riatti Produções
Realização: R+Marketing e Cadore Produções Artísticas
Patrocínio: Infraero Aeroportos via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura

Confira imagem:

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Entenda a importância da gestão de documentos fiscais

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Redação do Portal da Capital

Documentos fiscais eletrônicos remetem à burocracia estatal e a erros sistemáticos, seja no processo de emissão de notas fiscais, ou no processo de entrada, na aquisição de produtos ou serviços, sujeito a classificação fiscal inadequada e, consequentemente,  alíquotas fiscais incorretas. Tais erros resultam em passivos fiscais, sujeitos a multas e penalidades. “O processo falho pode desencadear diversas adversidades, tornando o procedimento irregular ou até mesmo ilegal”, declara Haroldo Menezes, CEO da HMIT Tecnologia.

Com o surgimento da gestão inteligente de documentos fiscais, ao utilizar soluções tecnológicas eficazes, como sistemas automatizados de emissão, recepção e tratamento de notas fiscais, são mitigados os riscos associados ao processo. A automação não apenas reduz a probabilidade de erros, mas também agiliza todo o ciclo operacional.

 Pensando na tecnologia da unificação de recebimento de documentos fiscais, a HMIT desenvolve o NFe Master, um sistema de compliance fiscal que oferece módulos tanto para o processo de recebimento de documentos fiscais, quanto para o processo de emissão. O NFe Master vem contribuindo para  a automação e análise de dados fiscais aprimorando a precisão, detecção de erros e conformidade fiscal, otimizando processos e reduzindo riscos de empresas com sistemas fiscais complexos”, finaliza.

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